Feedback sobre uma venda

Concretizada uma venda (ou compra), o vendedor poderá deixar seu feedback sobre a transação e qualificar a contraparte.
Quando a operação for qualificada como concretizada, para envios "custom" e "me1", deve se indicar que o produto já foi entregue; por isso, é importante lembrar que este processo só deve ser realizado quando houver certeza de que o produto foi entregue ao comprador. Assim, quando o vendedor qualificar, será enviada uma mensagem para o comprador perguntando sobre a venda e solicitando que confirme ter recebido o produto dessa venda.
Atualmente, essa ação só é válida para acompanhar os status de envio entregues, isto é, ela não impacta de maneira nenhuma na reputação do Seller envolvido; deverá sempre ser aplicada para mudar o status para entregue em vendas sem Mercado Envios, o que movimenta essas vendas para as listas de finalizadas.

Contenidos

→Descrição de recursos
→Valores aceitos para enviar como "motivo"
→Publicar feedback
→Responder o feedback
→Como conheço a ID de feedback da outra parte?
→Alterar feedback


Descrição de recursos

Atributo Descrição
fulfilled Indica se a operação foi ou não foi concretizada. Valores possíveis: True / False. Obrigatório.
message Cadeia com menos de 160 caracteres. Obrigatório.
rating Qualificação da operação. Valores possíveis: ‘negative’, ‘neutral’ ou ‘positive’ (somente em caso de ‘fulfilled’: ‘true’) Obrigatório.
reason Motivo Valores possíveis: ver tabela "Valores aceitos..." Obrigatório. (Em caso de ‘fulfilled’: ‘false’)
restock_item Indica que o pedido não foi completado, por isso, o item deve ser reposto. A única restrição para a reposição é que o status do item não possa ser fechado. Valores possíveis: true / false


Valores aceitos para enviar como "reason"

Os motivos disponíveis para vendedores são:

  • OUT_OF_STOCK: Sem estoque
  • BUYER_NOT_ENOUGH_MONEY: Comprador não tem dinheiro suficiente
  • BUYER_REGRETS: Comprador se arrependeu da operação
  • SELLER_REGRETS: Vendedor se arrependeu da operação
  • BUYER_DID_NOT_ANSWER: Comprador não responde
  • THEY_NOT_HONORING_POLICIES: Comprador não está atendendo às políticas
  • OTHER_MY_RESPONSIBILITY: Responsabilidade própria (outro motivo)
  • OTHER_THEIR_RESPONSIBILITY: Responsabilidade da contraparte (outro motivo)
  • DUBIOUS_BUYER: Comprador não confiável
  • HIGH_ML_COMISSION: Comissão de venda muito alta
  • HIGH_TAXES: Taxas muito altas
  • SELLER_HOLIDAY: Não há operação por férias
  • UNFRIENDLY_SHIPMENT_POLICY: Comprador não aceita política de envio
  • UNAVAILABLE_PRODUCT: Produto não disponível
  • SELLER_ADDRESS_WITHDRAWAL: Comprador prefere retirar pessoalmente
  • WRONG_RECEIVER_ADDRESS: Endereço de entrega errado
  • HIGH_SHIPMENT_COST: Custos de envio muito altos
  • WRONG_SHIPMENT_COST: Custo de envio mal calculado
  • UNPRINTED_LABEL: Etiqueta não pode ser impressa
  • UNWITHDRAWN_PRODUCT_BY_DELIVER_COMPANY: Empresa de envio não retirou o produto para entrega
  • DENIED_PACKAGE: Empresa de envio não aceita o pacote por causa do tamanho ou peso
  • UNABLE_TO_READ_LABEL: Empresa de envio não consegue ler a etiqueta
  • MANUFACTURING_PRODUCT_NOT_FINISHED: Produto manufaturado sem acabar
  • SHIPMENT_PROBLEM_OTHER: Envio teve algum outro problema
  • DELIVERY_COMPANY_PROBLEM_OTHER: Empresa de envio teve outro problema

Os motivos disponíveis para compradores são:

  • OUT_OF_STOCK: Sem estoque
  • BUYER_PAID_BUT_DID_NOT_RECEIVE: Comprador realizou o pagamento, mas não recebeu o produto
  • OTHER_MY_RESPONSIBILITY: Responsabilidade própria (outro motivo)
  • BUYER_REGRETS: Comprador se arrependeu da operação
  • HIGH_SHIPMENT_COST: Custo de envio alto
  • SELLER_DID_NOT_ANSWER: Vendedor não responde
  • THEY_NOT_HONORING_POLICIES: Comprador não está atendendo às políticas
  • OTHER_THEIR_RESPONSIBILITY: Responsabilidade da contraparte (outro motivo)
  • DESCRIPTION_DIDNT_MATCH_ARTICLE: Descrição não corresponde ao item


