Recursos Cross
Confira os principais recursos das nossas APIsDocumentação do
Você pode usar esta documentação para as seguintes unidades de negócio:
Feedback sobre uma venda
Descrição de recursos
Atributo | Descrição |
---|---|
fulfilled | Indica se a operação foi ou não foi concretizada. Valores possíveis: True / False. Obrigatório. |
message | Cadeia com menos de 160 caracteres. Obrigatório. |
rating | Qualificação da operação. Valores possíveis: ‘negative’, ‘neutral’ ou ‘positive’ (somente em caso de ‘fulfilled’: ‘true’) Obrigatório. |
reason | Motivo Valores possíveis: ver tabela "Valores aceitos..." Obrigatório. (Em caso de ‘fulfilled’: ‘false’) |
restock_item | Indica que o pedido não foi completado, por isso, o item deve ser reposto. A única restrição para a reposição é que o status do item não possa ser fechado. Valores possíveis: true / false |
Valores aceitos para enviar como "reason"
Os motivos disponíveis para vendedores são:
- OUT_OF_STOCK: Sem estoque
- BUYER_NOT_ENOUGH_MONEY: Comprador não tem dinheiro suficiente
- BUYER_REGRETS: Comprador se arrependeu da operação
- SELLER_REGRETS: Vendedor se arrependeu da operação
- BUYER_DID_NOT_ANSWER: Comprador não responde
- THEY_NOT_HONORING_POLICIES: Comprador não está atendendo às políticas
- OTHER_MY_RESPONSIBILITY: Responsabilidade própria (outro motivo)
- OTHER_THEIR_RESPONSIBILITY: Responsabilidade da contraparte (outro motivo)
- DUBIOUS_BUYER: Comprador não confiável
- HIGH_ML_COMISSION: Comissão de venda muito alta
- HIGH_TAXES: Taxas muito altas
- SELLER_HOLIDAY: Não há operação por férias
- UNFRIENDLY_SHIPMENT_POLICY: Comprador não aceita política de envio
- UNAVAILABLE_PRODUCT: Produto não disponível
- SELLER_ADDRESS_WITHDRAWAL: Comprador prefere retirar pessoalmente
- WRONG_RECEIVER_ADDRESS: Endereço de entrega errado
- HIGH_SHIPMENT_COST: Custos de envio muito altos
- WRONG_SHIPMENT_COST: Custo de envio mal calculado
- UNPRINTED_LABEL: Etiqueta não pode ser impressa
- UNWITHDRAWN_PRODUCT_BY_DELIVER_COMPANY: Empresa de envio não retirou o produto para entrega
- DENIED_PACKAGE: Empresa de envio não aceita o pacote por causa do tamanho ou peso
- UNABLE_TO_READ_LABEL: Empresa de envio não consegue ler a etiqueta
- MANUFACTURING_PRODUCT_NOT_FINISHED: Produto manufaturado sem acabar
- SHIPMENT_PROBLEM_OTHER: Envio teve algum outro problema
- DELIVERY_COMPANY_PROBLEM_OTHER: Empresa de envio teve outro problema
Os motivos disponíveis para compradores são:
- OUT_OF_STOCK: Sem estoque
- BUYER_PAID_BUT_DID_NOT_RECEIVE: Comprador realizou o pagamento, mas não recebeu o produto
- OTHER_MY_RESPONSIBILITY: Responsabilidade própria (outro motivo)
- BUYER_REGRETS: Comprador se arrependeu da operação
- HIGH_SHIPMENT_COST: Custo de envio alto
- SELLER_DID_NOT_ANSWER: Vendedor não responde
- THEY_NOT_HONORING_POLICIES: Comprador não está atendendo às políticas
- OTHER_THEIR_RESPONSIBILITY: Responsabilidade da contraparte (outro motivo)
- DESCRIPTION_DIDNT_MATCH_ARTICLE: Descrição não corresponde ao item
Publicar feedback
Para associar um feedback a um pedido, envie uma solicitação POST para o pedido, conforme o exemplo a seguir:
curl -X POST -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' -H "Content-Type: application/json" -d
'{
"fulfilled": false,
"rating": "neutral",
"message": "Operation not completed",
"reason": "OUT_OF_STOCK",
"restock_item": false,
}'
https://api.mercadolibre.com/orders/$ORDER_ID/feedback
Responder o feedback
Você pode responder ao feedback recebido de seus parceiros comerciais para explicar quais são seus motivos ou apresentar mais informações com uma solicitação POST para a API, incluindo o feedback_id, conforme descrito a seguir:
curl -X POST -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' -H "Content-Type: application/json" -d'{
"reply":"Muchas gracias por la buena predisposición"
