Documentação do Mercado Livre
Confira todas as informações necessárias sobre as APIs Mercado Livre.Documentação do
O que são mensagens de uma reclamação?
As mensagens em uma reclamação constituem o canal principal pelo qual as partes envolvidas expressam suas solicitações e argumentam suas posições. Esta forma de comunicação é essencial para a troca de informações, facilitando uma resolução clara e justa das disputas.
Obter todas as mensagens de uma reclamação
O recurso /claims/$CLAIM_ID/messages traz todas as mensagens que fazem parte da reclamação.
Chamada:
curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN'
https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/$CLAIM_ID/messages
Exemplo:
curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/5204934310/messages
Resposta:
[
{
"sender_role": "respondent",
"receiver_role": "mediator",
"message": "Reclamo + mediacion +devo fallida",
"translated_message": null,
"date_created": "2023-07-17T12:52:54.000-04:00",
"last_updated": "2023-07-17T12:52:54.000-04:00",
"message_date": "2023-07-17T12:52:54.000-04:00",
"date_read": null,
"attachments": [
{
"filename": "3cf94d52-0248-4bb4-98cc-b76c01ff5dc0.jpeg",
"original_filename": "ZAPATOFORMALCORDONTEXTURASCOGNAC0022675VISTA1600x600.jpg",
"size": 17950,
"date_created": "2023-07-17T12:52:52.000-04:00",
"type": "image/jpeg"
}
],
"status": "available",
"stage": "dispute",
"message_moderation": {
"status": "clean",
"reason": null,
"source": "online",
"date_moderated": null
},
"repeated": false
},
{
"sender_role": "complainant",
"receiver_role": "respondent",
"message": "Reclamo + mediacion +devo fallida",
"translated_message": null,
"date_created": "2023-07-17T12:44:05.000-04:00",
"last_updated": "2023-07-17T12:44:05.000-04:00",
"message_date": "2023-07-17T12:44:05.000-04:00",
"date_read": "2023-07-17T16:48:53Z",
"attachments": [],
"status": "available",
"stage": "claim",
"message_moderation": {
"status": "clean",
"reason": "",
"source": "online",
"date_moderated": "2023-07-17T16:44:05Z"
},
"repeated": false
}
]
Campos da resposta
A resposta de um GET ao recurso /claims/$CLAIMS_ID/messages fornecerá os seguintes campos:
- sender_role: Player que enviou a mensagem
- complainant
- respondent
- receiver_role: Player para quem a mensagem é dirigida
- complainant
- respondent
- message: Texto da mensagem
- translated_message: Tradução da mensagem (somente se for necessário que a mensagem tenha tradução: label CBT)
- date_created: Data em que a mensagem foi criada
- last_updated: Data da última atualização
- message_date: Data em que a mensagem foi enviada
- date_read: Indica a data de leitura do registro
- attachments: Listagem de anexos da mensagem
- filename
- original_filename
- size
- date_created
- type
- status: Estado da mensagem
- available
- moderated
- rejected
- pending_translation
- stage: Etapa em que a mensagem foi enviada
- message_moderation: Resultado do processo de moderação
- status: Valores possíveis:
- clean: a mensagem está limpa.
- rejected: a mensagem foi moderada.
- pending: a moderação está em processo.
- non_moderated: a moderação não se aplicou. Por exemplo: casos antigos
- reason: Razão pela qual a mensagem foi moderada.
- OUT_OF_PLACE_LANGUAGE: linguagem inapropriada.
- source: Modalidade da moderação. Valores possíveis:
- online: é moderado durante a instância de criação da mensagem. Única modalidade atualmente.
- date_moderated: Data em que a moderação foi realizada.
- status: Valores possíveis:
- repeated
Responder mensagens e anexar arquivos
Responder e anexar a documentação relevante permite resolver problemas de maneira mais eficiente, elevando a satisfação do cliente e assegurando a qualidade do serviço. No âmbito de uma reclamação, todos os participantes, com exceção do player warehouse_dispatcher, têm a oportunidade de enviar pelo menos uma mensagem durante o processo da reclamação.
As mensagens podem incluir ou não anexos. Se um participante deseja incluir um anexo em sua mensagem, primeiro deve fazer o upload do arquivo seguindo os passos detalhados na seção "Upload de arquivos". Uma vez feito o upload, o usuário pode usar o nome do arquivo gerado pela API de anexos para incorporá-lo em sua mensagem, como ilustrado nos exemplos fornecidos.
