Documentação do Mercado Livre

Confira todas as informações necessárias sobre as APIs Mercado Livre.
circulos azuis em degrade

Documentação do

Última atualização em 16/08/2024

Developer Partner Program

O Developer Partner Program nos permite garantir o uso adequado de nossa plataforma aberta, com o objetivo de fornecer aplicativos certificados e complementares a inúmeros vendedores do Mercado Livre. Aqui, detalharemos os critérios que consideramos ao selecionar parceiros, bem como os benefícios que oferecemos para ajudá-los a melhorar e expandir seus aplicativos.

Conteúdos

→1. Como funciona o Programa
→2. Requisitos para se candidatar ao programa
→3. Aplicações certificadas
       ↳3.1 Manutenção de medalhas
       ↳3.2 Processo de atribuição de iniciativas
       ↳3.3 Alterações na medalha atribuída
             ↳3.3.1 Upgrade de medalha
             ↳3.3.2 Quarentena e Downgrade de medalha
       ↳3.4 Regionalização de medalha
→4. Benefícios do programa



1. Como Funciona o Programa

O Developer Partner Program é baseado em um sistema de níveis de certificação e medalhas. À medida que as integrações alcançam certos marcos e cumprem os requisitos específicos, podem avançar por diferentes níveis e desbloquear maiores benefícios.




2. Requisitos para se candidatar ao programa

Para se candidatar ao nosso DPP, devem cumprir os seguintes requisitos:

  • Candidatura: Formalizar a candidatura no seguinte formulário
  • GMV: Ter vendedores do Mercado Livre usando sua solução com faturamento adequado ao mínimo de cada país:

  • País GMVe mensal (USD)
    Brasil 2.500.000
    Argentina 1.500.000
    México 1.000.000
    Chile 200.000
    Uruguai 200.000
    Colômbia 200.000
    Peru 100.000

    Nota:
    GMV(e) é o faturamento mensal em dólares dos usuários ativos. Mediante essa métrica, é possível definir que tipo de clientes utilizam cada aplicação levando em conta seu faturamento, transações, tamanho da conta, etc.

  • Assessment de Segurança: Completar um Assessment de Segurança e aprová-lo com 65% ou mais.
  • Desenvolvimento de iniciativas: Desenvolver as iniciativas mínimas requeridas e atribuídas por um Integration Expert que acompanhará seu processo de certificação e o guiará na construção de uma integração complementar e competitiva dentro do ecossistema de parceiros.
  • A velocidade de entrega dessas iniciativas deve se ajustar aos prazos estabelecidos para a medalha SILVER.

    Existem desenvolvimentos mínimos requeridos de acordo com a categoria a que o parceiro aspira a se certificar. Esses não são estáticos e podem variar conforme nossa plataforma evolua.



    3. Aplicações Certificadas

    3.1 Manutenção de medalhas


    Uma vez alcançado o nível mínimo de certificação SILVER, o requisito principal que garante a manutenção da medalha ou até mesmo, o upgrade/downgrade a diferentes níveis, é a velocidade de implementação das iniciativas de desenvolvimento.

    Este requisito garante que seu aplicativo esteja atualizado e com um nível de qualidade alinhado aos padrões do Mercado Livre.


    Existem 3 tipos de iniciativas:

    1. Alterações obrigatórias: são exigidas quando ocorrem mudanças ou descontinuamos recursos que têm um impacto direto nas operações dos vendedores. São comunicadas através da seção de novidades do site Developers e o prazo de adaptação do desenvolvimento é de 15 dias.

    2. Novas iniciativas: são aquelas iniciativas trimestrais que atribuímos aos parceiros baseados no impacto que têm nos vendedores que utilizam seus aplicativos. Os prazos de entrega são determinados pela prioridade definida pelo Mercado Livre e pelo nível de medalha da sua aplicação.

    Prioridade de Desenvolvimento Detalhe Silver Gold Platinum
    Urgente Issues de performance, segurança e/ou regulatórios. 8 horas e post mortem dentro de 48 horas 8 horas e post mortem dentro de 48 horas 8 horas e post mortem dentro de 48 horas
    Alta (P0) Processos que têm ou apresentam mudanças a desenvolver em um período curto já que impactam no processo de venda dos sellers 60 50 40
    Média (P1) Funcionalidades que progressivamente precisam entrar no fluxo, mas que possuem tempo para serem desenvolvidas 75 65 55
    Baixa (P2) Iniciativas complementares às funcionalidades existentes 80 75 70

    Nota:
    Os prazos acima indicados são em dias corridos.

