Documentação do Mercado Livre

Confira todas as informações necessárias sobre as APIs Mercado Livre.
circulos azuis em degrade

Documentação do

Última atualização em 22/05/2024

User Products

Importante:
A iniciativa estará em produção a partir de julho de 2024, começando na Argentina e se expandindo progressivamente para o Brasil e México. Por enquanto, não teremos um ambiente de testes disponível.

Fornecemos estas informações para que você possa analisá-las e ajustar o backlog de desenvolvimento. Para realizar testes, será necessário simular o fluxo utilizando mocks criados a partir das integrações.

User Product, abreviado como UP é um novo conceito no Mercado Livre que visa permitir ao vendedor escolher diferentes condições de venda para cada variação de um mesmo produto.

No modelo anterior de publicações de um vendedor, era possível criar variações que agrupavam diferentes opções do mesmo produto, como uma camisa em várias cores ou tamanhos. Essas variações permitiam oferecer produtos relacionados dentro da mesma publicação. No entanto, esse modelo tinha várias limitações:

  • Não era possível estabelecer diferentes preços por variação.
  • Não é possível configurar diferentes formas de entrega por variantes.
  • Não era possível aplicar promoções ou parcelamento específico por variação.


Nosso objetivo é adotar um novo modelo que resolva esses problemas e unifique a experiência, desacoplando as condições de venda para permitir diferenças em cada variação e assim expandir as publicações.
A partir disso, surge a ideia de criar "User Products" (Produtos de Usuário), onde as iniciativas a serem trabalhadas serão:

Esse enfoque permitirá oferecer uma maior flexibilidade na configuração das publicações, permitindo preços e gestão de estoque específicos para cada variação, o que melhorará a experiência do comprador e a eficiência nas operações de venda.


Conceitos importantes

Para compreender o modelo de User Product (UP), é fundamental considerar os seguintes conceitos:

  1. Item:
  2. É a representação da publicação de um produto que um comprador visualiza na plataforma.
  3. Contém informações relativas às condições de venda (preço, parcelas, etc.).
  4. Cada item possui um identificador único (item_id) associado.

  5. User Product (UP):
  6. Representa um produto físico que um vendedor possui e oferta através da plataforma.
  7. Um UP descreve o produto da forma mais específica possível (nível de variação).
  8. Cada UP possui um identificador único (user_product_id) atribuído automaticamente pelo sistema.
  9. Pode estar associado a um ou mais ítens. Exemplo: um iPhone vermelho (o UP) pode estar no item1 em 3 parcelas e no item2 com outro preço diferente.
  10. Todo UP poderá ser visualizado no Mercado Livre por meio de uma User Products Page (UPP).

  11. Família:
  12. É autogerada com base nas informações dos produtos.
  13. Cada UP está relacionado a uma família (family_id), e cada família agrupa vários UPs.
  14. Os itens da mesma família terão o mesmo family_name e serão representados como pickers diferentes na UPP. Os pickers são as opções oferecidas a um comprador para adquirir um produto, incluindo diferentes condições de venda e atributos, como a cor.
  15. A modificação dos itens através do PUT ao recurso /items, que se refere às características do User Product, será replicada pelo Mercado Livre de forma assíncrona em todos os itens associados ao mesmo User Product. Os campos do item que são sincronizados são:
  16. Para itens de moda, a tabela de medidas será compartilhada pela família.

A seguir, para exemplificar os conceitos mencionados anteriormente, apresentamos uma comparação entre uma publicação no modelo anterior vs o endgame com User Products.



Baseado no novo modelo, apresentamos um exemplo para uma família e sua composição tanto em User Products (UP) quanto em seus itens e condições de venda:




Siguiente: Preço por variação.