Feedback sobre uma venda

Concretizada uma venda (ou compra), o vendedor poderá deixar seu feedback sobre a transação e qualificar a contraparte.
Quando a operação for qualificada como concretizada, para envios "custom" e "me1", deve se indicar que o produto já foi entregue; por isso, é importante lembrar que este processo só deve ser realizado quando houver certeza de que o produto foi entregue ao comprador. Assim, quando o vendedor qualificar, será enviada uma mensagem para o comprador perguntando sobre a venda e solicitando que confirme ter recebido o produto dessa venda.
Atualmente, essa ação só é válida para acompanhar os status de envio entregues, isto é, ela não impacta de maneira nenhuma na reputação do Seller envolvido; deverá sempre ser aplicada para mudar o status para entregue em vendas sem Mercado Envios, o que movimenta essas vendas para as listas de finalizadas.

Contenidos

→Descrição de recursos
→Valores aceitos para enviar como "motivo"
→Publicar feedback
→Responder o feedback
→Consultar feedback de uma venda
→Consultar feedback
→Alterar feedback


Descrição de recursos

Atributo Descrição
fulfilled Indica se a operação foi ou não foi concretizada. Valores possíveis: True / False. Obrigatório.
message Cadeia com menos de 160 caracteres. Obrigatório.
rating Qualificação da operação. Valores possíveis: ‘negative’, ‘neutral’ ou ‘positive’ (somente em caso de ‘fulfilled’: ‘true’) Obrigatório.
reason Motivo Valores possíveis: ver tabela "Valores aceitos..." Obrigatório. (Em caso de ‘fulfilled’: ‘false’)
restock_item Indica que o pedido não foi completado, por isso, o item deve ser reposto. A única restrição para a reposição é que o status do item não possa ser fechado. Valores possíveis: true / false


Valores aceitos para enviar como "reason"

Os motivos disponíveis para vendedores são:

  • OUT_OF_STOCK: Sem estoque
  • BUYER_NOT_ENOUGH_MONEY: Comprador não tem dinheiro suficiente
  • BUYER_REGRETS: Comprador se arrependeu da operação
  • SELLER_REGRETS: Vendedor se arrependeu da operação
  • BUYER_DID_NOT_ANSWER: Comprador não responde
  • THEY_NOT_HONORING_POLICIES: Comprador não está atendendo às políticas
  • OTHER_MY_RESPONSIBILITY: Responsabilidade própria (outro motivo)
  • OTHER_THEIR_RESPONSIBILITY: Responsabilidade da contraparte (outro motivo)
  • DUBIOUS_BUYER: Comprador não confiável
  • HIGH_ML_COMISSION: Comissão de venda muito alta
  • HIGH_TAXES: Taxas muito altas
  • SELLER_HOLIDAY: Não há operação por férias
  • UNFRIENDLY_SHIPMENT_POLICY: Comprador não aceita política de envio
  • UNAVAILABLE_PRODUCT: Produto não disponível
  • SELLER_ADDRESS_WITHDRAWAL: Comprador prefere retirar pessoalmente
  • WRONG_RECEIVER_ADDRESS: Endereço de entrega errado
  • HIGH_SHIPMENT_COST: Custos de envio muito altos
  • WRONG_SHIPMENT_COST: Custo de envio mal calculado
  • UNPRINTED_LABEL: Etiqueta não pode ser impressa
  • UNWITHDRAWN_PRODUCT_BY_DELIVER_COMPANY: Empresa de envio não retirou o produto para entrega
  • DENIED_PACKAGE: Empresa de envio não aceita o pacote por causa do tamanho ou peso
  • UNABLE_TO_READ_LABEL: Empresa de envio não consegue ler a etiqueta
  • MANUFACTURING_PRODUCT_NOT_FINISHED: Produto manufaturado sem acabar
  • SHIPMENT_PROBLEM_OTHER: Envio teve algum outro problema
  • DELIVERY_COMPANY_PROBLEM_OTHER: Empresa de envio teve outro problema

Os motivos disponíveis para compradores são:

  • OUT_OF_STOCK: Sem estoque
  • BUYER_PAID_BUT_DID_NOT_RECEIVE: Comprador realizou o pagamento, mas não recebeu o produto
  • OTHER_MY_RESPONSIBILITY: Responsabilidade própria (outro motivo)
  • BUYER_REGRETS: Comprador se arrependeu da operação
  • HIGH_SHIPMENT_COST: Custo de envio alto
  • SELLER_DID_NOT_ANSWER: Vendedor não responde
  • THEY_NOT_HONORING_POLICIES: Comprador não está atendendo às políticas
  • OTHER_THEIR_RESPONSIBILITY: Responsabilidade da contraparte (outro motivo)
  • DESCRIPTION_DIDNT_MATCH_ARTICLE: Descrição não corresponde ao item


Publicar feedback

Para associar um feedback a um pedido, envie uma solicitação POST para o pedido, conforme o exemplo a seguir:

curl -X POST -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' -H "Content-Type: application/json" -d
'{
  "fulfilled": false,
  "rating": "neutral",
  "message": "Operation not completed",
  "reason": "OUT_OF_STOCK",
  "restock_item": false,
}' 
https://api.mercadolibre.com/orders/$ORDER_ID/feedback
Nota:
O vendedor não pode enviar um feedback "não especificado" quando a ordem expirar.
Status: 400
Erro: not_fulfilled_feedback_in_order_expired.
Mensagem de erro: You can't submit a not fulfilled feedback after order has expired.


