Emitindo Nota Fiscal pelo Mercado Livre

O Faturador é uma ferramenta do Mercado Livre disponível para todos os vendedores do Brasil que possuem a necessidade da emissão de notas fiscais. Este recurso está destinado para empresas do Regime Simples (Lucro Presumido) ou Regime Normal (Lucro Real).

Para garantir uma boa experiência de compra dos produtos que estão em Mercado Envios, o uso do Faturador é indispensável em Mercado Envios Full e recomendado para os demais tipos de envio. Abaixo vocês irão encontrar o passo-a-passo com os recursos via API para que o Faturador do Mercado Livre possa emitir as notas fiscais e para obterem esta nota.

Aproveite mais essa facilidade e comece a emitir NF-e!

 

Primeiros Passos

Primeiramente é preciso que o integrador tenha toda a base de itens do seller, caso não tenha deve ser feito este GET:

Todos os itens:

curl -X GET \ "https://api.mercadolibre.com/users/{Cust_id}/items/search?access_token=$ACCESS_TOKEN"

Ou apenas itens do Mercado Envios Full:

curl -X GET \ "https://api.mercadolibre.com/users/{Cust_id}/items/search?access_token=$ACCESS_TOKEN&logistic_type=fulfillment"

Caso ainda não conheça como utilizar os GETs acima, acesse nossa documentação.

Segue abaixo o fluxo para que o Faturador possa gerar as notas fiscais.

Primeiro precisamos receber o conjunto de regras tributárias (exclusivo para Regime Normal) e na sequência os dados fiscais dos seus produtos. Em que momento as notas fiscais são emitidas?

Elas são emitidas automaticamente (apenas em Mercado Envios Full) ou através de uma interação manual do vendedor pelo painel do Mercado Livre (nas outras modalidades do Mercado Envios), segue o passo-a-passo que o vendedor deve seguir.

Resumindo, o processo que será realizado é o seguinte:

Nota: Os passos 4 e 6 são exclusivos para Mercado Envios Full.

 

Seguinte: Envio das regras tributárias.

Faça parte da nossa comunidade