Publicar feedback

Para associar um feedback a um pedido, envie uma solicitação POST para o pedido, conforme o exemplo a seguir:

curl -X POST -H "Content-Type: application/json" -d
'{
  "fulfilled": false,
  "rating": "neutral",
  "message": "Operation not completed",
  "reason": "OUT_OF_STOCK",
  "restock_item": false,
}' 
https://api.mercadolibre.com/orders/$ORDER_ID/feedback?access_token=$ACCESS_TOKEN
Nota:
A partir de 18 de junho de 2020, o vendedor não poderá enviar um feedback "não especificado" quando a ordem expirar.
Status: 400
Erro: not_fulfilled_feedback_in_order_expired.
Mensagem de erro: You can't submit a not fulfilled feedback after order has expired.


Responder o feedback

Você pode responder ao feedback recebido de seus parceiros comerciais para explicar quais são seus motivos ou apresentar mais informações com uma solicitação POST para a API, incluindo o feedback_id, conforme descrito a seguir:

curl -X POST -H "Content-Type: application/json" -d'{
"reply":"Muchas gracias por la buena predisposición"
}' 
https://api.mercadolibre.com/feedback/$FEEDBACK_ID/reply?access_token=$ACCESS_TOKEN


Como conheço a ID de feedback da outra parte?

As informações podem ser obtidas fazendo uma solicitação GET para pedidos. Se você já tiver feito isso, não será necessário fazer novamente, pois o feedback_id está incluído na resposta GET:

curl -X GET https://api.mercadolibre.com/orders/$ORDER_ID?access_token=$ACCESS_TOKEN

Reposta:

{
  "id": 825103323,
  "status": "confirmed",
  "status_detail": {
  "code": null,
  "description": null
  },
  "date_created": "2014-03-17T23:27:53.000-04:00",
  "date_closed": "2014-03-17T23:27:53.000-04:00",
  "last_updated": "2014-06-01T16:36:28.000-04:00",
  "order_items": [
  {
    "item": {
      "id": "MLA494467937",
      "title": "Tag Heuer Aquaracer Automatico 43mm Cal16 Day-d Linea Nueva",
      "variation_id": null,
      "variation_attributes": []
    },
    "quantity": 1,
    "unit_price": 24100,
    "currency_id": "ARS"
  }
  ],
  "total_amount": 24100,
  "currency_id": "ARS",
  "buyer": {
  "id": 9981145,
  "nickname": "CARLITOS8665",
  "email": "carlitos8665@gmail.com",
  "phone": {
    "area_code": "011",
    "number": "1544706706",
    "extension": null
  },
  "alternative_phone": {
    "area_code": "011",
    "number": "48027618",
    "extension": null
  },
  "first_name": "Carlos",
  "last_name": "Acuña",
  "billing_info": {
    "doc_type": null,
    "doc_number": null
  }
  },
  "seller": {
  "id": 114499680,
  "nickname": "WATCHES-LUXURY2",
  "email": "watches-luxury2@hotmail.com",
  "phone": {
    "area_code": null,
    "number": "( 011) 1552490473",
    "extension": null
  },
  "alternative_phone": {
    "area_code": null,
    "number": "",
    "extension": null
  },
  "first_name": "carolina soledad",
  "last_name": "casares"
  },
  "payments": [],
  "feedback": {
  "purchase": {
    "id": 5040068164512,
    "date_created": "2014-04-07T11:20:00.000-04:00",
    "fulfilled": true,
    "rating": "positive",
    "status": "active"
  },
  "sale": {
    "id": 5040068160032,
    "date_created": "2014-04-07T11:20:57.000-04:00",
    "fulfilled": true,
   "rating": "neutral",
    "status": "active"
  }
  },
  "shipping": {
  "status": "to_be_agreed"
  },
  "tags": [
  "paid",
  "not_delivered"
  ],
  "mediations": [],
  "application_id": "2568868276694852",
  "hidden_for_seller": false,
  "buying_mode": "buy_it_now"
}

Existe um par de feedback_ids para cada transação: compra e venda. Neste exemplo, o “id”: 5040068160032 é o feedback_id da venda, enquanto o “id”: 5040068164512 corresponde à compra.


Alterar feedback

Você já aprendeu a realizar uma solicitação GET para obter o feedback_id da outra parte realizando apenas uma solicitação POST para a API, conforme mostrado a seguir:

curl -X PUT -H "Content-Type: application/json" -d '{
  "fulfilled": true,
  "rating": "positive",
  "message": "It’s ok.",
}' 
https://api.mercadolibre.com/feedback/$FEEDBACK_ID?access_token=$ACCESS_TOKEN

Próximo: Consultar usuários avançados.