Documentação do Mercado Livre
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O que é um reclamação?
Uma reclamação é uma solicitação formal que os usuários podem apresentar para expressar insatisfação ou problemas relacionados a um processo específico. Essas reclamações são essenciais para resolver problemas, garantir uma experiência positiva para os usuários e manter a integridade do serviço. Existem quatro tipos de reclamações, cada um associado a um aspecto diferente da transação na plataforma. A seguir, detalhamos os tipos de reclamações possíveis:
- Order (Ordem): Reclamações geradas a partir de uma ordem de compra na plataforma Mercado Livre, como discrepâncias no produto, erros na quantidade ou outros problemas. Isso permite que os usuários comuniquem insatisfações e recebam soluções adequadas.
- Shipment (Envio): Reclamações relacionadas ao processo de entrega, incluindo atrasos, produtos danificados ou problemas logísticos. Essas queixas ajudam a resolver rapidamente os problemas, melhorando a experiência do cliente.
- Payment (Pagamento): Reclamações sobre pagamentos feitos através da plataforma, incluindo cobranças incorretas, falhas no processamento ou disputas de transações. Esse mecanismo permite resolver problemas e melhorar a confiabilidade do sistema de pagamentos.
- Purchase (Compra): Reclamações derivadas de uma compra na plataforma, focando em produtos defeituosos ou discrepâncias na descrição. Isso facilita uma rápida resolução e reforça a confiança do cliente na plataforma.
Notificações de reclamações
Na seção "Minhas aplicações", edite sua aplicação e habilite o tópico "Claims" no nosso feed. Isto permitirá receber notificações imediatas sempre que se inicie uma reclamação ou se produza alguma interação relacionada. Mantenha-se informado e a par de todas as atualizações importantes sobre as reclamações. Para mais detalhes, consulte a informação completa sobre as notificações de reclamações.
Possíveis filtros por Tópicos
Filtro | Type | Value | Detalhe value |
---|---|---|---|
fulfilled | Boolean | true - false | Indica basicamente se a reclamação é PDD (true) ou PNR (false) |
event_type | String | insert, update | Tipo de operação realizada na reclamação |
stage | String | claim, dispute, recontact, stale, none | Etapa da reclamação |
resource | String | payment, order, shipment, purchase | Recurso sobre o qual a reclamação é criada |
site_id | String | mlb, mlm, mla, mlu, mco, mlc, mpe, mlv, mec, mcr, mbo, mrd, mpa, mgt, mpy, msv | Site de procedência |
type | String | mediations, returns, ml_case, cancel_sale, fulfillment, cancel_purchase | Tipo de reclamação |
parent_id | |||
test_claim | Boolean | true - false | Indica se a reclamação é de teste (true) ou não (false) |
status | Boolean | opened - closed | Indica o estado da reclamação seja (opened) ou (closed) |
Consultar uma reclamação
Para consultar a informação sobre uma reclamação, incluindo seu estado atual, é necessário consultar o recurso /claims/$CLAIMS
Chamada:
curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/$CLAIM_ID
Exemplo:
curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' https://api.mercadolbre.com/post-purchase/v1/claims/5281510459
Resposta:
{
"id": 5281510459,
"resource_id": 2000008659553306,
"status": "opened",
"type": "mediations",
"stage": "claim",
"parent_id": null,
"resource": "order",
"reason_id": "PDD9949",
"fulfilled": true,
"quantity_type": "total",
"players": [
{
"role": "complainant",
"type": "buyer",
"user_id": 1550979062,
"available_actions": []
},
{
"role": "respondent",
"type": "seller",
"user_id": 1632279809,
"available_actions": [
{
"action": "send_message_to_complainant",
"mandatory": false,
"due_date": null
},
{
"action": "open_dispute",
"mandatory": false,
"due_date": null
},
{
"action": "return_review_fail",
"mandatory": false,
"due_date": null
},
{
"action": "return_review_ok",
"mandatory": false,
"due_date": null
},
{
"action": "refund",
"mandatory": false,
"due_date": null
}
]
},
{
"role": "mediator",
"type": "internal",
"user_id": 46622406,
"available_actions": []
}
],
"resolution": null,
"site_id": "MLA",
"date_created": "2024-07-01T15:19:11.000-04:00",
"last_updated": "2024-07-01T15:22:26.000-04:00",
"related_entities": [
"return"
]
}
Campos da resposta:
A resposta de um GET ao recurso /claims/$CLAIM_ID fornecerá os seguintes parâmetros
- id: ID da reclamação.
