Documentação do Mercado Livre
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O que é gerenciar a resolução de uma reclamação?
A gestão da resolução de reclamações implica abordar e resolver as queixas dos usuários. O objetivo principal é resolver os problemas de maneira eficaz para manter altos níveis de satisfação do cliente e garantir a qualidade contínua do serviço oferecido. Isso não só fortalece a confiança do cliente na plataforma, como também contribui para cultivar relações positivas e duradouras com a base de usuários.
Solicitar mediação
O objetivo principal da mediação é alcançar uma solução que seja benéfica para ambas as partes, assegurando uma resolução justa e equitativa de qualquer disputa que possa surgir com o apoio de um representante do Mercado Livre. Para os vendedores que enfrentam reclamações, esse processo representa mais uma ferramenta para abordar conflitos de maneira rápida e eficiente, ao mesmo tempo que mantém uma relação positiva tanto com seus clientes quanto com a plataforma.
Chamada:
curl -X POST -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN'
https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/$CLAIM_ID/actions/open-dispute
Exemplo:
curl -X POST -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/5204934310/actions/open-dispute
Resposta:
{
"id": 5204934310,
"resource_id": 2000008026430162,
"status": "opened",
"type": "mediations",
"stage": "dispute",
"parent_id": null,
"resource": "order",
"reason_id": "PDD9549",
"fulfilled": true,
"quantity_type": "total",
"players": [
{
"role": "complainant",
"type": "buyer",
"user_id": 1277895049,
"available_actions": []
},
{
"role": "respondent",
"type": "seller",
"user_id": 1582937623,
"available_actions": [
{
"action": "send_message_to_mediator",
"mandatory": false,
"due_date": null
}
]
},
{
"role": "mediator",
"type": "internal",
"user_id": 46622406
}
],
"resolution": null,
"site_id": "MLB",
"date_created": "2024-04-12T08:26:23.000-04:00",
"last_updated": "2024-04-12T08:27:43.000-04:00"
}
Opções de resolução de reclamações
A expectativa de resolução do reclamante é registrada como informação adicional junto à reclamação, garantindo que seus desejos sejam considerados no momento de emitir um veredito. Essa prática não só demonstra um compromisso com a satisfação do cliente, como também permite uma tomada de decisões mais informada e personalizada.
Tipos de resoluções esperadas
EXPECTED RESOLUTION | CLAIM TYPE | EXPECTATION |
---|---|---|
product | PNR | O comprador deseja que o produto chegue. |
refund | PNR e PDD | O comprador deseja a devolução do dinheiro do produto (início da reclamação - esperado criado pelo comprador) / O vendedor diretamente executa a devolução do dinheiro (fechamento da reclamação - esperado criado pelo vendedor) |
change_product | PDD | O comprador deseja que o produto seja trocado. |
return_product | PDD | O comprador deseja a devolução do dinheiro do produto. |
Consultar resoluções esperadas
Chamada:
curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN'
https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/$CLAIM_ID/expected-resolutions
Exemplo:
curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/5204934310/expected-resolutions
Resposta:
[
{
"player_role": "complainant",
"user_id": 1354382565,
"expected_resolution": "return_product",
"details": [],
"date_created": "2023-04-18T12:06:48.000-04:00",
"last_updated": "2023-04-18T12:06:48.000-04:00",
"status": "pending"
}
]
Campos da resposta
A resposta de um GET ao recurso /claims/expected-resolutions fornecerá os seguintes campos:
- player_role: Ator que inicia ou interage na reclamação
- complainant
- respondent
- mediator
- user_id: ID do usuário que inicia a reclamação
- expected_resolution: Resolução da reclamação carregada pelo player indicado no parâmetro anterior.
- refund: o player espera que o dinheiro seja devolvido.
- product: o player espera que o produto chegue.
- change_product: o player espera trocar o produto.
- return_product: o player espera que o produto seja devolvido com a posterior devolução do dinheiro.
- detail: Informação adicional sobre a expected-resolution
- date_created: data de criação da resolução esperada.
- last_updated: data da última atualização da resolução esperada
- status: Estado da resolução da reclamação
- pending: o player carregou a resolução esperada, mas ainda não foi aceita pela outra parte.
