Saiba como adaptar seu desenvolvimento para catálogo

Agora os vendedores podem criar via API, publicações em catálogo a partir de suas publicações atuais ou de forma direta, sem utilizar uma publicação já existente e assim competir para ganhar a exposição na página do produto, onde estarão posicionadas nos primeiros lugares dos resultados nas buscas.
Antes de começar, não esqueça de ler a documentação sobre Domínios e Produtos, que ajudará você a ter as informações certas para seus produtos.
Prepare seu desenvolvimento com a ajuda deste manual!

 

Como o catálogo funciona?

Tradicionalmente no Mercado Livre, os anúncios são criados exclusivamente pelos vendedores e são eles quem fornecem as informações sobre o que estão vendendo (títulos, fotos e descrições), bem como as condições de venda (preço, envio, meios de pagamento etc.).
A partir de agora, além da forma tradicional de anunciar, é possível criar anúncios de catálogo, onde o conteúdo do anúncio (títulos, fotos, descrições e ficha técnica) são fornecidos pelo Mercado Livre. Os produtos são vendidos através de uma página unificada, na qual as vendas são orientadas para o vendedor que oferecer as melhores condições de venda e melhor experiência para os compradores.

 

Onde os compradores encontram os anúncios de catálogo?

Na hora da busca, os compradores verão os produtos de catálogo nos primeiros resultados. Ao acessar um produto, o vendedor que oferecer as melhores condições de venda e de preço terá a possibilidade de vender esse produto. Na página de produto, também haverá um link para ver a lista completa dos vendedores que oferecem o mesmo produto. Serão destacados os vendedores que oferecem o produto em outras condições de venda relevantes para o comprador como, por exemplo, com “frete grátis" ou "envio no mesmo dia".
Diferentemente dos anúncios tradicionais que têm sua própria fileira nos resultados de busca, os anúncios de catálogo não têm uma fileira exclusiva nos resultados, mas obtêm suas visitas e vendas através das fileiras destinadas a produtos de catálogo, os quais aparecem no início da lista.
Saiba mais sobre o catálogo.

Em resumo:

  • Até hoje, eram os vendedores que criavam e atualizavam os anúncios, gerando seu conteúdo e determinando suas condições de venda.
  • A partir de agora, além da forma tradicional de anunciar, é possível anunciar no catálogo através de um produto descrito pelo Mercado Livre.
  • Os vendedores obtêm as vendas dos produtos competindo com outros vendedores que procuram oferecer as melhores condições e experiência de compra.
  • Os produtos ocuparão as primeiras posições nas buscas e recomendações do site.
  • Dependendo do país e do domínio onde forem anunciados, o catálogo oferece benefícios de até 23% nas tarifas de venda.

 

Conteúdos

→Como anunciar em catálogo
    ↳Anunciar diretamente no catálogo versus a partir de um anúncio existente
      ↳Quais são as diferenças?
      ↳O que acontece se eu modificar, pausar ou remover meu anúncio de catálogo associado a um anúncio tradicional?
      ↳É necessário saber mais alguma coisa sobre o gerenciamento dos anúncios de catálogo?
      ↳É possível anunciar qualquer item em catálogo?
      ↳O que acontece se, por engano, eu associar um item a um produto errado?
    ↳Etapas para anunciar no catálogo a partir de um anúncio existente
   ↳Etapas para anunciar no catálogo de forma direta, sem um anúncio associado
→Conferir se um anúncio possa ser escolhido para o catálogo
   ↳Elegibilidade de um anúncio existente sem catalog_product_id associado
   ↳Elegibilidade de um anúncio existente com catalog_product_id associado
      ↳Considerações
      ↳Descrição dos campos
    ↳Filtro de itens por vendedor
→Determinar o produto exato a ser vendido
      ↳Produtos pai e filho
      ↳Escolhendo o produto específico para meu anúncio
→Anunciar no catálogo a partir de um anúncio existente
→Anúncio diretamente no catálogo: buscador de produtos
→Concorrendo para ganhar as vendas
       ↳Como conhecer o preço para ganhar [BETA]
       ↳Como conhecer a relação de publicações para um produto [BETA]
→Mais sobre anúncios de catálogo
      ↳Como reconhecer o anúncio de catálogo e o original
     ↳Como saber a relação entre anúncios associados
     ↳Como gerenciar as perguntas nos anúncios de catálogo
     ↳Como gerenciar as orders, visitas, etc.
     ↳Como gerenciar as vendas dos anúncios de catálogo
     ↳Ciclo de vida de anúncios associados
     ↳O que pode ser modificado no anúncio de catálogo

 

Anunciar diretamente no catálogo versus a partir de um anúncio existente

Há duas formas de criar anúncios de catálogo:

  • Criando um anúncio de catálogo a partir de um anúncio tradicional.

  • Anunciando diretamente no catálogo.

 

Quais são as diferenças?

Os anúncios de catálogo criados a partir de um anúncio tradicional compartilham estoque entre si. Ou seja, se através do item MLB1234 criarmos o anúncio de catálogo cujo item é MLB1235, a venda em qualquer um desses dois itens atualizará automaticamente o estoque do outro, pois eles são sincronizados.
Os anúncios associados permitem que o vendedor comece a vender em catálogo enquanto continua vendendo através de seus anúncios tradicionais.
Os anúncios que são criados diretamente no catálogo sem estarem associados a um anúncio tradicional, são completamente independentes e não compartilham estoque com nenhum outro anúncio atual.

 

O que acontece se eu modificar, pausar ou remover meu anúncio de catálogo associado a um anúncio tradicional?

Com exceção do estoque, os anúncios de catálogo são itens independentes dos anúncios tradicionais, é possível alterar suas condições de venda e gerenciar seu ciclo de vida de forma independente. Se o anúncio de catálogo for removido, a relação com o anúncio tradicional se perde e para voltar a anunciar em catálogo, é necessário repetir o processo de anunciar em catálogo. Tenha em conta que para desvincular a relação, o estatus do item de catálogo deverá ser "delete".

 

É necessário saber mais alguma coisa sobre o gerenciamento dos anúncios de catálogo?

Considerando que o conteúdo dos anúncios de catálogo é gerenciado pelo Mercado Livre, os campos editáveis, como título, imagens, descrição e atributos da ficha técnica do recurso/item não podem ser editados nos anúncios de catálogo.


Os campos referentes às condições de venda como, por exemplo, o preço continuam sendo gerenciados pelos vendedores. Nas seções a seguir, explicaremos mais sobre os recursos disponíveis para você realizar um gerenciamento eficiente das condições de venda.

 

Não, atualmente os requisitos são:

  • Somente produtos novos (não são permitidos produtos recondicionados ou usados),
  • Vendedores com reputação verde,
  • No domínio CELLPHONES, só é permitido anunciar telefones celulares desbloqueados (que funcionam com qualquer operadora).