- resource_id: ID do recurso sobre o qual a reclamação é criada. Depende do "resource".
- status: estado da reclamação. Pode ter dois valores: opened e closed.
- type: Tipo de reclamação. Pode assumir um dos seguintes valores:
- meditations: reclamação entre comprador e vendedor.
- return: devolução do produto. Neste caso, não há mensagens. Para devoluções, siga a documentação de Trabalhar com devoluções.
- fulfillment: Reclamação entre comprador e Mercado Livre com origem de compra com envio full.
- ml_case: Cancelamento da compra por parte do comprador devido a envio demorado.
- cancel_sale: cancelamento da compra por parte do vendedor.
- cancel_purchase: cancelamento da compra por parte do comprador.
- change: mudanças de produto. Indica que será realizada uma troca do produto.
- service: Cancelamento de um serviço ordens bundle.
- stage: Etapa da reclamação. Pode assumir um dos seguintes valores:
- claim: etapa da reclamação onde intervêm o comprador e o vendedor.
- dispute: Etapa de mediação onde intervém um representante do Mercado Livre.
- recontact: etapa em que uma das partes entra em contato após o fechamento da reclamação/disputa.
- none: não se aplica.
- stale: Etapa da reclamação onde intervêm o comprador e Mercado Livre para reclamações do tipo ml_case.
- parent_id: ID de outra reclamação da qual depende.
- resource: identificador do recurso sobre o qual a reclamação é criada. Pode ser:
- payment
- order
- shipment
- purchase
- reason_id: Razão/motivo pelo qual a reclamação foi criada. Interfere diretamente com as soluções que podem ser propostas
- PNR: Produto Não Recebido
- PDD: Produto Diferente ou Defeituoso
- CS: Compra Cancelada
- fulfilled: Indica se a reclamação é iniciada por um produto entregue ou não. Pode ter dois valores: false | true.
- quantity_type: informa se a reclamação é parcial ou não
- partial: indica que é uma reclamação parcial
- total: indica que é uma reclamação completa
- players: lista dos atores que participam da reclamação com suas respectivas ações e tempos disponíveis.
- role: papel dentro da reclamação. Pode ser:
- complainant: pessoa que reclama.
- respondent: pessoa a quem se reclama.
- mediator: pessoa que intervém para ajudar a resolver o problema.
- purchase: comprador - Mercado Livre.
- type: papel que a pessoa ocupa sobre a operação que está sendo reclamada. Pode variar de acordo com o recurso.
- Payment: comprador ou coletor.
- Order: comprador ou vendedor.
- Shipment: receptor ou remetente.
- user_id: ID do usuário no ML que cumpre o papel.
- available_actions: lista de ações que podem ser executadas por cada uma das partes intervenientes:
- action: ações possíveis de serem realizadas. Para o vendedor serão:
- send_message_to_complainant: enviar mensagem para o comprador (com ou sem anexos).
- send_message_to_mediator: enviar mensagem para o mediador (com ou sem anexos).
- recontact(não disponível ainda): reabrir uma reclamação já encerrada, por meio de uma interação, como uma mensagem.
- refund: devolver o dinheiro do comprador.
- open_dispute: iniciar uma mediação.
- send_potential_shipping: enviar uma promessa de envio, uma data.
- add_shipping_evidence: publicar uma evidência de que o produto foi enviado.
- send_attachments: enviar mensagem com anexos.
- allow_return: gerar etiqueta de devolução.
