Documentação do Mercado Livre
Confira todas as informações necessárias sobre as APIs Mercado Livre.Documentação do
Reputação de vendedores
Chamada:
curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' https://api.mercadolibre.com/users/$USER_ID
Exemplo:
curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' https://api.mercadolibre.com/users/128885
Resposta:
"seller_reputation": {
"level_id": "5_green",
"power_seller_status": "platinum",
"real_level": "red",
"protection_end_date": "2019-12-27T00:00:00.000-04:00",
"transactions": {
"canceled": 981,
"completed": 6211,
"period": "historic",
"ratings": {
"negative": 0.04,
"neutral": 0.08,
"positive": 0.88
},
"total": 7192
},
"metrics": {
"sales": {
"period": "60 days",
"completed": 244
},
"claims": {
"period": "60 days",
"rate": 0,
"value": 0,
"excluded": {
"real_value": 24,
"real_rate": 0.0912
}
},
"delayed_handling_time": {
"period": "60 days",
"rate": 0,
"value": 0,
"excluded": {
"real_value": 47,
"real_rate": 0.723
}
},
"cancellations": {
"period": "60 days",
"rate": 0,
"value": 0,
"excluded": {
"real_value": 6,
"real_rate": 0.0228
}
}
}
},
Campos do recurso
- level_id: nível de reputação do usuário, descrita em numeração e cor do termômetro.
- power_seller_status: este campo indica se o vendedor é MercadoLíder. Nele será apresentado o nome da medalha que o vendedor possui, pode ser Silver, Gold ou Platinum.
- real_level: nível real de reputação do vendedor, durante o período de proteção (aparece apenas quando o vendedor está protegido)
- protection_end_date: data final da proteção (somente quando o vendedor estiver protegido).
- transactions: quantidade de vendas realizadas pelo usuário em um determinado período.
- canceled: quantidade de vendas canceladas.
- completed: quantidade de vendas realizadas.
- period: período.
- ratings: percentual de vendas qualificadas em negativas, neutras ou positivas.
- total: total de vendas.
Métricas de qualidade
- sales: número de vendas que o vendedor tem.
- period: o período considerado para a apuração do índice dependerá do número de vendas realizadas que o vendedor tenha realizado nos últimos 60 dias.
- completed: quantidade de vendas realizadas. Toda reclamação/disputa é contabilizada. Há casos em que uma ordem pode ter mais de uma reclamação/disputa. Não serão contabilizadas as reclamações/disputas que estiverem marcadas com a tag "avoid_reputation".
O período a avaliar depende do país e da quantidade de vendas, conforme abaixo:
México (MLM)
Transações nos últimos 60 dias | Período a avaliar para a reputação |
---|---|
Para MLM > ou = a 40 vendas | São considerados os últimos 60 dias. |
Para MLM < a 40 vendas | É considerado todo o histórico de vendas dos últimos 365 dias. |
Brasil (MLB)
Transações nos últimos 60 dias | Período a avaliar para a reputação |
---|---|
Para MLB > ou = a 60 vendas | São considerados os últimos 60 dias. |
Para MLB < a 60 vendas | É considerado todo o histórico de vendas dos últimos 365 dias. |
Argentina (MLA)
Transações nos últimos 60 dias | Período a avaliar para a reputação |
---|---|
Para MLA > ou = a 50 vendas | São considerados os últimos 60 dias. |
Para MLA < a 50 vendas | É considerado todo o histórico de vendas dos últimos 365 dias. |
Colombia (MCO)
Transações nos últimos 60 dias | Período a evaluar para la reputación |
---|---|
Para MCO > ou = a 60 vendas | São considerados os últimos 60 dias. |
Para MCO < a 60 vendas | É considerado todo o histórico de vendas dos últimos 365 dias. |
Chile (MLC)
Transações nos últimos 60 dias | Período a avaliar para a reputação |
---|---|
Para MLC > ou = a 40 vendas | São considerados os últimos 60 dias. |
Para MLC < a 40 vendas | É considerado todo o histórico de vendas dos últimos 365 dias. |
Uruguai (MLU)
Transações nos últimos 120 dias | Período a avaliar para a reputação |
---|---|
Para MLU > ou = a 25 vendas | São considerados os últimos 120 dias. |
Para MLU < a 25 ventas | É considerado todo o histórico de vendas dos últimos 365 dias. |
Para os países que utilizam o modelo antigo de reputação, você pode obter as informações através dos links:
-Perú: Link de ajuda
-Uruguai: Link de ajuda
-Venezuela: Link de ajuda
-Ecuador: Link de ajuda
Para os países restantes, acesse Ajuda > Vendendo > Qualificações, reputação e opiniões > O que é e como funciona a reputação como vendedor.
Exceções:
Certas reclamações são automaticamente ignoradas quando atendem a regras específicas. Para casos excepcionais, será aplicado um processo para excetuar ordens via contato com CX.
