Feedback sobre uma venda
Contenidos
→Descrição de recursos →Valores aceitos para enviar como "motivo" →Publicar feedback →Responder o feedback →Consultar feedback de uma venda →Alterar feedback
Descrição de recursos
Atributo | Descrição |
---|---|
fulfilled | Indica se a operação foi ou não foi concretizada. Valores possíveis: True / False. Obrigatório. |
message | Cadeia com menos de 160 caracteres. Obrigatório. |
rating | Qualificação da operação. Valores possíveis: ‘negative’, ‘neutral’ ou ‘positive’ (somente em caso de ‘fulfilled’: ‘true’) Obrigatório. |
reason | Motivo Valores possíveis: ver tabela "Valores aceitos..." Obrigatório. (Em caso de ‘fulfilled’: ‘false’) |
restock_item | Indica que o pedido não foi completado, por isso, o item deve ser reposto. A única restrição para a reposição é que o status do item não possa ser fechado. Valores possíveis: true / false |
Valores aceitos para enviar como "reason"
Os motivos disponíveis para vendedores são:
- OUT_OF_STOCK: Sem estoque
- BUYER_NOT_ENOUGH_MONEY: Comprador não tem dinheiro suficiente
- BUYER_REGRETS: Comprador se arrependeu da operação
- SELLER_REGRETS: Vendedor se arrependeu da operação
- BUYER_DID_NOT_ANSWER: Comprador não responde
- THEY_NOT_HONORING_POLICIES: Comprador não está atendendo às políticas
- OTHER_MY_RESPONSIBILITY: Responsabilidade própria (outro motivo)
- OTHER_THEIR_RESPONSIBILITY: Responsabilidade da contraparte (outro motivo)
- DUBIOUS_BUYER: Comprador não confiável
- HIGH_ML_COMISSION: Comissão de venda muito alta
- HIGH_TAXES: Taxas muito altas
- SELLER_HOLIDAY: Não há operação por férias
- UNFRIENDLY_SHIPMENT_POLICY: Comprador não aceita política de envio
- UNAVAILABLE_PRODUCT: Produto não disponível
- SELLER_ADDRESS_WITHDRAWAL: Comprador prefere retirar pessoalmente
- WRONG_RECEIVER_ADDRESS: Endereço de entrega errado
- HIGH_SHIPMENT_COST: Custos de envio muito altos
- WRONG_SHIPMENT_COST: Custo de envio mal calculado
- UNPRINTED_LABEL: Etiqueta não pode ser impressa
- UNWITHDRAWN_PRODUCT_BY_DELIVER_COMPANY: Empresa de envio não retirou o produto para entrega
- DENIED_PACKAGE: Empresa de envio não aceita o pacote por causa do tamanho ou peso
- UNABLE_TO_READ_LABEL: Empresa de envio não consegue ler a etiqueta
- MANUFACTURING_PRODUCT_NOT_FINISHED: Produto manufaturado sem acabar
- SHIPMENT_PROBLEM_OTHER: Envio teve algum outro problema
- DELIVERY_COMPANY_PROBLEM_OTHER: Empresa de envio teve outro problema
Os motivos disponíveis para compradores são:
- OUT_OF_STOCK: Sem estoque
- BUYER_PAID_BUT_DID_NOT_RECEIVE: Comprador realizou o pagamento, mas não recebeu o produto
- OTHER_MY_RESPONSIBILITY: Responsabilidade própria (outro motivo)
- BUYER_REGRETS: Comprador se arrependeu da operação
- HIGH_SHIPMENT_COST: Custo de envio alto
- SELLER_DID_NOT_ANSWER: Vendedor não responde
- THEY_NOT_HONORING_POLICIES: Comprador não está atendendo às políticas
- OTHER_THEIR_RESPONSIBILITY: Responsabilidade da contraparte (outro motivo)
- DESCRIPTION_DIDNT_MATCH_ARTICLE: Descrição não corresponde ao item
Publicar feedback
Para associar um feedback a um pedido, envie uma solicitação POST para o pedido, conforme o exemplo a seguir:
curl -X POST -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' -H "Content-Type: application/json" -d
'{
"fulfilled": false,
"rating": "neutral",
"message": "Operation not completed",