- allow_return_label: gerar etiqueta de devolução.
- allow_partial_refund: devolução parcial do dinheiro do comprador para reclamações do tipo PDD.
- send_tracking_number: enviar o número de rastreamento do envio (tracking number).
- return_review_fail: realizar a revisão não ok de uma devolução.(tracking number).
- return_review_ok: realizar a revisão ok de uma devolução.(tracking number).
- mandatory: campo do tipo true onde a ação é obrigatória e deve ser cumprida antes do tempo limite.
- due_date: tempo limite para realizar a ação.
- action: ações possíveis de serem realizadas. Para o vendedor serão:
- role: papel dentro da reclamação. Pode ser:
- resolution: forma de resolução da reclamação.
- reason: forma de resolução da reclamação
- already_shipped: Produto a caminho
- buyer_claim_opened: Encerramento da devolução por abertura de outra reclamação
- buyer_dispute_opened: Encerramento da devolução por abertura de outra reclamação em disputa (com mediação do Mercado Livre)
- charged_back: Encerramento por contracargo
- coverage_decision: Disputa encerrada com cobertura pelo ML
- found_missing_parts: Comprador encontrou as partes faltantes
- item_returned: Produto devolvido
- no_bpp: Encerramento sem cobertura por parte do ML
- not_delivered: Produto não entregue
- opened_claim_by_mistake: Comprador criou a reclamação por engano
- partial_refunded: Reembolso parcial do pagamento concedido ao comprador
- payment_refunded: Pagamento devolvido ao comprador
- prefered_to_keep_product: Comprador preferiu ficar com o produto
- product_delivered: Falha de um representante do Mercado Livre
- reimbursed: Reembolso
- rep_resolution: Falha de um representante do Mercado Livre
- respondent_timeout: Vendedor não responde
- return_canceled: Devolução cancelada pelo comprador
- return_expired: Devolução vencida sem alteração de status no envio
- seller_asked_to_close_claim: Vendedor pediu ao comprador que encerrasse a reclamação
- seller_did_not_help: Comprador conseguiu resolver o problema sem a ajuda do vendedor
- seller_explained_functions: Vendedor explicou como funcionava o item
- seller_sent_product: Vendedor enviou o produto
- timeout: Encerramento por timeout de ação ao comprador
- warehouse_decision: Encerramento por demora na revisão do produto no Warehouse
- warehouse_timeout: Encerramento por demora na revisão do produto no Warehouse
- worked_out_with_seller: Comprador resolveu com o vendedor fora do ML
- low_cost: Encerramento porque o custo do envio é maior que o do produto
- item_changed: Encerramento porque a troca foi feita com sucesso
- change_expired: A troca não foi realizada e o tempo permitido expirou
- change_cancelled_buyer: Encerramento proativo de uma troca pelo comprador
- change_cancelled_seller: Encerramento proativo de uma troca pelo vendedor
- change_cancelled_meli: Encerramento de uma troca pelo Meli
- shipment_not_stopped: Encerramento porque o envio não conseguiu ser interrompido
- cancel_installation: Cancelamento de serviço de instalação
- data_created: Data de resolução/encerramento da reclamação
- benefited: Beneficiários da resolução (complainant**|**respondent**|**)
- closed_by: Ator que encerrou a reclamação (mediator | buyer)
- applied_coverage: Cobre a reclamação (false | true)
- site_id: ID do site onde a reclamação se desenvolve
- created_date: Data de criação/abertura da reclamação
- last_updated: Data da última atualização sobre a reclamação
- related_entities: Contém uma lista de entidades relacionadas à reclamação. Caso não haja devoluções, os IDs terão vda.