Importante:

  • Para poder usar um catalog_product_id, é imprescindível que o vendedor preencha a ficha técnica do item.
  • Se o vendedor incluir um identificador de produto universal no anúncio, isso aumenta as chances de podermos associar seu item a um catalog_product_id.
  • Quando tiver itens sem catalog_product_id associado, você pode realizar a busca dele através do “buscador de produtos”, ele te permitirá identificar o catalog_product_id correto para adicioná-lo no POST no momento de realizar o OPTIN.

Essas condições podem mudar com o tempo e, por conta disso, na seção a seguir você encontrará as ferramentas necessárias para saber se um anúncio pode ser escolhido para catálogo.


O que acontece se por engano eu associar um item a um produto errado?

Nos anúncios de catálogo, é extremamente importante que não exista nenhuma discrepância entre o produto de catálogo e a oferta.
Como o conteúdo dos produtos é fornecido pelo Mercado Livre, qualquer discrepância entre o produto descrito e a oferta anunciada pelo vendedor pode resultar em um comprador recebendo algo diferente do esperado.
Caso tenha detectado algum erro, é essencial que finalize a publicação de catálogo, realizando o mesmo fluxo de como finalizar uma publicação tradicional. Em primeira instância, você deve realizar um PUT com status="closed" e logo após, outro PUT com delete="true" no item de catálogo para finalizar a publicação.
Tanto o vendedor quanto o integrador podem ser responsáveis por erros no anúncio de catálogo e estão sujeitos a punições que vão desde a queda na reputação até a suspensão da conta.

 

Etapas para anunciar em catálogo a partir de um anúncio existente

  1. Verificamos que a publicação seja elegível para o catálogo com o recurso /items/{item_id}/catalog_listing_eligibility.
  2. Dependendo se o ítem conta com um catalog_product_id associado com el recurso /items/{item_id}/catalog_listing_eligibility verificaremos se é elegível ou não.
  3. Se o item não conta com um catalog_product_id associado, devemos buscar no recurso /products/search o catalog_product_id que coincida exatamente con o producto que correto.
  4. Comprovamos que a publicação sem catalog_product_id associado seja elegível para o catálogo con o recurso /items/{item_id}/catalog_listing_eligibility?catalog_product_id={catalog_product_id}&variation_id={variation_id}.
  5. Realizamos um POST com o recurso /items/catalog_listings para criar a publicação de catálogo relacionada com uma publicação existente.

Etapas para anunciar em catálogo de forma direta, sem um anúncio associado

  1. Usar o recurso /products/search para identificar o catalog_product_id que corresponda exatamente ao produto a ser vendido.
  2. Criar o JSON pelo recurso /items, incluindo catalog_listing=true e o catalog_product_id validado com o recurso catalog_listing_eligibility.
  3. Usar o recurso /items para criar o anúncio de catálogo de forma direta.


Nas seções a seguir, mostraremos detalhadamente como seguir essas etapas.

 

Importante:
Este recurso estará disponível na Argentina, México e Brasil a partir do dia 14 de agosto.

Como mencionado na seção anterior, neste momento só podem participar de catálogo certos anúncios que atendem alguns requisitos, entre eles: serem novos, de vendedores com boa reputação e do domínio CELLPHONES, os aparelhos devem ser desbloqueados.
Para conferir a possibilidade de um anúncio ser elegível para catálogo em qualquer domínio, você deve usar a API catalog_listing_eligibility. Lembre-se de que a resposta será diferente dependendo do anúncio ter ou não variações.
Além do mais, você pode verificar se uma publicação sem catalog_product_id associado é elegível para publicar em catálogo usando o mesmo recurso catalog_listing_eligibility mais os parâmetros de catalog_product_id e variation_id, dependendo das características do item. Tenha em conta que para identificar o catalog_product_id correto, você deverá seguir os passos correspondentes detalhados na seção buscador de produtos.

 

Elegibilidade de um anúncio existente sem catalog_product_id associado

Exemplo sem variação:

curl -X GET https://api.mercadolibre.com/items/MLA123456788/catalog_listing_eligibility?catalog_product_id=MLA6352027&access_token={ACCESS_TOKEN}

Resposta:

{
   "id": "MLA123456788",
   "site_id": "MLA",
   "domain_id": "MLA-MICROWAVES",
   "status": "READY_FOR_OPTIN",
   "buy_box_eligible": true,
   "variations": []
}

Exemplo com variação:

curl -X GET https://api.mercadolibre.com/items/MLA123456789/catalog_listing_eligibility?catalog_product_id=MLA9452524&variation_id=43278798243&access_token=$ACCESS_TOKEN

Resposta:

{
  "id": "MLA123456789",
  "site_id": "MLA",
  "domain_id": "MLA-CELLPHONES",
  "status": null,
  "buy_box_eligible": null,
  "variations": [
    {
      "id": 43278798243,
      "status": "READY_FOR_OPTIN",
      "buy_box_eligible": true
    }
  ]
}

Caso o item não conte com um catalog_product_id e no recurso de eligibilidade também não seja enviado o parâmetro com um valor de catalog_product_id correto, a resposta informará que o catalog_product_id é “null”.


Exemplo sem parámetro:

curl -X GET https://api.mercadolibre.com/items/MLA123456789/catalog_listing_eligibility?access_token={ACCESS_TOKEN}

Resposta:

{
   "id": "MLA123456789",
   "site_id": "MLA",
   "domain_id": "MLA-MICROWAVES",
   "status": "CATALOG_PRODUCT_ID_NULL",
   "buy_box_eligible": false,
   "variations": []
}


Elegibilidade de um anuncio existente com catalog_product_id associado

Os seguintes exemplos mostram como validar a elegibilidade de uma publicação existente para vincular uma nova publicação de catálogo com estoque sincronizado que conte com um catalog_product_id associado.


Chamada:

curl -X GET https://api.mercadolibre.com/items/{item_id}/catalog_listing_eligibility?access_token={ACCESS_TOKEN}

Exemplo com variações:

curl -X GET https://api.mercadolibre.com/items/MLA1234/catalog_listing_eligibility?access_token={ACCESS_TOKEN}

Resposta:

{
    "id": "MLA1234",
    "site_id": "MLA",
    "domain_id": "MLA-CELLPHONES",
    "status": null,
    "buy_box_eligible": null,
    "variations": [
        {
            "id": 1312323,
            "status": "READY_FOR_OPTIN",
            "buy_box_eligible": true
        },
        {
            "id": 1312444,
            "status": "READY_FOR_OPTIN",
            "buy_box_eligible": true
        }
    ]
}

Exemplo sem variações

curl -X GET https://api.mercadolibre.com/items/MLB1234/catalog_listing_eligibility?access_token={ACCESS_TOKEN}

Resposta:

{
    "id": "MLB1234",
    "site_id": "MLB",
    "domain_id": "MLB-MICROWAVES",
    "status": "READY_FOR_OPTIN",
    "buy_box_eligible": true,
    "variations": []
}


Considerações

  • Se o item não possuir variações, a elegibilidade será expressada no campo buy_box_eligible de primeiro nível no JSON de resposta e a seção variations estará vazia.
  • Se o item possuir variações, a elegibilidade de cada uma delas será expressada na seção variations, que conterá um array por variação com um campo buy_box_eligible para cada uma delas.