"reason": "OUT_OF_STOCK",
"restock_item": false,
}'
https://api.mercadolibre.com/orders/$ORDER_ID/feedback
Responder o feedback
Você pode responder ao feedback recebido de seus parceiros comerciais para explicar quais são seus motivos ou apresentar mais informações com uma solicitação POST para a API, incluindo o feedback_id, conforme descrito a seguir:
curl -X POST -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' -H "Content-Type: application/json" -d'{
"reply":"Muchas gracias por la buena predisposición"
}'
https://api.mercadolibre.com/feedback/$FEEDBACK_ID/reply
Consultar feedback de uma venda
Com a seguinte chamada GET no recurso orders, você pode verificar os feedbacks feitos nas vendas e, na resposta, você também receberá o feedback_id:
Chamada:
curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' https://api.mercadolibre.com/orders/$ORDER_ID
Exemplo:
curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' https://api.mercadolibre.com/orders/825103323
Reposta:
{
"id": 825103323,
"status": "confirmed",
"status_detail": {
"code": null,
"description": null
},
"date_created": "2014-03-17T23:27:53.000-04:00",
"date_closed": "2014-03-17T23:27:53.000-04:00",
"last_updated": "2014-06-01T16:36:28.000-04:00",
"order_items": [
{
"item": {
"id": "MLA494467937",
"title": "Tag Heuer Aquaracer Automatico 43mm Cal16 Day-d Linea Nueva",
"variation_id": null,
"variation_attributes": []
},
"quantity": 1,
"unit_price": 24100,
"currency_id": "ARS"
}
],
"total_amount": 24100,
"currency_id": "ARS",
"buyer": {
"id": 9981145,
"nickname": "CARLITOS8665",
"email": "carlitos8665@gmail.com",
"phone": {
"area_code": "011",
"number": "1544706706",
"extension": null
},
"alternative_phone": {
"area_code": "011",
"number": "48027618",
"extension": null
},
"first_name": "Carlos",
"last_name": "Acuña",
"billing_info": {
"doc_type": null,
"doc_number": null
}
},
"seller": {
"id": 114499680,
"nickname": "WATCHES-LUXURY2",
"email": "watches-luxury2@hotmail.com",
"phone": {
"area_code": null,
"number": "( 011) 1552490473",
"extension": null
},
"alternative_phone": {
"area_code": null,
"number": "",
"extension": null
},
"first_name": "carolina soledad",
"last_name": "casares"
},
"payments": [],
"feedback": {
"purchase": {
"id": 5040068164512,
"date_created": "2014-04-07T11:20:00.000-04:00",
"fulfilled": true,
"rating": "positive",
"status": "active"
},
"sale": {
"id": 5040068160032,
"date_created": "2014-04-07T11:20:57.000-04:00",
"fulfilled": true,
"rating": "neutral",
"status": "active"
}
},
"shipping": {
"status": "to_be_agreed"
},
"tags": [
"paid",
"not_delivered"
],
"mediations": [],
"application_id": "2568868276694852",
"hidden_for_seller": false,
"buying_mode": "buy_it_now"
}
Existe um par de feedback_ids para cada transação: compra e venda. Neste exemplo, o “id”: 5040068160032 é o feedback_id da venda, enquanto o “id”: 5040068164512 corresponde à compra.
Alterar feedback
Você já aprendeu a realizar uma solicitação GET para obter o feedback_id da outra parte realizando apenas uma solicitação POST para a API, conforme mostrado a seguir:
curl -X PUT -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' -H "Content-Type: application/json" -d '{
"fulfilled": true,
"rating": "positive",
"message": "It’s ok.",
}'
https://api.mercadolibre.com/feedback/$FEEDBACK_ID
Próximo: Consultar usuários avançados.