Documentação do Mercado Livre

Confira todas as informações necessárias sobre as APIs Mercado Livre.
circulos azuis em degrade

Documentação do

Última atualização em 24/10/2023

Developer Partner Program

Junte-se a nosso Developer Partner Program para oferecer soluções certificadas a milhares de vendedores do Mercado Livre! Um programa através do qual promovemos o uso da nossa plataforma aberta a fim de gerar soluções para vendedores.
Aqui você vai encontrar todas as informações necessárias que deve levar em conta no momento de iniciar o processo de certificação da sua aplicação. Também apresentamos os requisitos que os nossos parceiros deverão atender e os benefícios oferecidos.

Requisitos

Número de usuários ativos

Uma aplicação poderá ser convidada a se certificar quando tiver certo número de usuários interagindo de maneira reiterada nos últimos 3 meses.

As seguintes diretrizes aplicam para a Argentina (MLA), México (MLM), Brasil (MLB), Uruguai (MLU), Chile (MLC), Colômbia (MCO) e Peru (MPE).

Clientes MLA MLM MLB MCO MLC MLU MPE
Active users > = 10 > = 10 > = 15 > = 5 > = 5 > = 5 > = 5

GMV(e) de usuários ativos

Será requisito para os diferentes níveis do programa cumprir com a cota mensal de número de GMV(e) dos vendedores que forem seus Clientes (usuários ativos). Esta cota mensal será medida mês a mês (M - 1).

Nota:
O GMV(e) é o faturamento mensal em dólares dos usuários ativos. Mediante essa métrica, é possível definir que tipo de clientes utilizam cada aplicação levando em conta seu faturamento, transações, tamanho da conta, etc.
GMV(e) MLA MLM MLB MCO MLC MLU MPE
Nível 1 7.000.000 4.000.000 20.000.000 600.000 750.000 750.000 750.000
Nível 2 3.000.000 1.300.000 10.000.000 200.000 300.000 500.000 300.000
Nível 3 1.000.000 500.000 2.500.000 100.000 100.000 100.000 100.000
Nível 4 2.000 1.000 2.000 1.000 1.000 1.000 1.000

Velocidade de implantação em novas funcionalidades

Sugerimos que você leve em conta a tabela a seguir; em breve começaremos a comunicar qual a prioridade de implantação das novas funcionalidades que iremos lançar. Na tabela abaixo você vai encontrar o número de dias necessários para o desenvolvimento:

Programa de Partners
Prioridade Nível 4 Nível 3 Nível 2 Nível 1
Baixa 90 75 65 60
Média 75 60 50 45
Alta 60 50 40 30

Considerações

  • São dias corridos.
  • Não haverá mais de 5 iniciativas por trimestre e elas poderão ter diferentes prioridades.
  • Os dias serão contados a partir do dia em que a comunicação for enviada.
  • Este requisito tem validade a partir de 2020 e, como novo ponto de partida, todos começam em "base zero".
  • Caso não cumpra o prazo definido para o desenvolvimento, poderá perder sua certificação. Para recuperá-la, deverá desenvolver a funcionalidade com um novo prazo acordado.
Importante:
Além das iniciativas enviadas, poderão surgir atualizações obrigatórias com uma data limite já prevista, tendo em vista que será uma funcionalidade onde em breve, se não atualizada, terá um impacto diretamente no vendedor que a utiliza e poderemos baixar o nível de sua medalha, de acordo com os critérios que considerarmos importantes dado o impacto da atualização obrigatória não implementada.

*Lembre-se que em alguns casos a funcionalidade pode não se aplicar a sua ferramenta, por não atuar no referido stage.


