Gerenciamento de pacotes de veículos

Em imóveis, para publicar um anúncio, o vendedor precisa ter um pacote de publicação contratado com o Mercado Livre. Esta contratação é feita diretamente com a equipe comercial. Com o pacote alocado, tanto o vendedor (quanto o integrador) já estão prontos para publicar, seja via API, ou pela nossa plataforma. O tipo de pacote é representado pelo campo listing_type do anúncio.

Nota:
Para realizar testes, você deverá encaminhar o usuário de teste para o canal de suporte para este ser ativado como real estate (imobiliária) e alocado a um pacote de publicação.

Conteúdos

→Tipos de pacote
→Pesquisar pacotes por categoria
→Pesquisar pacotes de anúncios contratados por um usuário
→Descrição de recursos
→Conferir se um usuário tem um listing_type específico disponível
→Realizar o upgrade de um anúncio (destacar)


Tipos de pacote

Existem 2 tipos de pacotes:
Pacote de publicação: obrigatório para que o vendedor possa publicar anúncios. Este pacote é o prata (silver), ou seja, listing_type = silver.
Pacote de destaque: este pacote é opcional, e o vendedor utiliza este pacote para aumentar a exposição dos seus anúncios. Pode ser o ouro (listing_type = gold) e o diamante (listing_type = gold_premium).
Ambos os pacotes contém quotas que são consumidas a cada publicação de anúncio (no caso de um pacote de publicação) e a cada vez que se realiza um upgrade / destaque (no caso de um pacote de destaque).
O listing_type usado para publicar um anúncio será sempre o mais baixo: "prata", e, se quiser destacar o anúncio, deverá atualizar o anúncio com o listing_type desejado (consumindo uma quota no pacote de destaque).
Lembre-se que nas chamadas GET ao recurso de API classifieds_promotion_packs, você pode usar o parâmetro package_content (tipo de pacote) para saber qual pacote você quer consultar: Recuerda que en las llamadas GET al recurso de API classifieds_promotion_packs, puedes usar el parámetro package_content (tipo de paquete) para saber qué paquete quieres consultar:

Parâmetro: package_content
Obrigatório: Não
Default: publications
Tipo: String
Valores: tipo do pacote::

  • publications - pacotes de publicação
  • upgrades - pacotes de destaque
  • developments - pacotes de empreendimentos imobiliários
  • ALL - retorna todos os pacotes disponíveis

Um cliente, obrigatoriamente, deve ter um pacote de publicação para anunciar, mas os pacotes de destaques são opcionais. O cliente também pode ter mais de um pacote ativo ao mesmo tempo. Cada pacote ativo tem suas próprias quotas, datas de vencimento, etc.
Para saber como enviar uma publicação, visite a página Publicação de Imóveis, e lembre-se: o anúncio primeiramente deve ser enviado e publicado com um pacote de publicação, para posteriormente realizar um upgrade para um pacote de destaque, conforme explicado mais abaixo nesta página. Publicación de vehículos


Pesquisar pacotes por categoria

Para consultar os pacotes disponíveis para as categorias de classificados, deve-se primeiramente saber qual a categoria a ser utilizada, de qual site. Por exemplo, para Brasil, categoria de imóveis é MLB1459.

Chamada:

curl -X GET https://api.mercadolibre.com/categories/{category_id)/classifieds_promotion_packs

Exemplo:

curl -X GET https://api.mercadolibre.com/categories/MLB1743/classifieds_promotion_packs

Resposta:

[
  {
    "id": "PUS30FREE",
    "category_id": "MLB1459",
    "brand": "MLREALESTATE",
    "description": "Todo o seu estoque",
    "price": 0,
    "package_type": "unlimited",
    "package_content": "publications",
    "duration": 30,
    "status": "active",
    "charge_type_id": "free",
    "max_upgrades": 0,
    "quota_type": "reusable",
    "listing_details": [
      {
        "listing_type_id": "silver",
        "available_listings": 100000
      }
    ]
  }
]

Pesquisar pacotes de anúncios contratados por um usuário

Esta consulta é importante, pois através dela você pode saber quais os pacotes um cliente tem e qual a quantidade de anúncios disponíveis em cada um, informando o id do usuário (cliente), o tipo de pacote (package content) e o token. Veja abaixo um exemplo de chamada.

