Documentação do Mercado Livre

Confira todas as informações necessárias sobre as APIs Mercado Livre.
circulos azuis em degrade

Documentação do

Última atualização em 06/09/2024

Display Ads

Importante:
- Display é um serviço habilitado pelos Consultores Comerciais do Mercado Livre.
- Em breve disponibilizaremos endpoints para obtenção de métricas de line item e criativos.

Esta funcionalidade destina-se a melhorar a capacidade dos anunciantes de compreender e otimizar o desempenho das suas campanhas publicitárias. Você pode acessar informações relevantes e atualizadas de maneira automatizada, permitindo que os anunciantes integrem dados de forma eficiente para análise e comparação. Fornecedores, agências e marcas podem:

  • Mostrar anúncios de seus produtos quando seu público potencial acessar qualquer uma das plataformas do ecossistema Mercado Livre.
  • Escolha para qual público exibir seus anúncios (segmentação).
  • Crie anúncios adaptados a múltiplos espaços publicitários de forma ágil.
  • Mostre anúncios aos usuários em momentos diferentes durante a fase de compra.
  • Estabeleça custos variáveis ​​por objetivos de campanha em vez de custos fixos por impressão.

Tipos e objetivos de campanha

Tipo de campanha Objetivo Métricas chave
Programmatic Awareness: aumenta a exposição de uma marca ou produto entre os usuários de seu interesse. Alcance y frecuencia: permitem medir quantos usuários você alcançou com seus anúncios e quantas vezes eles os viram em um determinado período. *Com vídeo criativo disponível.
Programmatic Consideration: aumenta as visitas e ações do usuário em uma marca ou produto. Clicks and VPP: permitem medir quantas vezes seus anúncios foram clicados e quantas visitas eles geraram na página do produto.
Programmatic Conversion: aumenta as vendas dos produtos da sua marca com publicidade. Ingresos y ventas: permitem quantificar as vendas geradas depois que os usuários visualizam ou clicam em seus anúncios.
Guaranteed São criadas e gerenciadas pela equipe de operações do Mercado Livre. Permite planejar e comprar um determinado número de impressões com um CPM fixo.

Fluxo técnico recomendado

  1. Anunciantes (advertiser id) de display
  2. Campanhas de anunciantes
  3. Métricas de uma campanha

  4. Painel de campanha en Mercado Ads


Consultar anunciante

Os anunciantes (advertiser_id) são aqueles que têm um pressuposto para a criação e distribuição de anúncios publicitários, com o objetivo de promover seus produtos ou serviços. Consulte a listagem de anunciantes que têm acesso a um usuário, dependendo do tipo de produto que você deseja (Brand Ads ou Display).


Parâmetros obrigatórios

product_id: tipo de produto. Valores disponíveis: PADS (Product Ads), DISPLAY, BADS (Brand Ads).


Parâmetros opcionais

sort_by: classifica por atributo (advertiser_id, site_id). Por padrão é advertiser_id.
sort_order: ordem (asc, desc). Por padrão é desc.


Chamada:

curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' -H 'Content-Type: application/json' -H 'Api-Version: 1'
https://api.mercadolibre.com/advertising/advertisers?product_id=$PRODUCT_ID

Exemplo:

curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' -H 'Content-Type: application/json' -H 'Api-Version: 1'
https://api.mercadolibre.com/advertising/advertisers?product_id=DISPLAY

Resposta:

{
    "advertisers": [
        {
            "advertiser_id": 000,
            "site_id": "MLB",
            "advertiser_name": "Advertiser AAA",
            "account_name": "MLB - XZY"
        },
        {
            "advertiser_id": 111,
            "site_id": "MLM",
            "advertiser_name": "Advertiser BBB",
            "account_name": "MLM - XYZ"
        },
        {
            "advertiser_id": 222,
            "site_id": "MLA",
            "advertiser_name": "Advertiser CCC",
            "account_name": "MLA - XYZ"
        },
        {
            "advertiser_id": 333,
            "site_id": "MLC",
            "advertiser_name": "Advertiser DDD",
            "account_name": "MLC - XYZ"
        }
    ]
}

Campos de resposta

advertiser_id: identificador do anunciante. Você o usará para o restante das solicitações.
site_id: identificador do país. Consulte a nomenclatura dos sites do Mercado Livre e suas respectivas moedas.
advertiser_name: nome do anunciante.
account_name: nome da conta.