Descrição dos campos:

  • id: ID do anúncio que estamos consultando.
  • site_id: ID do país ao qual o item corresponde.
  • domain_id: ID do domínio ao qual o item corresponde.
  • buy_box_eligible: indica se o item/variação é elegível ou não para participar de catálogo.
  • variations: são todas as variações de um item. Cada uma terá um status associado e um valor para o campo buy_box_eligible.
  • status: define a situação do item tradicional com relação ao catálogo. Os diferentes status podem ser:

Elegível:

  • READY_FOR_OPTIN: o item pode ser anunciado no catálogo.

Não elegíveis:

  • ALREADY_OPTED_IN: o item tradicional consultado já possui um item de catálogo associado.
  • CLOSED: o item encontra-se em um status que não pode mais ser vendido.
  • PRODUCT_INACTIVE: o item está associado a um produto que ainda não foi habilitado para o catálogo ou o item ainda não possui um catalog_product_id associado.
  • NOT_ELIGIBLE: existe uma regra de negócio que impede que o item seja elegível para o catálogo.
  • Por exemplo, celular usado, celular bloqueado ou vendedor com reputação insuficiente. Lembre-se de que, se você consultar um item de catálogo que estiver competindo, o status será COMPETING.


    Filtro de itens por vendedor

    Adicionamos ao recurso de busca de publicações de um vendedor, um filtro que permitirá conhecer as publicações que são de catálogo e aquelas que são as tradicionais. Para isso você deverá passar na busca o parâmetro "catalog_listing" com o valor true ou false, dependendo do que você deseja consultar.
    Em primeiro lugar identificamos todos os itens de catálogo de um seller, tenha em conta que você deverá passar o parâmetro de status correspondente caso queira adicionar um filtro como por exemplo status=“active”.


    Chamada:

    curl -X GET https://api.mercadolibre.com/users/{user_id}/items/search?catalog_listing=true&access_token={ACCESS_TOKEN}

    Exemplo:

    curl -X GET https://api.mercadolibre.com/users/123456789/items/search?catalog_listing=true&access_token={ACCESS_TOKEN}

    Resposta resumida de itens que são de catálogo:

    {
      "seller_id": "123456789",
      "query": null,
      "paging": {
        "limit": 50,
        "offset": 0,
        "total": 8
      },
      "results": [
        "MLA123456789",
        "MLA234567890",
        "MLA345678912",
        "MLA456789123",
        "MLA567891234",
        "MLA678912345",
        "MLA789123456",
        "MLA891234567"
      ],
      "filters": [
      ],
      "available_filters": [],
      "orders": [],
      "available_orders": []
    }

    Por outro lado você poderá realizar o mesmo filtro para identificar todos os itens de um seller que não são de catálogo.


    Chamada:

    curl -X GET https://api.mercadolibre.com/users/{user_id}/items/search?catalog_listing=false&access_token={ACCESS_TOKEN}

    Exemplo:

    curl -X GET https://api.mercadolibre.com/users/123456789/items/search?catalog_listing=false&access_token={ACCESS_TOKEN}

    Resposta resumida de itens que não são de catálogo:

    {
      "seller_id": "123456789",
      "query": null,
      "paging": {
        "limit": 50,
        "offset": 0,
        "total": 2902
      },
      "results": [
        "MLA987654321",
        "MLA123789456",
        "MLA456789123",
        "MLA132465798",
        "MLA978645312",
        "MLA312645978",
        "MLA654987321",
        "MLA123789654",
          ],
      "filters": [
      ],
      "available_filters": [],
      "orders": [],
      "available_orders": []
    }

    Determinar o produto exato a ser vendido

    Para que um item possa ser anunciado no catálogo e ser comprado, ele deve estar associado a um produto específico o bastante, para que o comprador possa saber exatamente o que está comprando, e para o qual o Mercado Livre tenha criado o conteúdo (produtos com status ”active” no recurso /products/{catalog_product_id})

    Importante:
    O conteúdo do anúncio de catálogo é fornecido pelo Mercado Livre. Portanto, o vendedor é responsável por conferir que o produto a ser associado coincida com as características específicas mostradas na plataforma.
    Se houver alguma diferença entre o que o usuário comprar e o produto associado, é possível que existam reclamações e/ou cancelamentos que vão impactar negativamente na sua reputação e, por conseguinte, será inabilitado para anunciar em catálogo, levando, eventualmente, ao cancelamento da conta.

    Produtos pai e filho

    Em muitos domínios (não em todos), existem dois níveis de produtos:

    • Produtos pai ("parents"), que reúnem produtos específicos e que não podem ser comprados. Por exemplo: Motorola Moto G6 ⇐ Não tem a capacidade nem a cor especificadas!
    • Produtos filho ("children") suficientemente especificados para sua compra. Por exemplo: Motorola Moto G6 32GB Índigo escuro.

    curl -X GET https://api.mercadolibre.com/products/MLB9652753

    Resposta:

    {
      "id": "MLB9652753",
      "status": "inactive",
      "domain_id": "MLB-CELLPHONES",
      "permalink": "https://www.mercadolivre.com.br/p/MLB9652753",
      "name": "Motorola Moto G6",
      "buy_box_winner": null,
      "pickers": null,
      "pictures": null,
      "main_features": null,
      "attributes": [],
      "short_description": {},
      "parent_id": "",
      "children_ids": [
        "MLB9652754",
        "MLB9652755",
        "MLB9652756",
        "MLB9652757",
        "MLB9707910",
        "MLB9707911",
        "MLB9707912",
        "MLB9707913"
      ]
    }


    Exemplo de produto children (específico e pode ser usado para anunciar e comprar, se estiver ativo):

    curl -X GET https://api.mercadolibre.com/products/MLB9652754

    Resposta:

    {
      "id": "MLA9652754",
      "status": "active",
      "domain_id": "MLA-CELLPHONES",
      "permalink": "https://www.mercadolibre.com.ar/p/MLA9652754",
      "name": "Motorola G6 32 GB Índigo oscuro",
      "buy_box_winner": {},
      "pickers": [],
      "pictures": [],
      "main_features": [],
      "attributes": [],
      "short_description": {},
      "parent_id": "MLA9652753",
      "children_ids": [
      ]
    }
    

    O que nos interessa em relação ao anúncio é:

    • children_ids
      • Se o campo estiver vazio, trata-se de um produto filho e é específico o bastante para ser anunciado.
      • Se contém IDs de outros produtos, isso quer dizer que o catalog_product_id atual corresponde a um produto pai (não completamente especificado). Para anunciar no catálogo, devemos buscar o produto específico entre seus children_ids.
    • status
      • Para poder criar um anúncio de catálogo, é necessário que o produto tenha status ”active”.
      • Os produtos "parent" nunca terão status ”active”, pois não podem ser comprados.