Número de colaboradores certificados

A equipe de colaboradores da sua empresa deverá fazer o teste que garante os conhecimentos que eles têm da nossa API. Terão 30 minutos para fazê-lo e o resultado deverá ser de 60% ou superior para ser considerado aprovado. Conforme a porcentagem obtida nas respostas, o nível será:

  • 60%: Nível Basic
  • 80%: Nível Medium
  • 95%: Nível Experts
Usuários ativos Devs Experts Medium Basic
Nível 1 5 3 2 -
Nível 2 4 2 1 1
Nível 3 3 - - 3
Nível 4 1 - - 1

Satisfação de clientes

O Mercado Livre enviará trimestralmente uma pesquisa de NPS a todos os usuários ativos (analisando usuário e integrador), a fim de conhecer o grau de lealdade/satisfação deste usuário com a aplicação.

A pergunta da pesquisa será: você recomendaria essas aplicações para outras que vendem no Mercado Livre? (Sendo,10 (dez) recomendaria, e 0 (zero) não recomendaria).


Nota:
NPS (Net Promoter Score) é uma ferramenta que propõe medir a lealdade dos clientes de uma empresa baseada nas recomendações.
Como é calculado o NPS?
O valor é obtido perguntando a seus clientes em uma escala de 0 a 10 o quanto recomendam sua aplicação. Os resultados são divididos em passivos de promotores (10 e 9, ou seja, recomendam) (7 e 8, são neutros, nem recomendam nem detratam) e detratores (0 a 6, ou seja, não se encontram satisfeitos). Então, a porcentagem de clientes promotores subtraímos os detratores. Se o resultado for positivo, é considerado bom e, se é +50, é considerado excelente.
Requisitos MLB MLA MLM MLU MLC MCO MPE
# Pesquisas mínimas 30 25 15 10 10 10 10
% Respostas / Usuários ativos 1% 1% 1% 1% 1% 1% 1%

NPS Negativo Nível 4 Nível 3 Nível 2 Nível 1
N/A N/A N/A > = 20% > = 40%
Importante:
- No caso de você já ser um partner, fique atento ao nosso Processo de Quarentena e conheça quais sanções podem ser aplicadas caso você deixe de cumprir com os benefícios do DPP, ou caso não seguir o que está descrito nos nossos Termos e Condições.
- Será requisito para atingir os níveis Gold e Platinum cumprir com o número mínimo de pesquisas e com 1% de respostas dos seus usuários ativos para a amostra ser representativa.

Benefícios

Fazer parte do programa vai te trazer diversos benefícios, saiba quais são!

Comerciais Técnicos Negócios
Partner Certificado Partner Silver Partner Gold Partner Platinum
Medalha de Aplicação Certificada
Publicação em nossa Central de Parceiros
Contato direto com Partner Developer (questões comerciais, técnicas e de negócios)
Participação no Certified Partner Summit
Capacitações mútuas entre equipe comercial e partners
Participação como speakers em webinars e workshops.
Destaque Especial em nossa Central de Parceiros
Contato com Vendedores estratégicos assessorados pelo Mercado Livre
Destaque como case de sucesso na Central de vendedores
Partner Certificado Partner Silver Partner Gold Partner Platinum
Acesso exclusivo ao suporte com SLA de primeira resposta.
*Certificado resposta em 12 horas
*Silver resposta em 6 horas

*Gold resposta em 3 horas

*Platinum acesso VIP
Acesso ao canal no Slack para potencializar a comunicação com nossa comunidade.
Acesso a relatórios de erros e estatísticas para melhorar sua integração.
Mentoria de UX e Arquitetura de Sistemas.
Descontos exclusivos em Cloud Services.
Ser beta tester de novas iniciativas.
Participar como speaker em eventos de TI na América Latina promovendo boas práticas em tecnologia.
Partner Certificado Partner Silver Partner Gold Partner Platinum
Mentoria para modelagem de negócios.
Acesso a aceleradoras de investimento.
Facilitamos o contato com sellers para validações técnicas e comerciais.
Regionalização de partners.

Certificar uma aplicação

Importante:
Após verificação dos requisitos acima, consulte as nossas FAQs.