Chamada:

curl -X GET https://api.mercadolibre.com/users/{user_id}/classifieds_promotion_packs?package_content=$PACKAGE_CONTENT&access_token=$ACCESS_TOKEN;

Exemplo:

curl -X GET https://api.mercadolibre.com/users/135146148/classifieds_promotion_packs?package_content=ALL&access_token=$ACCESS_TOKEN;

Resposta:

[
    {
     "id": 754985,
     "user_id": "135146148",
     "promotion_pack_id": "MPAB",
     "category_id": "MLU1743",
     "description": "Paquete 15 Básico",
     "package_type": "rotary",
     "package_content": "publications",
     "status": "active",
     "date_created": "2013-05-23T15:34:48.498-04:00",
     "date_start": "2013-05-23T15:34:47.544-04:00",
     "date_expires": "2013-06-22T15:34:47.544-04:00",
     "date_stopped": null,
     "last_updated": "2013-05-23T15:35:48.211-04:00",
     "engagement_type": "none",
     "charge_id": 822129921,
     "remaining_listings": 15,
     "used_listings": 0,
     "listing_details": [
        {
           "listing_type_id": "silver",
           "available_listings": 15,
           "used_listings": 0,
           "remaining_listings": 15
        }
     ]
    }
]

Atente-se que pelo campo status = active, você pode verificar apenas os planos que ainda estão ativos. Através do package_content, você descobre se o pacote é de publicação (publications) ou destaque (upgrades). Por fim, através do campo remaining_listings, você consegue saber quantas publicações o cliente ainda tem direito. Isso é importante, porque você pode mostrar em seu sistema quantos pacotes o cliente tem, e qual a quantidade de anúncios restantes, para publicar e destacar, antes de enviar uma publicação para o Mercado Livre.


Descrição de recursos

Atributo Descrição
id Identificador exclusivo do pacote.
user_id ID exclusivo do usuário contratante do pacote.
category_id Categoria do pacote.
description Nome do pacote.
package_type Detalhes do pacote.
status Os valores possíveis de status do pacote são: active: o usuário pode usar esse pacote para publicar. Quando ele fizer a publicação, uma available_listing será descontada. pending: o pacote ainda não está ativo. finished: pacote expirado.
date_created Data de criação do pacote.
date_start Data de ativação do pacote.
date_expires Data de expiração do pacote.
date_stopped Data de finalização do pacote.
last_updated Última atualização do pacote.
engagement_type Os valores possíveis são: “nenhum”: o pacote foi contratado apenas por uma vez. “recontratação”: quando o pacote expirar, um package_type similar será automaticamente recontratado.
charge_id ID exclusivo da cobrança gerada durante a contratação do pacote.
listing_details información detallada sobre tipos y Informações detalhadas sobre tipos de publicações e disponibilidade.
listing_type_id listing_type associado ao pacote.
available_listings Quantidade de publicações obtidas pelo usuário com o pacote.
used_listings Publicações já enviadas.
remaining_listings Publicações restantes disponíveis.

Conferir se um usuário tem um listing_type específico disponível

Esta é uma maneira mais rápida para saber se o usuário possui um listing_type específico.

curl -X GET https://api.mercadolibre.com/users/{user_id}/classifieds_promotion_packs/silver?access_token=$ACCESS_TOKEN

Realizar o upgrade de um anúncio (destacar)

Para destacar um anúncio, você deverá realizar a postagem abaixo. Lembre que, para poder realizar esta ação, o usuário deve ter contratado previamente um pacote destaque.

Chamada:

POST https://api.mercadolibre.com/items/{item_id}/listing_type?access_token=$ACCESS_TOKEN

Exemplo:

curl -X POST 'https://api.mercadolibre.com/items/MLA111111111/listing_type?access_token=$ACCESS_TOKEN' -d '{"id":"gold_premium"}'

No exemplo acima, o anúncio está fazendo o upgrade para o listing type = gold_premium (diamante). Lembre-se também que não é gerado nenhum tipo de cobrança ao realizar esta chamada, e que caso o upgrade seja desfeito, a quota de destaque volta a ficar disponível. Também não é possível destacar uma publicação sem a contratação de pelo menos um pacote de destaques.


Próximo: Publicação de automóveis.