Nota:
Caso receba o erro 404 - No permissions found for user_id, significa que o usuário não tem o Produto habilitado e deverá entrar em contato com seu Consultor Comercial para gerenciar o acesso aos seus anunciantes.

Consultar as campanhas de um anunciante

Parâmetros opcionais

sort_by: classifica por atributo (id, name, start_date, end_date). O padrão é id.
sort_order: pedido (asc, desc). O padrão é desc.


Chamada:

curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' -H "Content-Type: application/json" -H "Api-Version: 1"
https://api.mercadolibre.com/advertising/advertisers/$ADVERTISER_ID/display/campaigns

Exemplo:

curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' -H "Content-Type: application/json" -H "Api-Version: 1"
https://api.mercadolibre.com/advertising/advertisers/61/display/campaigns?sort_by=start_date&sort_order=desc

Resposta:

{
 "results": [
    {
      "id": 80,
      "name": "CONVERSION_ENERO2022_MLA",
      "start_date": "2022-01-12T17:00:00",
      "end_date": "2022-01-31T23:59:00",
      "advertiser_id": 61,
      "type": "GUARANTEED",
      "status": "paused",
      "site_id": "MLA"
    }
  ]
}

Campos da resposta

id: id da campanha. Use o id para consultar as métricas da campanha.
name: nome da campanha.
start_date: data de início da campanha.
end_date: data de término da campanha.
advertiser_id: id do anunciante.
type: tipo da campanha: Programmatic ou Guaranteed.
status: estado da campanha.
site_id: país.
strategy: objetivo da campanha. Em breve.
:

Ver métricas da campanha

Os resultados deste endpoint serão as métricas por dia e um resumo do período da campanha. Você pode consultar até 90 dias atrás, considerando 1º de setembro de 2022 como data inicial.


Parâmetros obrigatórios

date_from: data desde a consulta no formato YYYY-MM-DD.
date_to: data até consulta no formato YYYY-MM-DD.


Parâmetros opcionais

sort_by: classifica por atributo (id, name, start_date, end_date). O padrão é id.
sort_order: pedido (asc, desc). O padrão é desc.


Chamada:

curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' -H "Content-Type: application/json" -H "Api-Version: 1"
https://api.mercadolibre.com/advertising/advertisers/$ADVERTISER_ID/display/campaigns/$CAMPAIGN_ID/metrics?date_from=YYYY-MM-DD&date_to=YYYY-MM-DD

Exemplo:

curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' -H "Content-Type: application/json" -H "Api-Version: 1"
https://api.mercadolibre.com/advertising/advertisers/61/display/campaigns/80/metrics?date_from=2024-04-01&date_to=2024-04-15

Resposta:

