Mercado Livre
Developer Partner Program

1. Introdução
2. Certificações: requisitos e benefícios
  2.1. Desenvolvedores
   2.1.1. Requisitos
   2.1.2. Benefícios
2.2. Partners de Desenvolvimento
     2.2.1. Requisitos
2.2.2. Benefícios
  2.3. Aplicativos
     2.3.1. Requisitos
     2.3.2. Benefícios


1. Introdução

O Programa de Partners Certificados ou Developer Partner Program do Mercado Livre é um programa orientado a certificar que (i) certos indivíduos (“Desenvolvedores certificados” ou “Mercado Libre’s Certified Developer”) ou empresas de desenvolvimento de Software (“Partners de Desenvolvimento certificados” ou “Mercado Libre’s Certified Developer Partner”) conhecem as APIs do Mercado Livre, ou (ii) certos aplicativos de software usam tecnologia que atende às diretrizes definidas pelo Mercado Livre e, de alguma maneira, adicionam valor a usuários do Mercado Livre (“Aplicativos certificados” ou “Mercado Libre’s Certified Application”). Através das certificações, Mercado Livre procura promover e contribuir com o ecossistema de soluções que utilizarem a Plataforma Aberta do Mercado Livre, apoiando boas práticas entre Desenvolvedores e Empresas, mais e melhores Aplicativos para usuários do Mercado Livre e a geração de mais e melhores negócios.


2. Certificações: requisitos e benefícios

2.1. Desenvolvedores

2.1.1. Requisitos

O curso online disponível do Mercado Livre sobre a nossa API permite obter a certificação de “Mercado Libre’s Certified Developer”. Você deve aprová-lo de maneira satisfatória, incluindo aqueles novos cursos que viermos a publicar oportunamente via e-mail e/ou através do site do Developer Partners Program. Além disso, você deve ter desenvolvido um aplicativo de software de integração básica que possa ser revisado pela equipe de Business Engineers do Mercado Livre.


2.1.2. Benefícios

Os Desenvolvedores certificados poderão usufruir dos seguintes benefícios:

  • Acesso à comunidade de Desenvolvedores certificados do Mercado Livre.

  • Acesso a documentação e alguns novos recursos da API antes de se tornarem públicos.

  • Convite para a criação de colaborações com outros Desenvolvedores certificados quando Mercado Livre entender que suas Soluções podem ser complementares.

  • Contato com um assessor técnico-comercial "Business Engineer" designado pelo Mercado Livre que oferecerá suporte técnico-comercial quando for necessário.

  • Suporte técnico-comercial através dos canais de suporte que Mercado Livre implementar.

  • Acesso à comunidade privada no Slack.

  • Poderão exibir o logo de Desenvolvedor certificado no seu web site; este será entregue pelo Business Engineer designado pelo Mercado Livre.

2.2. Partners de Desenvolvimento

2.2.1. Requisitos

  • A empresa deve ser devidamente constituída conforme as leis do país de constituição e sua atividade comercial deve ser em torno do desenvolvimento ou assessoria de Software.

  • Deve contar com, no mínimo, um Desenvolvedor certificado entre seus colaboradores ativos.

  • Os aplicativos deverão ser hospedados em plataformas como Amazon AWS, Microsoft Azure, Google Cloud, IBM Bluemix com adequados sistemas de segurança para evitar interrupções no serviço e garantir escalabilidade.

  • Ter um SLA orientado aos seus clientes que garanta a qualidade e disponibilidade dos serviços oferecidos. Caso seja um serviço online, deverá garantir, no mínimo, um uptime de 99.69%.


2.2.2. Benefícios

As empresas certificadas poderão usufruir dos seguintes benefícios:

  • Acesso à comunidade de Empresas certificadas do Mercado Livre.

  • Acesso a ferramentas, informações e documentação sobre a API antes de se tornarem públicas, podendo atuar como Betatesters de alguns recursos da API que forem sendo disponibilizados.

  • Visibilidade de sua empresa para usuários vendedores do Mercado Livre e outros Partners de Desenvolvimento.

  • Nossa equipe comercial informará a usuários vendedores do Mercado Livre sobre os serviços oferecidos pelas Empresas certificadas.

  • Contato com um assessor técnico-comercial "Business Engineer" designado pelo Mercado Livre para poder acompanhar seus processos de desenvolvimento, oferecendo assessoria técnica e comercial.

  • Suporte técnico-comercial através dos canais de suporte que Mercado Livre implementar.

  • Acesso à comunidade do Slack.

  • Visibilidade e participação em eventos organizados pelo Mercado Livre na Open Platform.

  • Poderá exibir o logo de Empresa certificada no seu web site; este será entregue pelo Business Engineer designado pelo Mercado Livre.


2.3. Aplicativos

2.3.1. Requisitos

O aplicativo deve ser desenvolvido por, no mínimo, um Desenvolvedor certificado ou Empresa certificada pelo Mercado Livre, os quais deverão atender às diretrizes sobre o uso da API e gerenciamento de informações incluídas na documentação técnica entregue pelo Mercado Livre. O aplicativo deve fazer de maneira correta o que a solução diz que faz e a equipe de Business Engineers do Mercado Livre revisará, junto com o programador ou equipe de desenvolvimento do aplicativo, os diferentes fluxos do aplicativo, provando que ele funciona corretamente e utiliza boas práticas. A qualidade do aplicativo deve perdurar no tempo para manter a nossa certificação.

Como? Revise as funcionalidades obrigatórias e atualize seu aplicativo segundo seu tipo e as novas funcionalidades ou alterações nos nossos recursos da API.

Você já leu tudo? Crie seu aplicativo a partir deste formulário.


2.3.2. Benefícios

  • Visibilidade do Aplicativo na App Store do Mercado Livre.

  • A equipe comercial do Mercado Livre informará a usuários vendedores do Mercado Livre sobre a existência de soluções oferecidas pelos Aplicativos, conforme as necessidades desses usuários.

  • Participação preferencial em eventos conjuntos selecionados pelo Mercado Livre.

  • Poderá exibir no seu web site a identificação que atesta que o Aplicativo foi certificado, através de um logo que será entregue pelo seu Business Engineer designado pelo Mercado Livre.

Faça parte da nossa comunidade