- return: Indica que a reclamação tem uma devolução atribuída
- reason: forma de resolução da reclamação
Detalhes de uma reclamação
Para acessar informações detalhadas sobre uma reclamação, incluindo seu estado atual, é necessário consultar o recurso /claims/$CLAIMS/detail
Chamada:
curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/$CLAIM_ID/detail
Exemplo:
curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/5204934310/detail
Resposta:
{
"due_date": "2023-07-19T22:33:00.000-04:00",
"action_responsible": "mediator",
"title": "Devolución en mediación con Mercado Libre",
"description": "Intervinimos para ayudar. Te escribiremos antes del miércoles 19 de julio.",
"problem": "Nos dijiste que el producto llegó dañado"
}
Campos da resposta
A resposta de um GET ao recurso /claims/detail fornecerá os seguintes campos:
- due_date: Data limite para solucionar a reclamação
- action_responsible: Responsável pela ação. Pode ter dois valores: seller | buyer | mediator
- title: Título que detalha o estado da reclamação
- description: Descrição detalhada do estado em que se encontra a reclamação
- problem: Problema pelo qual a reclamação foi gerada
Buscar reclamações
A busca de reclamações fornece uma visão completa de todas as reclamações associadas a um vendedor específico. Esta ferramenta ajuda a monitorar e gerenciar as incidências relatadas.
Parâmetros:
Você pode consultar uma reclamação realizando uma busca no recurso de reclamações utilizando diversos parâmetros:
Query params | Type | Values | Detalhe value |
---|---|---|---|
date_created | date | (yyyy-MM-dd'T'HH:mm:ss.SS SZ) | Data de criação da reclamação. Ex.: 2018-05-01T00:00:00.000-0400 |
id | Long | {claimId} | ID da reclamação |
last_updated | date | (yyyy-MM-dd'T'HH:mm:ss.SS SZ) | Data da última atualização da reclamação. Ex.: 2018-05-01T00:00:00.000-0400 |
order_id | Long | {orderId} | Reclamação cujo recurso pode ou não ser um pedido, mas tal recurso está relacionado ao pedido do order_id inserido |
player_role | String | {userId} | ID do usuário interveniente na reclamação |
player_user_id | String | {userId} | ID do usuário interveniente na reclamação |
reason_id | Long | {reasonId} | Razão/motivo pelo qual a reclamação foi criada |
resource | String | shipment, payment, order, purchase | Recurso sobre o qual a reclamação foi criada |
resource_id | Long | {ID do recurso} | ID do recurso sobre o qual a reclamação foi criada |
site_id | String | {enabledSites} | ID do site onde a reclamação é desenvolvida |
stage | String | claim, dispute, recontact, stale, none | Etapa da reclamação |
status | String | mediations, returns, ml_case, cancel_sale, cancel_purchase, fulfillment, change | Tipo de reclamação |
Chamada:
curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN'
https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/search?status=opened
Resposta:
{
"paging": {
"total": 316,
"offset": 0,
"limit": 30
},
"data": [
{
"id": 5187110991,
"resource_id": 2000005489080336,
"status": "opened",
"type": "mediations",
"stage": "dispute",
"parent_id": null,
"resource": "order",
"reason_id": "PDD9528",
"fulfilled": true,
"quantity_type": null,
"players": [
{
"role": "complainant",
"type": "buyer",
"user_id": 1354382565,
"available_actions": []
},
{
"role": "respondent",
"type": "seller",
"user_id": 1295357671,
"available_actions": [
{
"action": "send_message_to_mediator",
"mandatory": false,
"due_date": null
}
]
}
],
"resolution": null,
"site_id": "MLM",
"date_created": "2023-04-18T12:06:48.000-04:00",
"last_updated": "2023-04-18T12:07:25.000-04:00"
},
{
"id": 5173473377,
"resource_id": 2000005051445424,
"status": "opened",
"type": "returns",
"stage": "dispute",
"parent_id": null,
"resource": "order",
"reason_id": "PDD9502",
"fulfilled": true,
"quantity_type": null,
"players": [
{
"role": "complainant",
"type": "buyer",
"user_id": 1299347553,
"available_actions": []
},
{
"role": "respondent",
"type": "seller",
"user_id": 1295357671,
"available_actions": [
{
"action": "send_message_to_mediator",
"mandatory": false,
"due_date": null
}
]
}
],
"resolution": null,
"site_id": "MLM",
"date_created": "2023-02-03T16:25:40.000-04:00",
"last_updated": "2023-03-13T22:41:49.000-04:00"
}
…
]
}
Personalizar a busca de reclamações
A busca de reclamações pode gerar uma ampla variedade de resultados, dependendo dos parâmetros utilizados. Para otimizar esse processo, são oferecidas diversas opções que melhoram a eficiência da busca.