{
  "metrics": [
    {
      "date": "2024-02-01",
      "site_id": "MLM",
      "currency": "MXN",
      "prints": 17961,
      "clicks": 186,
      "active_views": 0,
      "completed_views": 0,
      "reach": 10079,
      "ctr": 0.01,
      "consumed_budget": 57449.13,
      "cpm": 3198.55,
      "cpc": 308.87,
      "average_frequency": 1148.98,
      "event_time": {
        "cpa_order": 1083.95,
        "cpa_ppv": 135.81,
        "roas": 10.03,
        "units_quantity": 75,
        "direct_amount": 576150,
        "direct_item_quantity": 53,
        "attribution_ppv": 423,
        "attribution_add_to_cart": 26,
        "attribution_bookmark": 33,
        "attribution_checkout": 24,
        "attribution_leads": 0,
        "cpl": 0.0
      },
      "touch_point": {
        "cpa_order": 1148.98,
        "cpa_ppv": 125.16,
        "roas": 12.36,
        "units_quantity": 70,
        "direct_amount": 710324,
        "direct_item_quantity": 50,
        "attribution_ppv": 459,
        "attribution_add_to_cart": 26,
        "attribution_bookmark": 35,
        "attribution_checkout": 28,
        "attribution_leads": 0,
        "cpl": 0.0
      }
    }
  ],
  "summary": {
    "site_id": "MLM",
    "currency": "MXN",
    "prints": 170462,
    "clicks": 2033,
    "active_views": 0,
    "completed_views": 0,
    "reach": 48957,
    "ctr": 0.01,
    "consumed_budget": 605406.93,
    "cpm": 3551.57,
    "cpc": 297.79,
    "average_frequency": 1509.74,
    "event_time": {
      "cpa_order": 1513.52,
      "cpa_ppv": 128.59,
      "roas": 9.48,
      "units_quantity": 586,
      "direct_amount": 5741691,
      "direct_item_quantity": 400,
      "attribution_ppv": 4708,
      "attribution_add_to_cart": 263,
      "attribution_bookmark": 375,
      "attribution_checkout": 219,
      "attribution_leads": 0,
      "cpl": 0.0
    },
    "touch_point": {
      "cpa_order": 1509.74,
      "cpa_ppv": 125.66,
      "roas": 9.49,
      "units_quantity": 586,
      "direct_amount": 5746421,
      "direct_item_quantity": 401,
      "attribution_ppv": 4818,
      "attribution_add_to_cart": 270,
      "attribution_bookmark": 352,
      "attribution_checkout": 225,
      "attribution_leads": 0,
      "cpl": 0.0
    }
  }
}

Glossário

date: fecha.
site_id: identificador do país. Consulte a nomenclatura dos sites do Mercado Livre e suas respectivas moedas.
currency: identificador de moedas.
prints: Impressões: número de vezes que seus anúncios foram exibidos.
clicks: vezes que os usuários clicaram em seus anúncios.
active_views (vistas activas): quantidade de vezes que os usuários viram os primeiros 6 segundos do seu anúncio de Social e Vídeo.
completed_views (vistas completas): quantidade de vezes que os usuários viram seu anúncio completo de Social e Vídeo.
reach: Escopo: número de usuários únicos para os quais seus anúncios foram exibidos.
ctr: Click-Through Rate: taxa de cliques obtidos sobre o total de impressões.
consumed_budget: Investimento: valor efetivamente gasto para exibir seus anúncios.
cpm: custo médio pago por mil impressões de anúncios.
cpc: Custo por clique. É o custo médio pago por cada clique que os anúncios receberam.
average_frequency: Frequência média. Número médio de vezes que seus anúncios foram exibidos ao mesmo usuário.

As métricas de atribuição têm duas formas de serem apresentadas:


Métricas atribuídas por data de ação (event_time): as métricas serão mostradas associadas à data exata em que a ação foi realizada (Ex: Vendas).
Métricas atribuídas por data de visualização (touchpoint): as métricas serão exibidas associadas à data do clique ou impressão visível a que foram atribuídas.

  • cpa_order: (vendas): custo médio de investimento para cada venda obtida.
  • cpa_ppv: custo médio de investimento para cada visualização de página de produto obtida.
  • roas: retorno do dinheiro obtido no investimento.
  • units_quantity: unidades de seus produtos que foram vendidas entre todas as compras atribuídas aos seus anúncios.
  • direct_amount (lucros): valor total das vendas atribuídas aos seus anúncios.
  • direct_item_quantity: vezes que os usuários fizeram uma compra depois de visualizar ou clicar em seus anúncios.
  • attribution_ppv (visualizações da página do produto): vezes que as pessoas visitaram a página do seu produto depois de visualizar ou clicar em seus anúncios.
  • attribution_add_to_cart: vezes que os usuários adicionaram seus produtos promovidos ao carrinho de compras depois de visualizar ou clicar em seus anúncios.
  • attribution_bookmark: vezes que os usuários adicionaram seus produtos promovidos aos favoritos depois de visualizar ou clicar em seus anúncios.
  • attribution_checkout: vezes que os usuários iniciaram um processo de compra de seus produtos promovidos após visualizar ou clicar em seus anúncios.
  • attribution_leads: contatos gerados por clientes em potencial depois que eles visualizaram ou clicaram em seus anúncios.
  • cpl: custo médio de cada lead com base no investimento.
  • Note:
    Existem 2 maneiras de um vendedor obter contatos:
    - Publicações de Veículos, Imóveis ou Serviços (VIS): ao deixar uma dúvida, ligação ou WhatsApp, o lead chega até o vendedor. Saiba mais sobre nossas Veículos, Imóveis and Serviços APIs.
    - 2. Formulários: preenchendo o formulário de contato que chega ao CRM do cliente. Por exemplo: o form.