    Escolhendo o produto específico para o meu anúncio

    Seu anúncio e/ou suas variações elegíveis para catálogo terão um catalog_product_id onde você deverá conferir se é adequado para ser anunciado usando o recurso /products/{catalog_product_id}

    Exemplo de “catalog_product_id” em um item:

    curl -X GET  https://api.mercadolibre.com/items/MLB123456789?access_token={ACCESS_TOKEN}
    

    Resposta resumida:

    {
        "id": "MLB123456789",
        "site_id": "MLB",
        "title": "ITEM DE TESTE",
        "subtitle": null,
        "seller_id": 337011113,
        "category_id": "MLB22195",
        "price": 14330,
        "available_quantity": 50,
        "catalog_product_id": "MLB14793781",
        "domain_id": "MLB-AUTOMOTIVE_TIRES"
    }

    Na hora de criar um anúncio de catálogo a partir de um anúncio existente elegível, você deve conferir com nosso recurso de Produtos:

    • Se o catalog_product_id corresponder a um produto com status “active”, você pode anunciar no catálogo usando esse catalog_product_id
    • Se o catalog_product_id corresponder a um produto que está com status “inactive”.
      • Se o array children_ids estiver vazio, isso quer dizer que o anúncio ou variação já foi associada ao produto mais específico que temos e este ainda não está pronto para ser anunciado no catálogo, portanto, você não pode criar o anúncio de catálogo até que o produto tenha sido editado pelo Mercado Livre.
      • Se o array children_ids não estiver vazio, você deve procurar entre os produtos filho aquele que corresponder exatamente ao que você estiver vendendo.
    • Se você encontrar um catalog_product_id filho ativo que corresponder exatamente ao que você quer vender, pode usá-lo na etapa seguinte para criar seu anúncio de catálogo.
    • Se você não encontrar seu produto exato entre os catalog_product_id filho, ou se encontrar mas não estiver ativo, você não pode anunciar esse produto no catálogo e deve esperar até que o Mercado Livre crie e edite o produto.


    Anunciar no catálogo a partir de um anúncio existente

    Importante:
    Lembre que este recurso estará disponível na Argentina, México e Brasil a partir do dia 21 de agosto e, em um primeiro momento, estará habilitado para vendedores selecionados.

    Após conferir que seu anúncio existente é elegível para o catálogo e tiver obtido o catalog_product_id ativo que corresponde exatamente ao que você está anunciando, deve criar o anúncio de catálogo a partir de um POST no recurso /items/catalog_listings.

    Sobre as variações

    • Nos domínios onde atualmente existe catálogo, os anúncios de catálogo não contém variações, pois elas estão associadas a um produto específico. Portanto, se seu anúncio original possuía variações, você terá um anúncio de catálogo para cada uma delas. As informações importantes de suas variações (por exemplo, a cor do item) não serão perdidas, mas estarão refletidas nos atributos do produto de catálogo. No futuro, é possível que existam domínios onde o produto nunca especifique perfeitamente o que é vendido (o tamanho em roupas, por exemplo) e é possível que as variações sejam permitidas. Vamos informar quando isso acontecer.
    • Se seu item contém variações, você deve fazer um POST para cada uma delas, enviando o campo variation_id no corpo do POST.

    Exemplo de um item com variações:

    curl -X POST https://api.mercadolibre.com/items/catalog_listings?access_token={ACCESS_TOKEN}
    {
      "item_id":"MLB1234",
      "variation_id": 4321,
      "catalog_product_id":"MLB9876"
    }

    Exemplo de um item sem variações:

    curl -X POST https://api.mercadolibre.com/items/catalog_listings?access_token={ACCESS_TOKEN}
    {
      "item_id":"MLB1234",
      "catalog_product_id":"MLB9876" 
    }

    Exemplo resumido de resposta para a criação de um item:

    Resposta:

    {
        "id": "MLB1234",
        "site_id": "MLB",
        "title": "Samsung Galaxy J7 Prime 16 Gb Negro",
        "warranty": null,
        "catalog_product_id": "MLB9876",
        "domain_id": "MLB-CELLPHONES",
        "seller_custom_field": null,
        "parent_item_id": null,
        "differential_pricing": null,
        "deal_ids": [],
        "automatic_relist": false,
        "date_created": "2019-08-02T11:33:31.270Z",
        "last_updated": "2019-08-02T11:33:31.270Z",
        "total_listing_fee": null,
        "health": null,
        "catalog_listing": true,
        "item_relations": [
            {
                "id": "MLB123456789",
                "variation_id": null,
                "stock_relation": 1
            }
        ]
    }
    

    Além disso, lembre-se de que:

    • Se o item tiver variações, mas for enviado sem elas, o POST falhará, retornando um erro 400.
    • catalog_product_id é um campo obrigatório no POST, o item possuindo ou não variações.

    Para te orientar e realizar testes, você poderá utilizar um usuario de teste, criar um item que cumpra todas as condições necessárias para que esteja elegível ao catálogo, reconhecer qual é o produto específico ativo em catálogo para associá-lo e realizar o POST no recurso /items/catalog_listings
    Observação: A publicação de teste NÃO irá competir em catálogo.
    Etapas:

    1. Criar user de teste e o item de teste que não terá um catalog_product_id associado.
    2. Validar o item criado com o recurso de /products/search qual é o catalog_product_id correto para o item.
    3. Uma vez identificado o catalog_product_id, você poderá verificar a elegibilidade com o recurso /items/{item_id}/catalog_listing_eligibility passando o parâmetro catalog_product_id e a variação dependendo das características do item. Desta forma, será verificado se o item é elegível para catálogo.
    4. Uma vez identificado que o item com o catalog_prodcut_id são elegíveis, o próximo passo é realizar o Optin para terminar de associar o item de teste com um item de catálogo.
    5. Realizamos um POST com o recurso /items/catalog_listings para criar a publicação de catálogo relacionada ao item de teste.

    Anúncio diretamente no catálogo: Buscador de produtos

    Importante:
    Este recurso está disponível na Argentina, México e Brasil.

    Para publicar um anúncio diretamente no catálogo, é necessário localizar o catalog_product_id que corresponde exatamente com o produto a ser vendido. Com este recurso, você terá uma sugestão de produtos com base em certos parâmetros de busca.

    Importante:
    O conteúdo do anúncio de catálogo é fornecido pelo Mercado Livre. Portanto, o vendedor é responsável por conferir que o produto a ser associado corresponda às características específicas mostradas na plataforma.
    Se houver alguma diferença entre o que o usuário comprar e o produto associado, é possível que existam reclamações e/ou cancelamentos que vão impactar negativamente na sua reputação e, por isso, será suspenso para anunciar no catálogo, levando, eventualmente, ao cancelamento da conta.

    Os parâmetros do buscador de produtos podem ser o código universal ou um conjunto de palavras-chave como, por exemplo, marca e modelo.
    Parâmetros:

    • site_id: string que representa o país. Obrigatório.
    • status: pode ser que, embora o produto esteja identificado dentro do nosso catálogo, ainda não seja elegível para ser associado a um anúncio.