}'
https://api.mercadolibre.com/feedback/$FEEDBACK_ID/reply
Consultar feedback de uma venda
Com a seguinte chamada GET no recurso /orders/$order_id/feedback, você pode verificar os feedbacks feitos nas vendas e, na resposta, você também receberá o feedback_id:
Chamada:
curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' https://api.mercadolibre.com/orders/$ORDER_ID/feedback
Exemplo:
curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' https://api.mercadolibre.com/orders/2000003508419013/feedback
Respuesta:
{
"sale": {
"reason": null,
"item": {
"price": 275.48,
"id": "MLB1179412386",
"title": "Capa Térmica Para Piscina Thermocap Preta 7,5x3 Metros",
"currency_id": "BRL"
},
"role": "seller",
"extended_feedback": [],
"date_created": "2020-09-25T16:33:29.000-04:00",
"fulfilled": true,
"rating": "positive",
"visibility_date": "2020-09-29T18:39:35.000-04:00",
"restock_item": false,
"message": null,
"has_seller_refunded_money": null,
"site_id": "MLB",
"modified": false,
"from": {
"nickname": "OLIST",
"id": 219324699,
"status": "active",
"points": 702811
},
"id": 5040068160032,
"to": {
"nickname": "OLAD3975325",
"id": 230788845,
"status": "active",
"points": 22
},
"reply": null,
"order_id": 2000003508419013,
"app_id": "1505",
"status": "active"
},
"purchase": {
"reason": null,
"item": {
"price": 275.48,
"id": "MLB1179412386",
"title": "Capa Térmica Para Piscina Thermocap Preta 7,5x3 Metros",
"currency_id": "BRL"
},
"role": "buyer",
"extended_feedback": [],
"date_created": "2020-09-29T18:39:36.000-04:00",
"fulfilled": true,
"rating": "positive",
"visibility_date": "2020-09-29T18:39:35.000-04:00",
"message": "Produto chegou no prazo!",
"has_seller_refunded_money": null,
"site_id": "MLB",
"modified": false,
"from": {
"nickname": "OLAD3975325",
"id": 230788845,
"status": "active",
"points": 22
},
"id": 5040068164512,
"to": {
"nickname": "OLIST",
"id": 219324699,
"status": "active",
"points": 702811
},
"reply": null,
"order_id": 2000003508419014,
"app_id": "1505",
"status": "active"
}
}
Existe um par de feedback_ids para cada transação: compra e venda. Neste exemplo, o “id”: 5040068160032 é o feedback_id da venda, enquanto o “id”: 5040068164512 corresponde à compra.
Consultar feedback
Você também pode realizar uma solicitação GET para obter os detalhes de um feedback, somente do seller, usando o ID de feedback de "sale" obtido na order, conforme mostrado abaixo:
Chamada:
curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN'https://api.mercadolibre.com/feedback/$FEEDBACK_ID
Exemplo:
curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' https://api.mercadolibre.com/feedback/9041207884458
Resposta:
{
"adult_content": false,
"reason": null,
"item": {
"price": 275.48,
"id": "MLB1179412386",
"title": "Capa Térmica Para Piscina Thermocap Preta 7,5x3 Metros",
"currency_id": "BRL"
},
"role": "seller",
"extended_feedback": [],
"date_created": "2020-09-25T16:33:29.000-04:00",
"fulfilled": true,
"rating": "positive",
"visibility_date": "2020-09-29T18:39:35.000-04:00",
"restock_item": false,
"message": null,
"has_seller_refunded_money": null,
"site_id": "MLB",
"modified": false,
"from": {
"nickname": "OLIST",
"id": 219324699,
"status": "active",
"points": 702831
},
"id": 9041207884458,
"to": {
"nickname": "OLAD3975325",
"id": 230788845,
"status": "active",
"points": 22
},
"reply": null,
"order_id": 2000003508419015,
"status": "active"
}
}
Alterar feedback
Você já aprendeu a realizar uma solicitação GET para obter o feedback_id da outra parte realizando apenas uma solicitação POST para a API, conforme mostrado a seguir:
curl -X PUT -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' -H "Content-Type: application/json" -d '{
"fulfilled": true,
"rating": "positive",
"message": "It’s ok.",
}'
https://api.mercadolibre.com/feedback/$FEEDBACK_ID
Próximo: Consultar usuários avançados.