    3. Pendência técnica: durante o trimestre e a critério do Mercado Livre, poderão ser atribuídas aos parceiros iniciativas que envolvam:

    • Melhorias na qualidade e uso dos recursos de sua aplicação.
    • Carry overs: iniciativas que anteriormente não haviam sido priorizadas.

    Os prazos de entrega deste tipo de desenvolvimento serão determinados conforme impacto e medalha.


    3.2 Processo de atribuição de iniciativas

    Serão atribuídas até 4 iniciativas por trimestre (Q) através da plataforma JIRA.

    • 2 de prioridades altas
    • 2 de prioridades médias

    *Sem incluir alterações obrigatórias nem dívida técnica.


    3.3 Alterações na medalha atribuída


    3.3.1 Upgrade de medalha


    Se desejar alcançar o próximo nível de medalha de certificação, o parceiro deverá cumprir os prazos de entrega da medalha à qual aspira chegar durante dois trimestres consecutivos. Ex: se sua aplicação é SILVER e quer alcançar o nível GOLD ou PLATINUM, deve entregar na velocidade GOLD ou PLATINUM as iniciativas de desenvolvimento que lhe forem atribuídas durante 6 meses.

    O upgrade de medalha será impactado na Central de Parceiros no mês seguinte ao fechamento do segundo trimestre de entregas e em todos os países em que estiver certificado.


    3.3.2 Quarentena e Downgrade de medalha

    Se os prazos de desenvolvimento previstos para as iniciativas não forem cumpridos, o parceiro entrará em Quarentena “amarela”. Isso significa que:

  • Sua aplicação deixará de ser visível na Central de Parceiros de todos os países em que estiver certificada.
  • Manteremos o acesso à ticketera de suporte com o mesmo SLA para acompanhar o parceiro na conclusão do desenvolvimento e validação.
  • Inicia-se o prazo de 40 dias corridos. Se dentro desse período, recebermos e validarmos a entrega atrasada, a quarentena será finalizada e o app voltará à Central de Parceiros com sua medalha anterior.

Se transcorrerem os primeiros 40 dias e não recebermos nem validarmos a entrega do desenvolvimento, o parceiro entrará em Quarentena “vermelha”. Nestes novos 40 dias concedidos:

  • Se entregar dentro do prazo, a aplicação voltará à Central de Parceiros com uma medalha inferior que a anterior. Ex: era Platinum, volta Gold. Se a aplicação era Silver, perde a certificação.
  • Se não entregar na data estipulada, procederemos a retirada da certificação do Mercado Livre.

  • 3.4 Regionalização de medalha

    Todas as aplicações certificadas podem solicitar a regionalização através do formulário de candidatos. Nesse formulário, o parceiro deverá declarar que cumpre com os desenvolvimentos específicos dos países onde aspira expandir sua operação.

    Ex: Particularidades nos fluxos de faturamento locais dos diferentes países, traduzir a ferramenta para o português ou espanhol, etc.

    Uma vez que se candidatar, impactará na Central de Parceiros com o mesmo nível de medalha que tinha no seu país de origem.

    Nota:
    Desde a equipe de Open Platform, zelamos pelo bom uso da nossa plataforma aberta e pela manutenção do ecossistema de parceiros através da melhoria contínua de nosso Partner Program. Continuaremos revisando benefícios e requisitos de qualidade a fim de seguir ajudando-os a escalar suas ferramentas e oferecer a melhor experiência aos nossos vendedores do Mercado Livre.

    5. Benefícios do programa


    Fazer parte do programa te concederá diferentes benefícios, conheça quais são!

    Benefícios
    Partner Silver Partner Gold Partner Platinum
    Medalha de certificação
    Função de IX focal por iniciativas estratégicas *Definido por Meli
    Exposição na nossa Central de Parceiros Baixa Média Alta
    Suporte integradores SLA respostas (horário comercial Brasil) 2 dias 1 dia 3 horas
    Acesso à comunidade Slack
    Transacionalidade: Contratação direta
    Regionalização
    Participação em eventos exclusivos partners (Q&A com líderes, summits, MeliXP, etc)
    Recomendação de sellers em iniciativas estratégicas (definido por Meli)
    Distinção na seção de destaques na Central de Parceiros (rotação mensal)