- accepted: A resolução carregada pelo player foi aceita pela outra parte ou, na falta disso, pelo mediador do Mercado Livre.
- rejected: A resolução carregada pelo player foi rejeitada pela outra parte e, na falta disso, uma nova opção de resolução foi carregada.
Reembolso parcial de dinheiro
Dependendo das opções disponíveis para o vendedor, pode-se oferecer uma solução para a reclamação devolvendo uma parte do valor pago pela compra.
Por essa razão, é crucial que o conjunto de ações disponíveis, representado pelo array available_actions
, inclua a opção de allow_partial_refund
, conforme ilustrado no exemplo a seguir:
Resposta:
[
{
"id": 123,
"type": "mediations",
"stage": "claim",
"status": "opened",
"parent_id": null,
"client_id": null,
"resource_id": 123,
"resource": "order",
"reason_id": "PDD9551",
"fulfilled": true,
"players":
[
{
"role": "complainant",
"type": "buyer",
"user_id": 123,
"available_actions":
[]
},
{
"role": "respondent",
"type": "seller",
"user_id": 123,
"available_actions":
[
{
"action": "send_message_to_complainant",
"due_date": "2023-01-27T22:43:59.000-04:00",
"mandatory": true
},
{
"action": "refund",
"due_date": null,
"mandatory": false
},
{
"action": "allow_partial_refund",
"due_date": null,
"mandatory": false
}
]
}
],
"resolution": null,
"labels": null,
"site_id": "MLB",
"date_created": "2023-01-23T09:59:05.000-04:00",
"last_updated": "2023-01-23T11:18:01.000-04:00"
}
]
Como oferecer reembolso parcial
Para conceder um reembolso parcial, a reclamação deve ser do tipo PDD, com expected_resolution
estabelecido como return_product
e status
pending. É necessário consultar o recurso /available-offers para determinar os valores e percentuais de reembolso disponíveis.
Chamada:
curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN'
https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/$CLAIM_ID/partial-refund/available-offers
Exemplo:
curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/5204934310/partial-refund/available-offers
Resposta:
{
"currency_id": "MXN",
"available_offers": [
{
"amount": 268.20,
"percentage": 90.0
},
{
"amount": 238.40,
"percentage": 80.0
},
{
"amount": 208.60,
"percentage": 70.0
},
{
"amount": 178.80,
"percentage": 60.0
},
{
"amount": 149.00,
"percentage": 50.0
},
{
"amount": 119.20,
"percentage": 40.0
},
{
"amount": 89.40,
"percentage": 30.0
},
{
"amount": 59.60,
"percentage": 20.0
},
{
"amount": 29.80,
"percentage": 10.0
}
]
}
Campos da resposta
A resposta de um GET ao recurso /claims/partial-refund/available-offers-resolutions fornecerá os seguintes parâmetros:
- currency_id: moeda
- amount: valor do reembolso
- percentage: percentual de reembolso representando o valor (amount)
Após obter os valores e percentuais disponíveis, você procederá a realizar a solicitação POST correspondente para efetuar a devolução selecionada. É importante destacar que, neste ponto, não é permitido oferecer um reembolso de 100% através deste endpoint específico. Ou seja, o reembolso total não pode ser oferecido no contexto de uma solicitação de reembolso parcial. Esta limitação assegura um manejo preciso e coerente das devoluções, alinhado com as políticas estabelecidas.
Chamada:
curl -X POST -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN'
{
"percentage"=$VALOR
}
https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/$CLAIM_ID/expected-resolutions/partial-refund
Exemplo:
curl -X POST -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN'
{
"percentage"= 50
}
https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/5204934310/expected-resolutions/partial-refund
Resposta:
[
{
"player_role": "complainant",
"user_id": 1680903379,
"details": [],
"expected_resolution": "return_product",
"date_created": "2024-04-11T11:22:06",
"last_updated": "2024-04-11T11:22:06",
"status": "rejected"
},
{
"player_role": "respondent",
"user_id": 1277895049,
"details": [
{
"key": "percentage",
"value": "50.0"
},
{
"key": "seller_amount",
"value": "2500.0"
},
{
"key": "seller_currency",
"value": "R$"
}
],
"expected_resolution": "partial_refund",
"date_created": "2024-04-16T13:05:04",
"last_updated": "2024-04-16T13:05:04",
"status": "pending"
}
]
Se você enviar um valor diferente dos permitidos, receberá esta resposta:
Resposta:
{
"message": "Percentage not found 35.0",
"error": "error checking configuration percentage",
"status": 400,
"cause": []
}
Se o vendedor não tiver habilitado o reembolso parcial, receberá esta resposta:
Resposta:
{
"message": "Action allow_partial_refund not available for player",
"error": "bad_request",
"status": 400,
"cause": []
}
Devolução total do dinheiro
Quando a opção available_actions
como refund
está disponível, os seguintes recursos podem ser utilizados para realizar a devolução total do dinheiro ao comprador através da reclamação.