    -status “active”: retorna os produtos que já podem ser escolhidos para associar a um anúncio.
    -status “inactive”: retorna os produtos que ainda não podem ser escolhidos para associar a um anúncio.
    Esclarecimento: se este parâmetro não for enviado, por padrão, ele trará todos os resultados, tanto ativos quanto inativos.

    • q: string com palavras-chave de busca. Exemplo: “Celular Samsung Galaxy S8” Obrigatório, caso não seja enviado um product_identifier.
    • product_identifier: string com o código universal do produto. Exemplo: EAN, UPC, ISBN etc. Obrigatório, caso não seja enviada uma cadeia de palavras-chave.
    • domain_id: string com o domínio no qual se quer anunciar (opcional).
    • offset: posição da qual são retornados os resultados da busca (opcional).
    • limit: número de resultados retornados pela busca (opcional).

    Chamada com parâmetro "q":

    curl -X GET https://api.mercadolibre.com/products/search?status={status_id}&site_id={site_id}&q={q}

    Exemplo com parâmetro "q":

    curl -X GET https://api.mercadolibre.com/products/search?status=active&site_id=MLB&q=Samsung%20Galaxy%20S8

    Resposta com parâmetro "q":

    {
        "keywords": "Samsung Galaxy S8",
        "paging": {
            "total": 5,
            "limit": 10,
            "offset": 0
        },
        "results": [
            {
                "id": "MLB6408702",
                "status": "active",
                "domain_id": "MLB-CELLPHONES",
                "name": "Samsung Galaxy S8 64 GB Azul-coral",
                "attributes": [
                    {
                        "id": "BRAND",
                        "name": "Marca",
                        "value_id": "206",
                        "value_name": "Samsung"
                    },
                ],
                "pictures": [
                    {
                        "id": "907751-MLA31348023274_072019",
                        "url": "https://mla-s2-p.mlstatic.com/907751-MLA31348023274_072019-F.jpg"
                    },
                    {
                        "id": "972557-MLA31347859895_072019",
                        "url": "https://mla-s1-p.mlstatic.com/972557-MLA31347859895_072019-F.jpg"
                    },
                    {
                        "id": "727533-MLA31348023275_072019",
                        "url": "https://mla-s1-p.mlstatic.com/727533-MLA31348023275_072019-F.jpg"
                    },
                    {
                        "id": "779614-MLA31348110125_072019",
                        "url": "https://mla-s1-p.mlstatic.com/779614-MLA31348110125_072019-F.jpg"
                    }
                ]
            }
        ]
    }
    

    Chamada com parâmetros "q" e "domain_id":

    curl -X GET https://api.mercadolibre.com/products/search?status={status_id}&site_id={site_id}&q={q}&domain_id={domain_id}
    

    Exemplo com parâmetros "q" e "domain_id":

    curl -X GET https://api.mercadolibre.com/products/search?status=active&site_id=MLB&q=Samsung%20Galaxy%20S8&domain_id=MLA-CELLPHONES

    Resposta com parâmetros "q" e "domain_id":

    {
      "q": "Samsung Galaxy S8",
      "domain_id":"MLB-CELLPHONES",
      "paging": {
        "total": 10,
        "offset": 0,
        "limit": 10
      },
      "results": [
        {
          "id": "MLB6408699",
          "status": "active",
          "domain_id": "MLB-CELLPHONES",
          "name": "Samsung Galaxy S8 64 GB Gris orquídea",
          "description": "descripción",
          "attributes": [
            {
              "id": "BRAND",
              "name": "Marca",
              "value_id": "206",
              "value_name": "Samsung"
            }
          ],
          "pictures": [
            {
              "id": "924348-MLB31003000895_062019",
              "url": "https://mlb-s2-p.mlstatic.com/924348-MLB31003000895_062019-F.jpg"
            }
          ]
        }
      ]
    }
    

    Chamada com parâmetro "product_identifier":

    curl -X GET https://api.mercadolibre.com/products/search?status={status_id}&site_id={site_id}&product_identifier={product_identifier}

    Exemplo com parâmetro "product_identifier":

    curl -X GET https://api.mercadolibre.com/products/search?status=active&site_id=MLB&product_identifier=0123456789

    Resposta com parâmetro "product_identifier":

    { 
      "product_identifier": "0123456789", 
      "paging": {
          "total": 10, 
          "offset": 0, 
          "limit": 10 
       }, 
       "results": [ 
            { 
              "id": "MLB6408699", 
              "status": "active", 
              "domain_id": "MLB-CELLPHONES", 
              "name": "Samsung Galaxy S8 64 GB Gris orquídea", 
              "description": "descripción", 
              "attributes": [
                    { 
                       "id": "BRAND", 
                      "name": "Marca", 
                      "value_id": "206", 
                      "value_name": "Samsung" 
                    } 
               ], 
             "pictures": [ 
                  { 
                     "id": "924348-MLB31003000895_062019", 
                     "url": "https://mla-s2-p.mlstatic.com/924348-MLB31003000895_062019-F.jpg" 
                  } 
               ] 
            } 
         ] 
      }

    Considerações:

    • Dependendo dos parâmetros usados na busca, haverá como resultado um ou vários produtos como sugestão.
    • Se um product_identifier for usado como parâmetro, só será obtido um produto.
    • Se uma palavra-chave for usada como parâmetro, com ou sem domínio, poderá ser obtido um ou vários produtos relacionados aos valores informados.

     

    Criar uma publicação de catálogo de maneira direta

    Além de realizar publicações de catálogo com uma publicação original, você também pode criar itens de catálogo sem a necessidade de utilizar um item de marketplace para vincular. Tenha em conta que para criar o item de catálogo você deverá considerar os mesmos requisitos mencionados no É possível publicar qualquer ítem em catálogo.
    Importante: Tenah em conta que no momento de realizar o POST é necessário enviar os seguintes valores para que seja criada a publicação de catálogo.

    • "catalog_product_id": este valor deve ser confirmado com o recurso de search/product.
    • "catalog_listing": true: é necessário enviar o valor como true para gerar o item de catálogo.