Essa estrutura de comunicação não só facilita uma troca de informações mais fluida e documentada, como também otimiza a gestão das reclamações, permitindo uma resolução mais rápida e transparente das disputas.
O POST deve ser realizado como form.data com file = localização do arquivo.
Os usuários têm a capacidade de trocar uma variedade de documentos úteis, como fotos, manuais de instruções e faturas, nos formatos JPG, PNG e PDF, desde que não excedam 5 MB de tamanho.
Além disso, o nome do arquivo deve ser conciso, não excedendo 125 caracteres e limitando-se a uma composição de letras, números, pontos, hífens e sublinhados ([a-zA-Z0-9_\\-.]
). Essas normas garantem que a troca de arquivos seja realizada de forma eficiente e organizada, facilitando a gestão e o acesso às informações relevantes durante o processo de reclamação.
Upload de arquivos
Os arquivos podem ser anexados às mensagens através do envio de um POST ao recurso 'attachments'. Essa funcionalidade facilita a incorporação de documentação relevante diretamente à conversa.
Chamada:
curl -X POST -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN'
{
"file"=$FILE_PATH
}
https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/$CLAIM_ID/attachments
Exemplo:
curl -X POST -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN'
{
"file"=@/Users/user/Desktop/file.jpg
}
https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/$CLAIM_ID/attachments
Resposta:
{
"user_id": 271959653,
"filename": "fa8d559e-b6c9-4a9d-9824-aba4607bd869_271959653.jpg",
}
Criar mensagem com o arquivo carregado
Um player está habilitado para enviar uma mensagem apenas se tiver a ação 'send_message' atribuída ao seu perfil. Para verificar se essa ação está disponível, o player deve consultar as 'available_actions' no detalhe do Claim. Essa estrutura assegura que apenas os participantes autorizados possam interagir no processo da reclamação, mantendo a organização e a eficiência da comunicação.
As ações que possibilitam o envio de mensagens a outros participantes da reclamação variam de acordo com a etapa e o estado atual da mesma, adaptando-se dinamicamente às necessidades e circunstâncias específicas de cada reclamação.
As ações são:
Ação | Disponível para | Receptor | Etapa da reclamação |
---|---|---|---|
send_message_to_complainant | respondent - mediator | complainant | claim |
send_message_to_respondent | complainant - mediator | respondent | claim |
send_message_to_mediator | complainant - respondent | mediator | dispute |
Parâmetros
Query params | Type | Values | Detalhe value |
---|---|---|---|
message | Mensagem de uma reclamação | ||
receiver_role | mediator, complainant, respondent | Papel do destinatário | |
attachments | Nome do arquivo anexado anteriormente (opcional) |
Chamada:
curl -X POST -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN'
{
"receiver_role": "complainant| mediator| respondent",
"message": "MENSAJE DE RECLAMO",
"attachments": [ \
"fa8d559e-b6c9-4a9d-9824-aba4607bd869_271959653.jpg" \
]
}
https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/$CLAIM_ID/actions/send-message
Exemplo com anexo:
curl -X POST -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN'
{
"receiver_role": "complainant",
"message": "Este es un mensaje de test del respondent al complainant",
"attachments": ["1330467461_7ed98ebb-03f7-4818-943b-8b4d12a3aaa7.jpg" ]
}
https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/5204934310/actions/send-message
Resposta:
"status 201 created"
Exemplo sem anexo:
curl -X POST -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN'
{
"receiver_role": "complainant",
"message": "Este es un mensaje de test del respondent al complainant",
"attachments": []
}
https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/5204934310/actions/send-message
Resposta:
"status 201 created"
Baixar o arquivo
Chamada:
curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN'
https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/$CLAIM_ID/attachments/$ATTACHMENTS_ID/download
Exemplo:
curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/555555555/attachments/1325224382_181a6330-d9f6-410c-a2c9-d03f8323bd16.jpg/download
Obtenha informações do arquivo
Chamada:
curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN'
https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/$CLAIM_ID/attachments/$ATTACHMENTS_ID
Exemplo:
curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' https://api.mercadolibre.com/post-purchase/v1/claims/555555555/attachments/exemple.jpg'
Resposta:
{
"filename": "e3abaa4b-c1b9-41ee-80ed-19f22872777c.jpeg",
"original_filename": "_b7b5df12-7153-4bf5-a0a0-caa582592c3b.jpeg",
"size": 128759,
"date_created": "2024-04-12T08:16:16",
"type": "image/jpeg"
}
Seguinte: Gerenciar resolução de uma reclamação