Chamada:
curl -X POST -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN'
https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/$CLAIM_ID/expected-resolutions/refund
Exemplo:
curl -X POST -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN'
https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/5204934310/expected-resolutions/refund
Resposta:
[
{
"player_role": "complainant",
"user_id": 1680903379,
"expected_resolution": "return_product",
"status": "rejected",
"detail": [],
"date_created": "2024-04-11T11:22:06",
"last_update": "2024-04-11T11:22:06"
},
{
"player_role": "respondent",
"user_id": 1277895049,
"expected_resolution": "partial_refund",
"status": "rejected",
"detail": [
{
"key": "percentage",
"value": "50.0"
},
{
"key": "seller_amount",
"value": "2500.0"
},
{
"key": "seller_currency",
"value": "R$"
}
],
"date_created": "2024-04-16T13:05:04",
"last_update": "2024-04-16T13:05:04"
},
{
"player_role": "respondent",
"user_id": 1277895049,
"expected_resolution": "refund",
"status": "accepted",
"detail": [],
"date_created": "2024-04-16T13:06:41",
"last_update": "2024-04-16T13:06:41"
}
]
Devolução do produto
Chamada:
curl -X POST -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN'
https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/$CLAIM_ID/expected-resolutions/allow-return
Exemplo:
curl -X POST -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN'
https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/5204934310/expected-resolutions/allow-return
Resposta:
[
{
"player_role": "complainant",
"user_id": 1680903379,
"expected_resolution": "return_product",
"status": "pending",
"details": [],
"date_created": "2024-04-15T12:13:28",
"last_update": "2024-04-15T12:13:28"
}
]
O tipo de reclamação influencia diretamente as soluções que podem ser oferecidas e como as expectativas tanto do comprador quanto do vendedor são gerenciadas. Existem principalmente dois tipos de reclamações: "PNR" (pago e não recebido) e "PDD" (produto defeituoso). Para identificar o tipo de reclamação, verifique as três primeiras letras do campo reason_id
. Por exemplo, se o campo contém "PNR3430", a reclamação é do tipo "PNR".
Para reclamações do tipo PNR, as opções disponíveis são:
- "refund": O comprador deseja a devolução do dinheiro pago pelo produto.
- "product": O comprador deseja receber o produto que comprou.
De maneira semelhante, para os casos PDD, apresentam-se estas opções:
- "return_product": O comprador deseja a devolução do dinheiro pago pelo produto.
- "partial_refund": Oferece-se um reembolso parcial ao comprador.
Com essas informações, o vendedor pode decidir se deseja proceder de acordo com o desejo do comprador ou tomar uma ação diferente na reclamação, como oferecer um reembolso parcial ou gerenciar a devolução do produto.
Para os casos do tipo "PDD" onde a compra utiliza Mercado Envios e o estado do envio é 'delivered', quando o vendedor oferece a devolução, gera-se uma etiqueta para que o comprador devolva o produto. O dinheiro é reembolsado uma vez que o envio de devolução se atualiza para 'shipped' ou 'delivered'.
Se a resolução for a devolução total do dinheiro, a reclamação será encerrada e o valor será reembolsado ao comprador.
Se a resolução for um reembolso parcial, o comprador receberá uma oferta de reembolso. Se aceitar a oferta, a reclamação será encerrada. Em caso de não aceitar, o comprador pode optar por abrir uma disputa.
Essa abordagem garante que todos os envolvidos compreendam o processo e as opções disponíveis, promovendo uma gestão eficiente e transparente das reclamações. Vendedores e compradores podem gerenciar as reclamações com confiança, garantindo atendimento justo.
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