    Chamada:

    curl -X POST \https://api.mercadolibre.com/items?access_token={ACCESS_TOKEN}

    Exemplo:

    curl -X POST -H "Content-Type: application/json" -d
    '{
        "site_id": "MLA",
        "title": "Item de test no ofertar",
        "category_id": "MLA1055",
        "price": 10000000,
        "currency_id": "ARS",
        "available_quantity": 1,
        "buying_mode": "buy_it_now",
        "listing_type_id": "gold_special",
        "pictures": [],
        "attributes": [
            {
                "id": "CARRIER",
                "name": "Compañía telefónica",
                "value_id": "298335",
                "value_name": "Liberado",
                "value_struct": null,
                "attribute_group_id": "OTHERS",
                "attribute_group_name": "Otros"
            },
            {
                "id": "ITEM_CONDITION",
                "name": "Condición del ítem",
                "value_id": "2230284",
                "value_name": "Nuevo",
                "value_struct": null,
                "attribute_group_id": "OTHERS",
                "attribute_group_name": "Otros"
            }
        ],
        "catalog_product_id": "MLA6005934",
        "catalog_listing": true
    }'
    https://api.mercadolibre.com/items?access_token={ACCESS_TOKEN}

    Resposta:

    {
        "id": "MLA811894603",
        "site_id": "MLA",
        "title": "Apple iPhone iPhone 3g 8 Gb Negro 128 Mb Ram",
        "subtitle": null,
        "seller_id": 464161506,
        "category_id": "MLA1055",
        "official_store_id": null,
        "price": 10000000,
        "base_price": 10000000,
        "original_price": null,
        "inventory_id": null,
        "currency_id": "ARS",
        "initial_quantity": 1,
        "available_quantity": 1,
        "sold_quantity": 0,
        "sale_terms": [],
        "buying_mode": "buy_it_now",
        "listing_type_id": "gold_special",
        "start_time": "2019-08-29T14:49:42.945Z",
        "historical_start_time": "2019-08-29T14:49:42.945Z",
        "stop_time": "2039-08-24T04:00:00.000Z",
        "end_time": "2039-08-24T04:00:00.000Z",
        "expiration_time": "2019-11-17T14:49:42.987Z",
        "condition": "new",
        "permalink": "http://articulo.mercadolibre.com.ar/MLA-811894603-apple-iphone-iphone-3g-8-gb-negro-128-mb-ram-_JM",
        "pictures": [
            {
                "id": "675782-MLA31138875214_062019",
                "url": "http://mla-s1-p.mlstatic.com/675782-MLA31138875214_062019-O.jpg",
                "secure_url": "https://mla-s1-p.mlstatic.com/675782-MLA31138875214_062019-O.jpg",
                "size": "249x500",
                "max_size": "598x1200",
                "quality": ""
            },
            {
                "id": "915001-MLA31138546867_062019",
                "url": "http://mla-s2-p.mlstatic.com/915001-MLA31138546867_062019-O.jpg",
                "secure_url": "https://mla-s2-p.mlstatic.com/915001-MLA31138546867_062019-O.jpg",
                "size": "250x500",
                "max_size": "600x1200",
                "quality": ""
            },
            {
                "id": "881441-MLA31138332972_062019",
                "url": "http://mla-s2-p.mlstatic.com/881441-MLA31138332972_062019-O.jpg",
                "secure_url": "https://mla-s2-p.mlstatic.com/881441-MLA31138332972_062019-O.jpg",
                "size": "243x500",
                "max_size": "585x1200",
                "quality": ""
            },
            {
                "id": "804666-MLA31139286536_062019",
                "url": "http://mla-s1-p.mlstatic.com/804666-MLA31139286536_062019-O.jpg",
                "secure_url": "https://mla-s1-p.mlstatic.com/804666-MLA31139286536_062019-O.jpg",
                "size": "405x500",
                "max_size": "836x1030",
                "quality": ""
            }
        ],
        "video_id": null,
        "descriptions": [
            {
                "id": "MLA811894603-2265773390"
            }
        ],
        "accepts_mercadopago": true,
        "non_mercado_pago_payment_methods": [],
        "shipping": {
            "mode": "not_specified",
            "local_pick_up": false,
            "free_shipping": false,
            "methods": [],
            "dimensions": null,
            "tags": [],
            "logistic_type": "not_specified",
            "store_pick_up": false
        },
        "international_delivery_mode": "none",
        "seller_address": {
            "id": 1061221617,
            "comment": "",
            "address_line": "Test Address 123",
            "zip_code": "1414",
            "city": {
                "id": "",
                "name": "Palermo"
            },
            "state": {
                "id": "AR-C",
                "name": "Capital Federal"
            },
            "country": {
                "id": "AR",
                "name": "Argentina"
            },
            "latitude": 38.11569,
            "longitude": 13.3614868,
            "search_location": {
                "neighborhood": {
                    "id": "TUxBQlBBTDI1MTVa",
                    "name": "Palermo"
                },
                "city": {
                    "id": "TUxBQ0NBUGZlZG1sYQ",
                    "name": "Capital Federal"
                },
                "state": {
                    "id": "TUxBUENBUGw3M2E1",
                    "name": "Capital Federal"
                }
            }
        },
        "seller_contact": null,
        "location": {},
        "geolocation": {
            "latitude": 38.11569,
            "longitude": 13.3614868
        },
        "coverage_areas": [],
        "attributes": [
            {
                "id": "CARRIER",
                "name": "Compañía telefónica",
                "value_id": "298335",
                "value_name": "Liberado",
                "value_struct": null,
                "attribute_group_id": "OTHERS",
                "attribute_group_name": "Otros"
            },
            {
                "id": "ITEM_CONDITION",
                "name": "Condición del ítem",
                "value_id": "2230284",
                "value_name": "Nuevo",
                "value_struct": null,
                "attribute_group_id": "OTHERS",
                "attribute_group_name": "Otros"
            },
            {
                "id": "BRAND",
                "name": "Marca",
                "value_id": "9344",
                "value_name": "Apple",
                "value_struct": null,
                "attribute_group_id": "OTHERS",
                "attribute_group_name": "Otros"
            },
            {
                "id": "LINE",
                "name": "Línea",
                "value_id": "58993",
                "value_name": "iPhone",
                "value_struct": null,
                "attribute_group_id": "OTHERS",
                "attribute_group_name": "Otros"
            },
            {
                "id": "MODEL",
                "name": "Modelo",
                "value_id": "14605",
                "value_name": "iPhone 3G",
                "value_struct": null,
                "attribute_group_id": "OTHERS",
                "attribute_group_name": "Otros"
            },
            {
                "id": "IS_DUAL_SIM",
                "name": "Es Dual SIM",
                "value_id": "242084",
                "value_name": "No",
                "value_struct": null,
                "attribute_group_id": "OTHERS",
                "attribute_group_name": "Otros"
            },
            {
                "id": "COLOR",
                "name": "Color",
                "value_id": "52049",
                "value_name": "Negro",
                "value_struct": null,
                "attribute_group_id": "OTHERS",
                "attribute_group_name": "Otros"
            },
            {
                "id": "INTERNAL_MEMORY",
                "name": "Memoria interna",
                "value_id": "59566",
                "value_name": "8 GB",
                "value_struct": {
                    "number": 8,
                    "unit": "GB"
                },
                "attribute_group_id": "OTHERS",
                "attribute_group_name": "Otros"
            },
            {
                "id": "RAM",
                "name": "Memoria RAM",
                "value_id": "366239",
                "value_name": "128 MB",
                "value_struct": {
                    "number": 128,
                    "unit": "MB"
                },
                "attribute_group_id": "OTHERS",
                "attribute_group_name": "Otros"
            },
            {
                "id": "MAIN_COLOR",
                "name": "Color principal",
                "value_id": "2450295",
                "value_name": "Negro",
                "value_struct": null,
                "attribute_group_id": "OTHERS",
                "attribute_group_name": "Otros"
            },
            {
                "id": "OPERATING_SYSTEM_NAME",
                "name": "Nombre del sistema operativo",
                "value_id": "7404961",
                "value_name": "iOS",
                "value_struct": null,
                "attribute_group_id": "OTHERS",
                "attribute_group_name": "Otros"
            },
            {
                "id": "WITH_IMEI",
                "name": "Con IMEI",
                "value_id": "242085",
                "value_name": "Sí",
                "value_struct": null,
                "attribute_group_id": "OTHERS",
                "attribute_group_name": "Otros"
            }
        ],
        "warnings": [],
        "listing_source": "",
        "variations": [],
        "thumbnail": "http://mla-s1-p.mlstatic.com/675782-MLA31138875214_062019-I.jpg",
        "secure_thumbnail": "https://mla-s1-p.mlstatic.com/675782-MLA31138875214_062019-I.jpg",
        "status": "active",
        "sub_status": [],
        "tags": [
            "immediate_payment",
            "test_item"
        ],
        "warranty": null,
        "catalog_product_id": "MLA6005934",
        "domain_id": "MLA-CELLPHONES",
        "seller_custom_field": null,
        "parent_item_id": null,
        "differential_pricing": null,
        "deal_ids": [],
        "automatic_relist": false,
        "date_created": "2019-08-29T14:49:43.099Z",
        "last_updated": "2019-08-29T14:49:43.099Z",
        "total_listing_fee": null,
        "health": null,
        "catalog_listing": true,
        "item_relations": []
    }
    

