Recursos Cross

Confira os principais recursos das nossas APIs
circulos azuis em degrade

Documentação do

Você pode usar esta documentação para as seguintes unidades de negócio:

Última atualização em 17/02/2025

Perguntas frequentes sobre validação de dados

A validação de dados tem como objetivo comprovar a identidade dos usuários cadastrados no Mercado Livre e se aplica a todos os perfis de usuários: Buyer, Seller e Integrador. Esta validação deve ser feita com os dados do titular da conta ou do representante legal.



Por que preciso realizar o fluxo de validação de dados?

Para operar no Mercado Livre, como vendedor ou integrador, é necessário que os dados estejam carregados e validados:

  • Como integrador: para acessar as informações dos vendedores que atribuíram autorização à sua aplicação.
  • Como vendedor: para criar anúncios e gerenciar vendas.


Quando é pedida a validação de dados?

A validação de dados pode ser solicitada em dois momentos:

  • No momento da criação de uma conta (perfil vendedor ou perfil integrador).
  • Quando é necessário revalidar dados, por exemplo: alterações no comportamento da conta, como transações de pagamento, mudanças de titularidade ou realização de novas ações que exigem validação.


Como saber de quem é a conta com dados pendentes?

Antes de realizar o processo de validação de identidade, verifique quem é a pessoa indicada na documentação associada à conta no momento de sua criação:

  • Acesse Minha conta > Configurações > Meus dados.


Como identificar pendências na conta?

As pendências podem ser identificadas acessando a conta no portal do Mercado Livre. Ao clicar em Meu Perfil > Minhas informações > Dados pessoais, o usuário verá que faltam informações e será direcionado para regularizá-las.

O Mercado Livre também enviará Novidades ao usuário para que ele possa se regularizar.



O fluxo de validação se aplica a empresas?

Sim. Para contas de Pessoa Jurídica (PJ), cada conta possui duas identidades associadas:

  • A identidade da empresa, identificada pelo ID tributário.
  • A identidade do representante autorizado, com documentação pessoal.


Por que pedimos validação de identidade para empresas?

É necessário validar a composição e estrutura corporativa da pessoa jurídica, bem como a identidade da pessoa que opera em nome da empresa.



Tenho representante legal no país, mas os acionistas são estrangeiros. É necessário enviar a documentação dos acionistas?

No Brasil, essas informações são baseadas no documento que declara a composição da sociedade estatutária.



Após carregar meus dados, quanto tempo devo aguardar para saber se foi resolvido?

O processo de validação pode levar até 72 horas após o envio dos dados.



Como sei que meus dados estão completos e validados?

Você pode verificar e atualizar seus dados acessando:

  • Meu Perfil > Dados pessoais
  • Meu Perfil > Dados da conta

Ambas as seções devem exibir a marca de "validado". Caso uma delas mostre dados pendentes, você precisará acessá-la e completá-los.



O que acontecerá com as contas que permaneçam sem regularizar os dados?

As contas que não regularizarem seus dados terão suas publicações inativadas até que a regularização seja concluída e também não poderão dar novas autorizações para conectar sua conta a aplicativos.

  • Os Sellers que não regularizarem suas contas terão suas publicações inativadas.
  • Os Integradores não poderão receber novas autorizações.