Feedback de uma venda

Uma vez concretizada uma venda (ou compra), o vendedor poderá dar um feedback sobre esta transação e qualificar a contraparte positivamente. Ao qualificar o comprador o Seller indica que o produto ja foi entregue e é importante que se tenha em conta de fazer esse processo somente quando se tenha certeza deste fato em relação entrega ao comprador.

Esta ação é indicada para ser utilizada quando o envio é “custom” e para "me1" já que desta forma quando for feita a qualificação por parte do vendedor, ao comprador será enviada uma mensagem, questionando este sobre a venda e solicitando uma confirmação do recebimento do produto desta venda.

Esta ação é valida hoje somente para tratar do seguimento dos status de envio entregue, ou seja isto não impacta de maneira alguma em relação a reputação do Selller em questão, isto sempre deverá ser usado para uma movimentação do status para entregue em vendas sem Mercado Envios, também movendo estas a listagem de finalizdas.

Conteúdos

→Descrição de recursos
→Valores possíveis para motivo
→Publicação de feedback
→Resposta ao feedback
    ↳Como verifico o ID de feedback da outra parte?
→Alteração do feedback anterior


Descrição de recursos

Atributo Descrição
completado Verdadeiro ou falso. Indica se o pedido foi finalizado ou não. Obrigatório.
mensaje Cadeia com menos de 160 caracteres. Obrigatório.
calificación Os valores possíveis são: “negative”, "neutral", caso tenha sido “fulfilled”: "false" ou "positive”’, caso tenha sido "fulfilled”’: "true”. Obrigatório.
motivo Campo obrigatório caso tenha sido "fulfilled”: "false".
restock_item Só para vendedores, caso tenha sido "fulfilled": "false". Caso seja "restock_item": "true", significa que o pedido não foi finalizado e o produto deve ir para reposição de estoque. A única restrição para a reposição é que o estado do produto não pode ser ”closed”.


Valores possíveis para motivo

Vendedor (Todos os sites, exceto MLB, MPA e MRD):

  • SELLER_OUT_OF_STOCK
  • SELLER_DIDNT_TRY_TO_CONTACT_BUYER
  • BUYER_NOT_ENOUGH_MONEY
  • BUYER_REGRETS

Vendedor (MPA e MRD):

  • SELLER_REGRETS
  • THEY_DIDNT_ANSWER
  • BUYER_REGRETS
  • SELLER_OUT_OF_STOCK
  • SELLER_DIDNT_TRY_TO_CONTACT_BUYER
  • BUYER_NOT_ENOUGH_MONEY
  • THEY_NOT_HONORING_POLICIES
  • OTHER_MY_RESPONSIBILITY
  • OTHER_THEIR_RESPONSIBILITY

Comprador:

  • SELLER_OUT_OF_STOCK
  • BUYER_PAID_BUT_DID_NOT_RECEIVE
  • OTHER_MY_RESPONSIBILITY


Publicação de feedback

Para associar um feedback a um pedido, envie uma solicitação POST para o pedido, conforme o exemplo a seguir:

curl -X POST -H "Content-Type: application/json" -d
'{
  "fulfilled": false,
  "rating": "neutral",
  "message": "Operation not completed",
  "reason": "THEY_DIDNT_ANSWER",
  "restock_item": false,
}'

"https://api.mercadolibre.com/orders/{order_Id}/feedback?access_token=$ACCESS_TOKEN"


Resposta ao feedback

Você pode responder ao feedback recebido de seus parceiros comerciais para explicar quais são seus motivos ou apresentar mais informações com uma solicitação POST para a API, incluindo o feedback_id, conforme descrito a seguir:

curl -X POST -H "Content-Type: application/json" -d'{
"reply":"COMMENT 2."
}' "https://api.mercadolibre.com/feedback/{feedback_Id}/reply?access_token=$ACCESS_TOKEN"


Como verifico o ID de feedback da outra parte?

As informações podem ser obtidas fazendo uma solicitação GET para pedidos. Se você já tiver feito isso, não será necessário fazer novamente, pois o feedback_id está incluído na resposta GET:

curl -X GET "https://api.mercadolibre.com/orders/{order_Id}?access_token=$ACCESS_TOKEN"

Reposta:

{
  "id": 825103323,
  "status": "confirmed",
  "status_detail": {
  "code": null,
  "description": null
  },
  "date_created": "2014-03-17T23:27:53.000-04:00",
  "date_closed": "2014-03-17T23:27:53.000-04:00",
  "last_updated": "2014-06-01T16:36:28.000-04:00",
  "order_items": [
  {
    "item": {
      "id": "MLA494467937",
      "title": "Tag Heuer Aquaracer Automatico 43mm Cal16 Day-d Linea Nueva",
      "variation_id": null,
      "variation_attributes": []
    },
    "quantity": 1,
    "unit_price": 24100,
    "currency_id": "ARS"
  }
  ],
  "total_amount": 24100,
  "currency_id": "ARS",
  "buyer": {
  "id": 9981145,
  "nickname": "CARLITOS8665",
  "email": "carlitos8665@gmail.com",
  "phone": {
    "area_code": "011",
    "number": "1544706706",
    "extension": null
  },
  "alternative_phone": {
    "area_code": "011",
    "number": "48027618",
    "extension": null
  },
  "first_name": "Carlos",
  "last_name": "Acuña",
  "billing_info": {
    "doc_type": null,
    "doc_number": null
  }
  },
  "seller": {
  "id": 114499680,
  "nickname": "WATCHES-LUXURY2",
  "email": "watches-luxury2@hotmail.com",
  "phone": {
    "area_code": null,
    "number": "( 011) 1552490473",
    "extension": null
  },
  "alternative_phone": {
    "area_code": null,
    "number": "",
    "extension": null
  },
  "first_name": "carolina soledad",
  "last_name": "casares"
  },
  "payments": [],
  "feedback": {
  "purchase": {
    "id": 5040068164512,
    "date_created": "2014-04-07T11:20:00.000-04:00",
    "fulfilled": true,
    "rating": "positive",
    "status": "active"
  },
  "sale": {
    "id": 5040068160032,
    "date_created": "2014-04-07T11:20:57.000-04:00",
    "fulfilled": true,
   "rating": "neutral",
    "status": "active"
  }
  },
  "shipping": {
  "status": "to_be_agreed"
  },
  "tags": [
  "paid",
  "not_delivered"
  ],
  "mediations": [],
  "application_id": "2568868276694852",
  "hidden_for_seller": false,
  "buying_mode": "buy_it_now"
}

Existe um par de feedback_ids para cada transação: compra e venda. Neste exemplo, o “id”: 5040103892781 é o feedback_id da venda, enquanto o “id”: 5040103885872 corresponde à compra.


Alteração do feedback anterior

Você já aprendeu a realizar uma solicitação GET para obter o feedback_id da outra parte realizando apenas uma solicitação POST para a API, conforme mostrado a seguir:

curl -X PUT -H "Content-Type: application/json" -d '{
  "fulfilled": true,
  "rating": "positive",
  "message": "It’s ok.",
}' "https://api.mercadolibre.com//feedback/{feedback_id}?access_token=$ACCESS_TOKEN"
Nota:
Se o comprador aplica o feedback de que já recebeu o produto, o vendedor não pode aplicar ou editar o feedback dizendo que a compra não se concretizou.

Próximo: Consultar usuários avançados.