Recursos Cross

Confira os principais recursos das nossas APIs
circulos azuis em degrade

Documentação do

Você pode usar esta documentação para as seguintes unidades de negócio:

Última atualização em 03/12/2024

Perguntas frequentes sobre validação de dados

A validação de dados tem como objetivo comprovar a identidade dos usuários cadastrados no Mercado Livre. Esta validação deve ser feita com os dados do titular da conta ou do representante legal.

Por que preciso realizar o fluxo de validação de dados?

Para operar no Mercado Livre, como vendedor ou integrador, é necessário que os dados estejam carregados e validados:

  • Como integrador: para acessar as informações dos vendedores que atribuíram autorização à sua aplicação.
  • Como vendedor: para criar anúncios e gerenciar vendas.

Quando é pedida a validação de dados?

A validação de dados pode ser solicitada em dois momentos:

  • No momento da criação de uma conta (perfil vendedor ou perfil integrador).
  • Quando é necessário revalidar dados, por exemplo:
    • Alterações no comportamento da conta, como transações de pagamento.
    • Mudanças de titularidade.
    • Realização de novas ações que exigem validação.

Como saber de quem é a conta com dados pendentes?

Antes de realizar o processo de validação de identidade, verifique se você é a pessoa indicada na documentação associada à conta no momento de sua criação:

  • Acesse Minha conta > Configurações > Meus dados.

Caso precise modificar as informações da conta, acesse:

  • Meus dados > Dados da conta: para alterar e-mail, modificar país ou realizar ajustes gerais.
  • Meus dados > Dados pessoais: para corrigir nome, CPF ou alterar a titularidade.

Após completar os dados na conta, será necessário realizar a validação de identidade.

O representante legal de uma conta empresarial deve carregar a documentação necessária, comprovando sua identidade e relação com a empresa.

O fluxo de validação se aplica a empresas?

Sim. Para contas de Pessoa Jurídica (PJ), cada conta possui duas identidades associadas:

  • A identidade da empresa, identificada pelo ID tributário.
  • A identidade do representante autorizado, com documentação pessoal.

Por que pedimos validação de identidade para empresas?

É necessário validar a composição e estrutura corporativa da pessoa jurídica, bem como a identidade da pessoa que opera em nome da empresa.

Tenho representante legal no país, mas os acionistas são estrangeiros. É necessário enviar a documentação dos acionistas?

No Brasil, essas informações são baseadas no documento que declara a composição da sociedade estatutária.

Após carregar meus dados, quanto tempo devo aguardar para saber se foi resolvido?

O processo de validação pode levar até 72 horas após o envio dos dados.

Como sei que meus dados estão completos e validados?

Você pode verificar e atualizar seus dados acessando:

  • Meu Perfil > Dados pessoais
  • Meu Perfil > Dados da conta

Ambas as seções devem exibir a marca de "validado". Caso uma delas mostre dados pendentes, você precisará acessá-la e completá-los.