Documentação do Mercado Livre
Confira todas as informações necessárias sobre as APIs Mercado Livre.
Documentação
Processo de Quarentena
O que é?
O processo de quarentena nada mais é que o monitoramento e identificação de infrações relacionadas ao nosso Developer Partner Program e/ou com os Termos e Condições do mesmo, assim como as ações e sanções a serem executadas uma vez identificadas essas infrações.
Esse processo está dividido em três partes: Pré-quarentena, Quarentena e Pós-quarentena.
Visão macro do processo

Pré-quarentena
O processo de quarentena é iniciado quando é identificada alguma infração cometida por parte de um integrador.
Essa infração pode ser desde uma métrica que está abaixo do esperado para a medalha desse integrador, baixando a medalha gradualmente até que o integrador perca a certificação, pode ser o resultado de uma ação realizada pelo integrador que impactou negativamente a um ou mais vendedores, ou situações mais sérias como fraude, divulgação de dados sensíveis, etc.
Identificada a infração, o integrador receberá uma comunicação formal sobre a infração passível de quarentena. O Tech Partner responsável pelo integrador irá entrar em contato com o mesmo para analisar a situação e tentar revertê-la de forma imediata. Porém, caso não haja uma forma de reverter de forma imediata, o integrador entrará na fase de quarentena.
Quarentena
Uma vez na quarentena o integrador recebe uma comunicação formal de entrada na quarentena e as seguintes sanções serão aplicadas:
- retirada temporária da certificação;
- retirada temporária dos benefícios vinculados.
A partir desse momento o integrador terá um prazo estipulado pelo Mercado Livre (no máximo 40 dias corridos) para reverter a situação que o colocou na quarentena, assim como todos os impactos negativos provocados pela situação.
O Tech Partner responsável pelo integrador irá ajudar o integrador no que for necessário e também será responsável por fazer o acompanhamento durante todo o processo. Ele também irá monitorar o prazo.
Caso o integrador reverta a situação dentro do prazo, o integrador ficará no mínimo 1 trimestre (podendo chegar a 2 trimestres) sem a certificação e seus respectivos benefícios. No fim desse prazo o Mercado Livre irá avaliar as métricas do integrador e devolver a certificação assim como a medalha na qual ele se encaixar naquele momento.
Pós-quarentena
Caso o integrador não reverta a situação no prazo estipulado, após o vencimento do prazo, as seguintes sanções serão aplicadas:
- retirada da certificação por tempo indeterminado;
- retirada dos benefícios vinculados por tempo indeterminado;
- comunicado geral às equipes internas do Mercado Livre sobre a perda da certificação por parte do integrador;
- comunicado a todos os vendedores vinculados ao integrador sobre a perda da certificação por parte do integrador;
- orientação e migração de vendedores estratégicos para outros integradores.
Caso o integrador queira voltar a ser um integrador certificado, ele deverá passar por todo o processo de certificação como se fosse um integrador novo. Sendo que esse processo só poderá ser iniciado depois de 12 meses após a reversão da situação, contando a partir do dia da comunicação formal da entrada na quarentena, que levou o integrador a perder a certificação. O Mercado Livre se reserva ao direito de decidir a elegibilidade do integrador naquele momento que ele requisita a entrada no processo. Se não for estratégico para o Mercado Livre, o integrador não será certificado. Assim como já acontece hoje com outros integradores.
Dê uma olhada nos benefícios que te aguardam por ser, e se manter, um integrador certificado.