     

    Concorrendo para ganhar as vendas

    Como conhecer o preço para ganhar [BETA]

    Importante:
    Este recurso está no BETA e a resposta estará mudando nos próximos dias. Leve em consideração que temporalmente, para poder fazer testes, você deverá utilizar a resposta atual, contudo, neste guia documentamos as respostas definitivas que você verá daqui a uns dias.

    As publicações de catálogo concorrem para obter as vendas da página de produto e existe um algoritmo que determina quem será o vencedor nessas vendas, baseado nas características da publicação e do vendedor.
    O algoritmo que avalia qual será a publicação vencedora considera principalmente:

    • preço da publicação
    • parcelas sem juros
    • envio full, envio grátis, envio no dia

    Observações:

    • Algumas dessas características podem aplicar somente a alguns compradores (exemplo: envio no dia ou desconto de Mercado Pontos). Nesses casos, fazemos o melhor esforço por escolher um vencedor considerando o comprador particular, levando em consideração que características são aplicáveis a ele.
    • Pelo dito acima, apesar de que falemos de “vencedor” de forma unívoca, eventualmente o vendedor poderia estar vencendo em geral, mas não em particular, para certos usuários (ex.: se morarem muito longe e não obteriam nunca o envio no dia).

    Para que os vendedores possam concorrer eficientemente, oferecemos um recurso que indica qual é o preço com que você ganharia as vendas mantendo as condições restantes sem alterações (nesse momento envios e parcelamento).

    Chamada:

    curl -X GET https://api.mercadolibre.com/items/{item_id}/price_to_win?access_token={ACCESS_TOKEN}

    Exemplo:

    curl -X GET https://api.mercadolibre.com/items/MLB1234/price_to_win?access_token={ACCESS_TOKEN}

    Resposta:

    {
      "item_id": "MLA1234",
      "current_price": 580.00,
      "price_to_win": 560.28,
      "boosts": {
    "fulfillment”: true,
    "free_shipping” : true,
      "same_day_shipping”: true,
      "free_installments”: false
      },
      "status": "competing"
    }

    Como ler a resposta:

    • O campo status indica se estamos ganhando para o público geral (poderíamos estar ganhando para segmentos minoritários com os que não aproveitam o envio no dia). Quando estamos ganhando, o valor é winning, quando não estamos ganhando, é competing.
    • O campo boosts indica quais características da nossa publicação estão aportando para as chances de ganhar. As possibilidades são:

      • fulfillment: para publicações localizadas no centro de fulfillment.
      • free_shipping: quando a publicação oferece envio sem custo extra.
      • same_day_shipping: nos casos em que o item pode ser entregue no dia.

      • free_installments: quando se oferece parcelamento sem juros para a publicação.
    • O campo price_to_win indica qual é o preço (na moeda atual da publicação) para ser o ganhador. Isto é que, fazendo um PUT ao recurso /itens com o preço sugerido, você garante ser o ganhador.

    Neste chamado, você deverá utilizar um item_id de uma publicação de catálogo, no caso de não poder fazê-lo, você obterá um código de erro 4XX.
    Além disso, existem variáveis como a reputação, que são utilizadas para determinar o ganhador. Contudo, para um bom vendedor, as variáveis acima serão as utilizadas para determinar o ganhador.
    Importante: em breve disponibilizaremos um recurso para receber notificações quando o vendedor se transforme em ganhador de um produto.

    Como conhecer a relação de publicações para um produto [BETA]

    Importante:
    Este API está no BETA, a resposta estará mudando nos próximos dias, temporalmente para testes, você pode utilizar a resposta atual, contudo, neste guia documentamos as respostas definitivas que você verá daqui a uns dias.

    Se você precisar conhecer quais são os itens (de todos os vendedores) que concorrem pelas vendas de um produto em particular, tem um recurso que entrega a você essas informações.

    Chamada:

    curl -X GET https://api.mercadolibre.com/products/{product_id}/items

    Exemplo:

    curl -X GET https://api.mercadolibre.com/products/MLB6309815/items

    Resposta simplificada:

    {
      "paging": {
        "total": 3,
        "offset": 0,
        "limit": 100
      },
      "results": [
      { 
            "item_id": "MLB123456789",
               "category_id": "MLB73057",
             "seller_id": 111111111,
             "price": 560.00,
    
         },
         { 
             "item_id": "MLB345678912",
               "category_id": "MLB73057",
             "seller_id": 222222222,
             "price": 600.00,
         },
          { 
             "item_id": "MLB789123456",
               "category_id": "MLB73057",
             "seller_id": 333333333,
             "price": 650.00,
         }
      ]
      "available_filters": []
      “filters”: []
    }
    

    Ten en cuenta que “results” devolverá en primer lugar al ítem ganador y a continuación el resto de los ítems que están compitiendo.

     

    Filtro [BETA]

    Daqui a pouco será disponibilizada a possibilidade de filtrar neste API. O filtro funcionará da mesma forma que no recurso de Search (/sites/{site}/search) onde utilizar os valores de available_filters como parâmetro na URI é possível, por exemplo:

    Exemplo:

    curl -X GET https://api.mercadolibre.com/products/MLB6309815/items?shipping=free

    Criar um anúncio de catálogo associado a um anúncio existente significa criar um novo item do recurso /items com uma ID própria e única. Ao ser criado o novo item de catálogo, você receberá notificações, tanto de criação quanto de alteração, como de costume. Exemplo resumido de consulta no anúncio tradicional.


