Reputação de vendedores

Importante:
Para MLA, MLB, MLM, MLC e MCO, mudamos o tempo com o qual medimos a reputação dos vendedores. Saber mais.

A reputação de um vendedor no Mercado Livre é a imagem que ele tem dentro da plataforma para gerar confiança em seus compradores no momento da compra. Uma boa reputação é sinônimo de mais vendas, por isso é importante ter visibilidade dos pontos que podem afetá-la.

Conteúdos

→Campos do recurso
→Métricas de qualidade
→Reclamações (Claims)
    ↳Mínimos para cada nível do termômetro para esta variável
→Tempo de entrega com atraso (Handling Time)
→Cancelamentos (Cancellations)
→Devolução de dinheiro em conta por vendas canceladas


Chamada:

curl -X GET https://api.mercadolibre.com/users/$USER_ID?access_token=$ACCESS_TOKEN

Exemplo:

curl -X GET https://api.mercadolibre.com/users/128885?access_token=$ACCESS_TOKEN

Resposta:

"seller_reputation": {
        "level_id": "5_green",
        "power_seller_status": "platinum",
        "real_level": "red",
        "protection_end_date": "2019-12-27T00:00:00.000-04:00",
        "transactions": {
            "canceled": 981,
            "completed": 6211,
            "period": "historic",
            "ratings": {
                "negative": 0.04,
                "neutral": 0.08,
                "positive": 0.88
            },
            "total": 7192
        },
        "metrics": {
            "sales": {
                "period": "60 days",
                "completed": 244
            },
            "claims": {
                "period": "60 days",
                "rate": 0,
                "value": 0,
                "excluded": { 
                    "real_value": 24, 
                    "real_rate": 0.0912 
                }
            },
            "delayed_handling_time": {
                "period": "60 days",
                "rate": 0,
                "value": 0,
                "excluded": { 
                    "real_value": 47, 
                    "real_rate": 0.723 
                }
            },
            "cancellations": {
                "period": "60 days",
                "rate": 0,
                "value": 0,
                "excluded": { 
                    "real_value": 6, 
                    "real_rate": 0.0228 
                }
            }
        }
    },
Nota:
Lembre-se de que, se você é um vendedor protegido, verá os dados reais dentro do campo excluded.

Campos do recurso

  • level_id: Nível de reputação do usuário, descrita em numeração e cor do termômetro.
  • power_seller_status: Este campo indica se o vendedor é MercadoLíder. Nele será apresentado o nome da medalha que o vendedor possui, pode ser Silver, Gold ou Platinum.
  • real_level: Nível real de reputação do vendedor, durante o período de proteção (aparece apenas quando o vendedor está protegido)
  • protection_end_date: Data final da proteção (somente quando o vendedor estiver protegido).
  • transactions: Quantidade de vendas realizadas pelo usuário em um determinado período.
    •   canceled: Quantidade de vendas canceladas.
    •   completed: Quantidade de vendas realizadas.
    •   period: Período.
    •   ratings: Percentual de vendas qualificadas em negativas, neutras ou positivas.
    •   total: Total de vendas.


Métricas de qualidade

    • sales: Número de vendas que o vendedor tem.
      • period: O período considerado para a apuração do índice dependerá do número de vendas realizadas que o vendedor tenha realizado nos últimos 60 dias.
      • completed: Quantidade de vendas realizadas. Toda reclamação/disputa é contabilizada. Há casos em que uma ordem pode ter mais de uma reclamação/disputa. Não serão contabilizadas as reclamações/disputas que estiverem marcadas com a tag "avoid_reputation".

O período a avaliar depende do país e da quantidade de vendas, conforme abaixo:

 

México (MLM)

Transações nos últimos 60 dias Período a avaliar para a reputação
Para MLM > ou = a 40 vendas São considerados os últimos 60 dias.
Para MLM < a 40 vendas É considerado todo o histórico de vendas dos últimos 365 dias.


Brasil (MLB)

Transações nos últimos 60 dias Período a avaliar para a reputação
Para MLB > ou = a 60 vendas São considerados os últimos 60 dias.
Para MLB < a 60 vendas É considerado todo o histórico de vendas dos últimos 365 dias.


Argentina (MLA)

Transações nos últimos 60 dias Período a avaliar para a reputação
Para MLA > ou = a 50 vendas São considerados os últimos 60 dias.
Para MLA < a 50 vendas É considerado todo o histórico de vendas dos últimos 365 dias.


Colombia (MCO)

Transações nos últimos 60 dias Período a evaluar para la reputación
Para MCO > ou = a 60 vendas São considerados os últimos 60 dias.
Para MCO < a 60 vendas É considerado todo o histórico de vendas dos últimos 365 dias.


Chile (MLC)

Transações nos últimos 60 dias Período a avaliar para a reputação
Para MLC > ou = a 40 vendas São considerados os últimos 60 dias.
Para MLC < a 40 vendas É considerado todo o histórico de vendas dos últimos 365 dias.


Uruguai (MLU)

Transações nos últimos 120 dias Período a avaliar para a reputação
Para MLU > ou = a 25 vendas São considerados os últimos 120 dias.
Para MLU < a 25 ventas É considerado todo o histórico de vendas dos últimos 365 dias.


Para os países que utilizam o modelo antigo de reputação, você pode obter as informações através dos links:
-Perú: Link de ajuda
-Uruguai: Link de ajuda
-Venezuela: Link de ajuda
-Ecuador: Link de ajuda
Para os países restantes, acesse Ajuda > Vendendo > Qualificações, reputação e opiniões > O que é e como funciona a reputação como vendedor.