Parâmetros:
Query params | Type | Values | Detalhe value |
---|---|---|---|
offset | Integer | Nível de deslocamento no conjunto de dados resultado da busca | |
limit | Integer | Quantidade limite de resultados que deseja que retorne a busca. Por padrão são 30 resultados e como máximo são 100 resultados | |
sort | String | field: date_asc, date_desc, qualquer campo da reclamação | Ordenação dos resultados da busca |
range (field) :after: "yyyy-MM-dd'T'HH:mm:ss.SSZ" before: "yyyy-MM-dd'T'HH:mm:ss.SSZ" | String | field: Qualquer data da reclamação | Busca entre/por intervalo de datas |
Chamada:
curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/search?status=opened&stage=dispute&sort=last_updated:asc
Resposta:
{
"paging": {
"total": 125,
"offset": 0,
"limit": 30
},
"data": [
{
"id": 5172740586,
"resource_id": 2000005028386014,
"status": "opened",
"type": "returns",
"stage": "dispute",
"parent_id": null,
"resource": "order",
"reason_id": "PDD9502",
"fulfilled": true,
"quantity_type": null,
"players": [
{
"role": "complainant",
"type": "buyer",
"user_id": 1298667949,
"available_actions": []
},
{
"role": "respondent",
"type": "seller",
"user_id": 1295357671,
"available_actions": [
{
"action": "send_message_to_mediator",
"mandatory": false,
"due_date": null
}
]
}
],
"resolution": null,
"site_id": "MLM",
"date_created": "2023-01-31T09:18:01.000-04:00",
"last_updated": "2023-02-13T23:57:02.000-04:00",
"return": null
},
{
"id": 5175655066,
"resource_id": 2000005121967322,
"status": "opened",
"type": "mediations",
"stage": "dispute",
"parent_id": null,
"resource": "order",
"reason_id": "PDD9553",
"fulfilled": true,
"quantity_type": null,
"players": [
{
"role": "complainant",
"type": "buyer",
"user_id": 1310908303,
"available_actions": []
},
{
"role": "respondent",
"type": "seller",
"user_id": 1295357671,
"available_actions": [
{
"action": "send_message_to_mediator",
"mandatory": false,
"due_date": null
}
]
}
],
"resolution": null,
"site_id": "MLM",
"date_created": "2023-02-15T08:59:41.000-04:00",
"last_updated": "2023-02-15T09:00:21.000-04:00",
"return": null
}
]
}
Obter detalhes do motivo pelo qual a reclamação foi iniciada
Para obter detalhes sobre o motivo do início de uma reclamação, deve-se consultar o recurso /claims/reasons/$REASON_ID. Este acesso fornece informações detalhadas e permite o uso de parâmetros específicos.