Responder o feedback

Você pode responder ao feedback recebido de seus parceiros comerciais para explicar quais são seus motivos ou apresentar mais informações com uma solicitação POST para a API, incluindo o feedback_id, conforme descrito a seguir:

curl -X POST -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' -H "Content-Type: application/json" -d'{
"reply":"Muchas gracias por la buena predisposición"
}' 
https://api.mercadolibre.com/feedback/$FEEDBACK_ID/reply


Consultar feedback de uma venda

Nota:
Os vendedores podem acessar os feedbacks de vendas de até 5 (cinco) anos de antiguidade.

Com a seguinte chamada GET no recurso /orders/$order_id/feedback, você pode verificar os feedbacks feitos nas vendas e, na resposta, você também receberá o feedback_id:

Chamada:

curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' https://api.mercadolibre.com/orders/$ORDER_ID/feedback

Exemplo:

curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' https://api.mercadolibre.com/orders/825103323/feedback

Respuesta:

{
	"sale": {
		"reason": null,
		"item": {
			"price": 275.48,
			"id": "MLB1179412386",
			"title": "Capa Térmica Para Piscina Thermocap Preta 7,5x3 Metros",
			"currency_id": "BRL"
		},
		"role": "seller",
		"extended_feedback": [],
		"date_created": "2020-09-25T16:33:29.000-04:00",
		"fulfilled": true,
		"rating": "positive",
		"visibility_date": "2020-09-29T18:39:35.000-04:00",
		"restock_item": false,
		"message": null,
		"has_seller_refunded_money": null,
		"site_id": "MLB",
		"modified": false,
		"from": {
			"nickname": "OLIST",
			"id": 219324699,
			"status": "active",
			"points": 702811
		},
		"id": 5040068160032,
		"to": {
			"nickname": "OLAD3975325",
			"id": 230788845,
			"status": "active",
			"points": 22
		},
		"reply": null,
		"order_id": 4025473265,
		"app_id": "1505",
		"status": "active"
	},
	"purchase": {
		"reason": null,
		"item": {
			"price": 275.48,
			"id": "MLB1179412386",
			"title": "Capa Térmica Para Piscina Thermocap Preta 7,5x3 Metros",
			"currency_id": "BRL"
		},
		"role": "buyer",
		"extended_feedback": [],
		"date_created": "2020-09-29T18:39:36.000-04:00",
		"fulfilled": true,
		"rating": "positive",
		"visibility_date": "2020-09-29T18:39:35.000-04:00",
		"message": "Produto chegou no prazo!",
		"has_seller_refunded_money": null,
		"site_id": "MLB",
		"modified": false,
		"from": {
			"nickname": "OLAD3975325",
			"id": 230788845,
			"status": "active",
			"points": 22
		},
		"id": 5040068164512,
		"to": {
			"nickname": "OLIST",
			"id": 219324699,
			"status": "active",
			"points": 702811
		},
		"reply": null,
		"order_id": 4025473265,
		"app_id": "1505",
		"status": "active"
	}
}

Existe um par de feedback_ids para cada transação: compra e venda. Neste exemplo, o “id”: 5040068160032 é o feedback_id da venda, enquanto o “id”: 5040068164512 corresponde à compra.


Consultar feedback

Você também pode realizar uma solicitação GET para obter os detalhes de um feedback usando o ID de feedback obtido na order, conformoe mostrado abaixo:

Chamada:

curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN'https://api.mercadolibre.com/feedback/$FEEDBACK_ID

Exemplo:

curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' https://api.mercadolibre.com/feedback/9041207884458

Resposta:

{
	"adult_content": false,
	"reason": null,
	"item": {
		"price": 275.48,
		"id": "MLB1179412386",
		"title": "Capa Térmica Para Piscina Thermocap Preta 7,5x3 Metros",
		"currency_id": "BRL"
	},
	"role": "seller",
	"extended_feedback": [],
	"date_created": "2020-09-25T16:33:29.000-04:00",
	"fulfilled": true,
	"rating": "positive",
	"visibility_date": "2020-09-29T18:39:35.000-04:00",
	"restock_item": false,
	"message": null,
	"has_seller_refunded_money": null,
	"site_id": "MLB",
	"modified": false,
	"from": {
		"nickname": "OLIST",
		"id": 219324699,
		"status": "active",
		"points": 702831
	},
	"id": 9041207884458,
	"to": {
		"nickname": "OLAD3975325",
		"id": 230788845,
		"status": "active",
		"points": 22
	},
	"reply": null,
	"order_id": 4025473265,
	"status": "active"
}
}

Alterar feedback

Você já aprendeu a realizar uma solicitação GET para obter o feedback_id da outra parte realizando apenas uma solicitação POST para a API, conforme mostrado a seguir:

curl -X PUT -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' -H "Content-Type: application/json" -d '{
  "fulfilled": true,
  "rating": "positive",
  "message": "It’s ok.",
}' 
https://api.mercadolibre.com/feedback/$FEEDBACK_ID

Próximo: Consultar usuários avançados.

ou registre-se para receber as últimas notícias sobre nossa API