Notas:
- As vendas concretizadas são calculadas sobre o total de vendas menos as vendas canceladas pelo vendedor ou pelo comprador.
- "Venda não concretizada" refere a ordens com fulfilled = false.
- Os valores escolhidos foram os valores de entrada no programa de Mercado Líderes de competência em cada país.
- Vendas totais refere ao número de operações do vendedor no período considerado, sem diferenciar modalidade de pagamento nem envio. Não consideramos vendas de usuários inabilitados, vendas de usuários fraudulentos, vendas com todos seus pagamentos recusados nem vendas inválidas.

Exceções:

Certas reclamações são automaticamente ignoradas quando atendem a regras específicas. Para casos excepcionais, será aplicado um processo para excetuar ordens via contato com CX.

 

Reclamações (claims)

Para realizar o cálculo, serão consideradas as vendas com reclamações iniciadas pelo comprador sem diferenciar a modalidade de envio nem o pagamento. Não consideramos vendas de usuários inabilitados, vendas de usuários fraudulentos, vendas com todos seus pagamentos recusados nem vendas inválidas.

Fórmula:

claims_rate = vendas com reclamações / vendas totais

Notas:
- É preciso um mínimo de 3 vendas com reclamações para a reputação começar a ser impactada.
- Os vendedores do MLU

Conhecido o período que será considerado para calcular o número de vendas realizadas pelo vendedor, será determinada a cor do termômetro, dependendo da porcentagem que o vendedor tiver. Exemplo do termômetro da mesma forma que o verá o vendedor na conta:

 

 

Mínimos para cada nível do termômetro para esta variável

 

MLM

  • light_green & up ==> claims_rate <= 2%
  • yellow ==> 2% < claims_rate <= 4%
  • orange ==> 4% < claims_rate <= 7%
  • red ==> 7% < claims_rate

MLB

  • light_green & up ==> claims_rate <= 3%
  • yellow ==> 3% < claims_rate <= 7%
  • orange ==> 7% < claims_rate <= 12%
  • red ==> 12% < claims_rate

MLA

  • light_green & up ==> claims_rate <= 2%
  • yellow ==> 2% < claims_rate <= 4%
  • orange ==> 4% < claims_rate <= 7%
  • red ==> 7% < claims_rate

MCO

  • light_green & up ==> claims_rate <= 5%
  • yellow ==> 5% < claims_rate <= 7%
  • orange ==> 7% < claims_rate <= 10%
  • red ==> 10% < claims_rate

MLC

  • light_green & up ==> claims_rate <= 5%
  • yellow ==> 5% < claims_rate <= 7%
  • orange ==> 7% < claims_rate <= 10%
  • red ==> 10% < claims_rate
Nota:
Os limites do gráfico acima são apenas ilustrativos. Estes podem não ser os limiares em vigor, pois eles são continuamente ajustados.


Tempo de entrega com atraso (Handling Time)

O Handling Time é a diferença entre o momento em que está pronto para envio (ready_to_ship) e quando os correios informam que realmente enviaram (shipped). Exceto os tipos de envios Cross Docking, para os quais o Handling Time é a diferença entre o momento em que o pacote está no Hub (in_hub) e quando os correios informam realmente que enviaram (shipped). O delayed handling time é a porcentagem de vendas com envios atrasados.

  • Consideramos atrasado somente se o Handling Time da ordem for superior a 24h em todos os países ou superior à média da categoria.
  • Só consideraremos os vendedores que utilizarem Mercado Envios e tiverem 10 ou mais vendas enviadas. Os outros não serão atingidos por esta métrica e assumimos que suas vendas entregues fora do prazo é de 0%.
  • O tempo que tomamos para mensurar isto são os últimos 60 dias se o seller tiver mais de 50 vendas em MLA, 60 vendas em MLB, 40 vendas em MLC, 60 vendas em MCO e 40 vendas em MLM realizadas nesse período, e 365 dias se não chegam a esse número de vendas em seus países.

Fórmula:
delayed handling time rate = vendas com envio atrasado / vendas enviadas com me2
Período considerado: 60 ou 365 dias, dependendo do número de transações nos últimos 60 dias. Para MLU consideramos 120 ou 365 dias.
Caso o carrinho tenha vários pedidos com o mesmo envio, se o envio for atrasado, impactará tantas vezes no vendedor quanto pedidos o pacote contiver.
No caso em que o carrinho tenha vários pedidos com o mesmo envio, se atrasar para despachar, o vendedor será afetado pela quantidade de pedidos neste carrinho.

    • Os níveis do termômetro para essa variável nos sites MLM, MLB, MLA, MCO, MLC e MLU são:

 

Cancelamentos

Esta métrica nos mostra o número de cancelamentos que o vendedor faz não existindo reclamação. Esse é um recurso conhecido pelos Mercado Líderes, que agora passará a ser aplicado para todos os vendedores.
A fórmula utilizada para seu cálculo é:
Cancellations rate = cancelamentos feitos pelo vendedor / vendas totais.
É aplicável para todos os sites onde estiver em vigor o novo sistema de reputação: MLA, MLB, MLM, MCO, MLC.

Para identificar o impacto na reputação, você deve seguir a seguinte % de cancelamentos:


Devolução de dinheiro em conta por vendas canceladas

Importante:
Só disponível para vendedores do México e, em breve, da Argentina e do Brasil.

A partir de agora, os cancelamentos de vendas realizados pelos vendedores cujo pagamento tenha sido no cartão de crédito ou débito por compradores com boa reputação serão retornados automaticamente mediante dinheiro na conta do Mercado Pago. Conheça mais detalhes sobre o fluxo de devolução de dinheiro em conta por vendas canceladas.

Nota:
Estes casos impactarão na reputação do vendedor.
ou registre-se para receber as últimas notícias sobre nossa API