Parâmetros:
Query params | Type | Values | Detalhe value |
---|---|---|---|
flow | string | cancel_sale, distant_agencies, fulfillment_delivered, fulfillment_undelivered, label_unavailable, mediations, mediations_delivered, mediations_undelivered, no_shipping_options, reservation, returns, unification_delivered | Permite obter reasons PDD ou PNR |
delivered | string | true, false | Permite obter reasons PDD ou PNR |
deep | boolean | true, false | Permite obter a árvore de dependências da reason consultada |
name | string | wrong_shipment_cost, wrong_seller_address, wrong_buyer_address, unavailable_pick_up, unknown_buyer, unknown_seller, unknown_shipment_policy, unavailable_incorrect_shipping, shipment_type_not_allowed_daft, unavailable_correct_shipping, unavailable_product, unavailable_payment_method, unavailable_buyer_item_report, alignment_prices_taxes, alignment_discounts, safe_review, safety_notifications, seller_rate_modification, unauthorized_transference, seller_address_not_allowed, return_request_return, represent_buyer_claim, represent_buyer_dispute, alignment_packaging, improper_tracking, improper_package_weight, payment_method_fraud, no_agreed_delivery, not_expected_quality_offer, not_expected_quality_item, wrong_warranty, misleading_promotion, returned_service, finished_return_automatic, finished_return_with_request, return_claim_not_accept, return_claim_accept, return_claim_cancel, return_claim_item_restock, return_claim_item_refurbished, return_claim_item_lost, wrong_pack_service, wrong_pack_service_transport, buyer_return_pack_service, seller_return_pack_service, wrong_pack_service_provider, wrong_pack_service_time, wrong_pack_service_repack, wrong_pack_service_delivery, buyer_dispute_delivery, buyer_dispute_delivery_not_show, buyer_dispute_delivery_not_contact, buyer_dispute_delivery_not_receive, buyer_dispute_delivery_no_show, buyer_dispute_delivery_no_call, wrong_pack_service_failed, buyer_dispute_buyer_claim_delivery, delivery_wrong_seller, delivery_wrong_buyer, delivery_same_state, delivery_same_city, delivery_same_zip_code, delivery_wrong_shipping, delivery_lost, delivery_damaged, delivery_delayed, delivery_wrong_address, delivery_wrong_city, delivery_wrong_state, delivery_wrong_zip_code, delivery_wrong_country, delivery_wrong_date, delivery_wrong_time, delivery_wrong_shipping_service, delivery_wrong_pack_service, wrong_pack_service_full, wrong_pack_service_partial, wrong_pack_service_product_wrong, wrong_pack_service_product_changed, wrong_pack_service_restock, wrong_pack_service_no_restock, wrong_pack_service_refurbished, wrong_pack_service_lost, wrong_pack_service_failed, wrong_pack_service_provider, wrong_pack_service_time, wrong_pack_service_repack, buyer_dispute_buyer_claim_delivery |
Chamada:
curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/reasons/$REASON_ID
Exemplo:
curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/reasons/PDD9939
Resposta:
{
"id": "PDD9939",
"flow": "post_purchase_delivered",
"name": "repentant_buyer",
"detail": "Llegó lo que compré en buenas condiciones pero no lo quiero",
"position": 10,
"filter": {
"group": [
"generic",
"fashion",
"installable_autoparts",
"expiring_food",
"expiring_health"
],
"site_id": [
"MLC",
"MCO",
"MLU",
"MPE",
"MLM",
"MLA",
"MLB",
"MEC",
"CBT"
]
},
"settings": {
"allowed_flows": [
"returns"
],
"expected_resolutions": [
"change_product",
"return_product"
],
"rules_engine_triage": [
"repentant"
]
},
"parent_id": null,
"children_title": null,
"status": "active",
"date_created": "2024-01-15T18:07:42.632-04:00",
"last_updated": "2024-03-12T20:20:21.795-04:00"
}
Campos da resposta
A resposta de um GET ao recurso /claims/reasons/$REASON_ID fornecerá os seguintes campos:
- id: ID da reclamação
- flow: Fluxo da reclamação
- name: Nome da reason
- detail: Detalhe da reason
- position: Funciona como sort_by, mas por padrão. Sem sort_by, o sistema ordena as razões por posição ascendente.
- group: O group indica a vertical do item. Pode assumir um dos seguintes valores:
- generic
- fashion
- installable_autoparts
- expiring_food
- expiring_health
- site_id: ID do site onde a reclamação é desenvolvida
- settings: Pode assumir um dos seguintes valores:
- allowed_flows: Indica em quais fluxos podemos visualizar esta reason
- expected_resolutions: Possíveis resoluções esperadas por quem reclama
- product
- refund
- other
- rules_engine_triage: Este item define o tag para a categorização de triage, com valores como:
- repentant
- defective
- incomplete
- different
- not_working
- parent_id: Reason pai
- children_title: Este valor é usado para tipificar em pós-compra, atribuindo o título a razões filhas daquelas que contêm este atributo. Apenas razões têm este atributo.