    Chamada:

    curl -X GET https://api.mercadolibre.com/items/{item_id}?access_token={ACCESS_TOKEN}

    Exemplo:

    curl -X GET https://api.mercadolibre.com/items/MLB1234?access_token={ACCESS_TOKEN}
    

    Resposta:

    { 
      "variations": [ 
         { 
          "id": 36296213011, 
          "price": 50, 
          "attribute_combinations": [
             { 
               "id": "COLOR", 
               "name": "Color", 
               "value_id": "52014", 
               "value_name": "Verde" 
             }, 
             { 
               "id": "SIZE", 
               "name": "Talle", 
               "value_id": null, 
               "value_name": "8 litros" 
            } 
         ], 
         "available_quantity": 2, 
         "sold_quantity": 0, 
         "sale_terms": [], 
         "picture_ids": [ 
            "937728-MLB26910896929_1111111", 
            "911601-MLB26910896930_1111111", 
            "762115-MLB26910896931_1111111", 
            "827037-MLB26910896928_1111111" 
         ], 
        "seller_custom_field": null, 
        "catalog_product_id": null,
        "attributes": [ 
            { 
              "id": "T_SHIRT_SIZE", 
             "name": "Talle de la remera", 
             "value_id": "5727532", 
             "value_name": "6XL" 
           } 
         ], 
        "item_relations": [ 
           { 
             "id": "MLA987654321", 
             "variation_id": null, 
             "stock_relation": 1 
           }
         ]
        } 
      ], 
        "catalog_listing": false, 
        "item_relations": [] 
    }
    

    Exemplo resumido de item de catálogo:
    Chamada:

    curl -X GET https://api.mercadolibre.com/items/{item_id}/?access_token={ACCESS_TOKEN}

    Exemplo:

    curl -X GET https://api.mercadolibre.com/items/MLB1234?access_token={ACCESS_TOKEN}

    Resposta:

    {
       "variations": [], 
       "catalog_listing": true, 
       "item_relations": [
            { 
              "id": "MLA1234", 
              "variation_id": 36296213006, 
              "stock_relation": 1 
            }
        ] 
     }
    


    Como reconhecer o anúncio de catálogo e o original

    Para entender qual é o anúncio de catálogo e qual é o tradicional, você conta com o campo catalog_listing. no recurso /items. Se o valor for "true", é um anúncio de catálogo. Se o valor for "false", é o anúncio tradicional associado. Para ver as informações completas do item, você deve usar o access token.


    Como conhecer a relação entre anúncios associados

    O campo item_relations no recurso /items (com access token), informará quais anúncios estão associados ao atual. O único dado que será compartilhado nos dois anúncios será o estoque. Por isso, quando o vendedor receber uma venda ou alterar o estoque em um anúncio, ambos serão automaticamente ajustados.
    No futuro, pode haver diversos anúncios associados e a relação de diminuição de estoque poderá ser diferente de 1. Leve isso em consideração ao elaborar seu sistema.

    As perguntas nos anúncios de catálogo são gerenciadas da mesma forma que nos anúncios tradicionais, porém, elas não estão sincronizadas. Isso quer dizer que as perguntas e respostas que você receber pelos anúncios de catálogo não serão visíveis nos anúncios tradicionais e vice-versa.
    No site, quando uma pergunta é feita na página de produto, a consulta fica unicamente associada ao item vencedor desse momento e não é compartilhada com outro item que, em outro momento, possa ser vencedor na página de produto.


    Como gerenciar as orders, visitas, etc.

    As publicações de catálogo são itens como qualquer outro, logo a administração das orders é igual a de uma publicação tradicional, com exceção de que estas orders contarão com a tag catalog para diferenciar as orders tradicionais. Na resposta do recurso /orders, o item_id fará referencia ao produto que tenha sido comprado.
    As publicações relacionadas não compartilham nenhuma outra informação a não ser o stock. Por exemplo, as visitas e vendas que estão completamente individuais.
    Exemplo resumido de uma order de catálogo:

     

    Chamada:

    curl -X GET https://api.mercadolibre.com/orders/{order_id}?access_token={ACCESS_TOKEN} 

    Exemplo:

    curl -X GET https://api.mercadolibre.com/orders/1234567890?access_token={ACCESS_TOKEN} 

    Resposta:

    {
      "id": 1234567890,
      "date_created": "2019-08-27T23:39:10.000-04:00",
      "date_closed": "2019-08-28T10:46:14.000-04:00",
      "last_updated": "2019-08-28T10:46:14.000-04:00",
      "manufacturing_ending_date": null,
      "feedback": {},
      "mediations": [
      ],
      "comments": null,
      "pack_id": null,
      "pickup_id": null,
      "order_request": {},
      "fulfilled": null,
      "total_amount": 16000,
      "total_amount_with_shipping": 16000,
      "paid_amount": 16000,
      "coupon": {},
      "expiration_date": "2019-09-25T10:46:14.000-04:00",
      "order_items": [
        {
          "item": {
            "id": "MLA123456789",
            "title": "Motorola G6 Plus 64 Gb",
            "category_id": "MLA1055",
            "variation_id": null,
            "seller_custom_field": "MO-CEL-N0011",
            "variation_attributes": [
            ],
            "warranty": "Garantía de fábrica: 12 meses",
            "condition": "new",
            "seller_sku": "MO-CEL-N0011"
          },
          "quantity": 1,
          "unit_price": 16000,
          "full_unit_price": 16000,
          "currency_id": "ARS",
          "manufacturing_days": null
        }
      ],
      "currency_id": "ARS",
      "payments": [],
      "shipping": {},
      "status": "paid",
      "status_detail": null,
      "tags": [
        "catalog",
        "not_delivered",
        "paid"
      ],
      "buyer": {},
      "seller": {},
      "taxes": {
        "amount": null,
        "currency_id": null
      }
    }

    As vendas das publicações de catálogo são gestionadas da mesma forma que as de publicaciones tradicionais. Isto quer dizer que por cada venda que seja gerada desde un item de catálogo, será criada uma order com a mesma informação que contém uma venda de uma publicação tradicional, com a diferença que iremos identificá-las com a tag de “catalog”. A order terá asociada o item de catálogo. E enviaremos notificações tanto quando for criada como quando houver alguma atualização.


    Ciclo de vida de anúncios associados

    Se você remover ou pausar uma variação de um item de marketplace relacionada a um item de catálogo, a relação entre os anúncios se perderá, mas o item de catálogo não será desativado. Se você excluir o item de catálogo, o anúncio tradicional continuará ativo.
    Os anúncios de catálogo podem ser criados e excluídos sempre que necessário. Os vendedores cujo comportamento de vendas for estável não terão sua capacidade de obter vendas da página de produto impactada pelo histórico de vendas do anúncio.

    Condições de venda como preço, forma de envio e a condição poderão ser alteradas. Além disso, elas podem ser diferentes das condições do anúncio original.
    Fotos, títulos, descrições e fichas técnicas não poderão ser alterados, porque são informações padronizadas pelo Mercado Livre. A condição do produto também não pode ser modificada.

    Faça parte da nossa comunidade