Line items de campanha

Importante:
Disponível nos próximos dias.

O line item define os parâmetros de compra do anúncio patrocinado: o perfil do usuário que você quer alcançar, a localização geográfica, o dispositivo por onde a pessoa navega, entre outros. Cada line item está associado a uma única campanha e consome o orçamento dela.


Parâmetros opcionais

sort_by: valores possíveis: id, name, start_date, end_date.
sort_order: valores possíveis: asc, desc.


Chamada:

curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' -H "Content-Type: application/json" -H "Api-Version: 1" https://api.mercadolibre.com/advertising/advertisers/$ADVERTISER_ID/display/campaigns/$CAMPAIGN_ID/line_items?sort_by=start_date&sort_order=asc

Exemplo:

curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' -H "Content-Type: application/json" -H "Api-Version: 1" 
https://api.mercadolibre.com/advertising/advertisers/123456/display/campaigns/987654/line_items?sort_by=start_date&sort_order=asc

Resposta:

{
 "results": [
    {
      "line_item_id": 1,
      "name": "Name_Line_Item_Test",
      "start_date": "2022-01-12T17:00:00",
      "end_date": "2022-01-31T23:59:00",
      "campaing_id": 987654,
      "type": "Social",
      "status": "paused"
    }
  ]
}

Campos de resposta

line_item_id: id de line item.
name: nome de line item.
start_date: data de início de line item.
end_date: data final de line item.
type: tipo de line item. Eles variam de acordo com o criativo atribuído.

  • Display: banner nativo com imagem e texto. Apto para distintos espaços de publicidade do Mercado Livre e Mercado Pago.
  • Social: video en formato vertical con banner inferior. Disponible para los espacios de Clips de Mercado Libre.
  • Video: vídeo no formato horizontal. Disponível para plataformas de streaming integradas ao Mercado Ads.

status: estado de line item.


Creativos de line item

Importante:
Disponível nos próximos dias.

Parâmetros opcionais

sort_by: valores posibles: id, name.
sort_order: valores posibles: asc, desc.


Chamada:

curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' -H "Content-Type: application/json" -H "Api-Version: 1" 
https://api.mercadolibre.com/advertising/advertisers/$ADVERTISER_ID/display/campaigns/$CAMPAIGN_ID/line_items/$LINE_ITEM_ID/creatives?sort_by=start_date&sort_order=asc

Exemplo:

curl -X GET -H 'Authorization: Bearer $ACCESS_TOKEN' -H "Content-Type: application/json" -H "Api-Version: 1" 
https://api.mercadolibre.com/advertising/advertisers/$ADVERTISER_ID/display/campaigns/999999/line_items/0000001/creatives?sort_by=start_date&sort_order=asc

Resposta:

{
    "results": [
        {
            "creative_id": 123456,
            "name": "Name_Creative_Test",
            "status": "active",
            "line_item_id": 0000001,
            "campaign_id": 999999
        }
    ]
}

Campos de resposta

creative_id: id del creativo.
name: nombre del creativo.
status: estado del creativo. Puede ser: active.

Nota:
Quando você criar um novo criativo no Display Ads, o status dele será "Em revisão". Isto é, antes que um criativo comece a ser exibido, o Mercado Livre precisa confirmar se ele cumpre as diretrizes, políticas e que não tenha erros. Quando a verificação for concluída, o status do criativo vai ser alterado para "Aprovado" ou "Recusado".

line_item_id: id del line item.
campaign_id: id da campanha.


Erros

Erro Status Mensagem
bad_request 400 The parameter {paramKey} is required.
not_found 404 No campaigns found for advertiser id {advertiser_id} Campaign not found for sent campaign_id.
not_found 404 No line items found for campaign_id {campaign_id}
not_found 404 No campaigns found for advertiser id {advertiser_id} Campaign not found for sent campaign_id.