Reclamações (claims)
Para realizar o cálculo, serão consideradas as vendas com reclamações iniciadas pelo comprador sem diferenciar a modalidade de envio nem o pagamento. Não consideramos vendas de usuários inabilitados, vendas de usuários fraudulentos, vendas com todos seus pagamentos recusados nem vendas inválidas.
Fórmula:
claims_rate = vendas com reclamações / vendas totais
Conhecido o período que será considerado para calcular o número de vendas realizadas pelo vendedor, será determinada a cor do termômetro, dependendo da porcentagem que o vendedor tiver. Exemplo do termômetro da mesma forma que o verá o vendedor na conta:
Tempo de entrega com atraso (Handling Time)
O Handling Time é a diferença entre o momento em que está pronto para envio (ready_to_ship) e quando os correios informam que realmente enviaram (shipped). Exceto os tipos de envios Cross Docking, para os quais o Handling Time é a diferença entre o momento em que o pacote está no Hub (in_hub) e quando os correios informam realmente que enviaram (shipped). O delayed handling time é a porcentagem de vendas com envios atrasados.
- Só consideraremos os vendedores que utilizarem Mercado Envios e tiverem 10 ou mais vendas enviadas. Os outros não serão atingidos por esta métrica e assumimos que suas vendas entregues fora do prazo é de 0%.
- O tempo que tomamos para mensurar isto são os últimos 60 dias se o seller tiver mais de 50 vendas em MLA, 60 vendas em MLB, 40 vendas em MLC, 60 vendas em MCO e 40 vendas em MLM realizadas nesse período, e 365 dias se não chegam a esse número de vendas em seus países.
Fórmula:
delayed handling time rate = vendas com envio atrasado / vendas enviadas com me2
Período considerado: 60 ou 365 dias, dependendo do número de transações nos últimos 60 dias. Para MLU consideramos 120 ou 365 dias.
Caso o carrinho tenha vários pedidos com o mesmo envio, se o envio for atrasado, impactará tantas vezes no vendedor quanto pedidos o pacote contiver.
No caso em que o carrinho tenha vários pedidos com o mesmo envio, se atrasar para despachar, o vendedor será afetado pela quantidade de pedidos neste carrinho. Conheça o que é e como funciona a reputação como vendedor.
Você também pode utilizar o recurso /schedule para obter os horários de despacho e evitar retrasos.
Cancelamentos
Esta métrica nos mostra o número de cancelamentos que o vendedor faz não existindo reclamação. Esse é um recurso conhecido pelos Mercado Líderes, que agora passará a ser aplicado para todos os vendedores.
A fórmula utilizada para seu cálculo é:
Cancellations rate = cancelamentos feitos pelo vendedor / vendas totais.
É aplicável para todos os sites onde estiver em vigor o novo sistema de reputação: MLA, MLB, MLM, MCO, MLC.
Limites para cada variável
Modificamos os limites para cada variável em todas as cores, níveis e sites. Os novos limites são os seguintes:
MLB
Variáveis | Líderes | Green | Yellow | Orange | Red |
---|---|---|---|---|---|
Claim | 1% | 2% | 4,5% | 8% | > 8% |
Cancellations | 0,5% | 1,5% | 3,5% | 4% | > 4% |
delayed handling time | 6% | 10% | 18% | 22% | > 22% |
MLA
Variáveis | Líderes | Green | Yellow | Orange | Red |
---|---|---|---|---|---|
Claim | 1% | 1,5% | 3% | 6% | > 6% |
Cancellations | 0,5% | 1% | 2,5% | 3% | > 3% |
delayed handling time | 8% | 10% | 15% | 22% | > 22% |
MLM
Variáveis | Líderes | Green | Yellow | Orange | Red |
---|---|---|---|---|---|
Claim | 1% | 1,5% | 3% | 6% | > 6% |
Cancellations | 0,5% | 1% | 2,5% | 3% | > 3% |
delayed handling time | 8% | 10% | 15% | 22% | > 22% |
MCO
Variáveis | Líderes | Green | Yellow | Orange | Red |
---|---|---|---|---|---|
Claim | 2,5% | 3,5% | 5,5% | 7% | > 7% |
Cancellations | 1,5% | 2,5% | 7% | 9% | > 9% |
delayed handling time | 10% | 12% | 18% | 26% | > 26% |
MLU
Variáveis | Líderes | Green | Yellow | Orange | Red |
---|---|---|---|---|---|
Claim | 2,5% | 3,5% | 5,5% | 7% | > 7% |
Cancellations | 1,5% | 2,5% | 7% | 9% | > 9% |
delayed handling time | 10% | 12% | 18% | 26% | > 26% |
MLC
Variáveis | Líderes | Green | Yellow | Orange | Red |
---|---|---|---|---|---|
Claim | 2,5% | 3,5% | 5,5% | 7% | > 7% |
Cancellations | 1,5% | 2,5% | 7% | 9% | > 9% |
delayed handling time | 10% | 12% | 18% | 26% | > 26% |