- status: Estado da reason
- date_created: Data de criação da reason
- last_updated: Data da última atualização da reason
Histórico de ações da reclamação
O histórico de ações de uma reclamação detalha as ações realizadas, quem as executa e quando, permitindo um acompanhamento do processo.
Chamada:
curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/$CLAIM_ID/actions-history
Exemplo:
curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/5175748308/actions-history
Resposta:
[
{
"action_name": "send_message_to_mediator",
"player_role": "complainant",
"action_reason_id": "",
"claim_stage": "dispute",
"claim_status": "opened",
"date_created": "2023-02-15T15:44:42.000-04:00"
},
{
"action_name": "open_dispute",
"player_role": "complainant",
"action_reason_id": "",
"claim_stage": "claim",
"claim_status": "opened",
"date_created": "2023-02-15T15:44:42.000-04:00"
},
{
"action_name": "generate_return",
"player_role": "complainant",
"action_reason_id": null,
"claim_stage": "claim",
"claim_status": "opened",
"date_created": "2023-02-15T15:43:15.000-04:00"
},
{
"action_name": "allow_return",
"player_role": "respondent",
"action_reason_id": null,
"claim_stage": "claim",
"claim_status": "opened",
"date_created": "2023-02-15T15:40:15.000-04:00"
},
{
"action_name": "open_claim",
"player_role": "complainant",
"action_reason_id": null,
"claim_stage": null,
"claim_status": null,
"date_created": "2023-02-15T15:35:04.000-04:00"
}
]
Campos da resposta
A resposta de um GET ao recurso /claims/actions-history fornecerá os seguintes campos:
- action_name: Nome da ação realizada
- player_role: Player que realiza a ação
- action_reason_id: ID da ação realizada
- claim_stage: Etapa em que a ação foi realizada
- claim_status: Status da etapa em que a ação foi realizada
- date_created: Data em que a ação foi realizada
Histórico de estados da reclamação
O histórico de estados de uma reclamação fornece informações sobre a etapa e o estado da reclamação no momento de cada ação.
Chamada:
curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/$CLAIM_ID/status-history
Exemplo:
curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/5175748308/status-history
Resposta:
[
{
"stage": "dispute",
"status": "opened",
"date": "2023-02-15T15:44:42.000-04:00",
"change_by": "complainant"
},
{
"stage": "claim",
"status": "opened",
"date": "2023-02-15T15:35:04.000-04:00",
"change_by": "complainant"
}
]
Como identificar se uma reclamação afeta a reputação
O recurso /affects-reputation permite aos integradores identificar se uma reclamação específica impacta a reputação do vendedor, mediante a execução da seguinte chamada:
Chamada:
curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/$CLAIM_ID/affects-reputation
Exemplo:
curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/5224172034/affects-reputation
Resposta:
{
"affects_reputation": "not_applies",
"has_incentive": false,
"due_date": null
}
Campos da resposta
A resposta de um GET ao recurso /claims/affects-reputation fornecerá os seguintes campos:
- affects_reputation: Informa se a reclamação afeta a reputação do vendedor. Pode assumir um dos seguintes valores:
- affected: Afeta reputação.
- not_affected: Não afeta a reputação.
- not_applies: Pagamentos não vinculados a pedidos do marketplace ou Shops.
- has_incentive: Quando este campo devolve true, se o vendedor responder satisfatoriamente dentro das primeiras 48 horas, não afetará sua reputação. Se for false, o vendedor ainda tem as mesmas 48 horas, mas não garantimos que a reputação do vendedor não seja afetada
- due_date: Data limite para resolver a reclamação
Seguinte: Gerenciar mensagens de uma reclamação