Logistic types

Conheça os detalhes de cada logística de Mercado Envios e como trabalhar com elas. Para mais informações pode olhar nosso webinar:


Conteúdos

→Mercado Envios (drop_off)
→Mercado Envios Places (xd_drop_off)
→Mercado Envios Coleta (cross_docking)
→Mercado Envios Flex (self_services)
→Mercado Envios Full (fulfillment)



Mercado Envios (drop_off)

Nessa modalidade o seller trabalha com a forma de envio "comum", onde ele realiza a impressão da etiqueta e faz a postagem do produto diretamente nas agências dos Correios.


Como trabalhar

Para o seller realizar a gestão desses envios deve realizar a impressão da etiqueta e ter em conta os status de envio.


Faturamento

O envio da Nota Fiscal para essa modalidade não é obrigatório, mas caso o seller necessite é possível realizar a carga desta NF. Em casos que o seller utilize o faturador do Mercado Livre para todas as vendas é necessário realizar a emissão dessa nota através da API.


Mercado Envios Places (xd_drop_off)

Nessa modalidade o seller realiza a impressão da etiqueta e faz a postagem de seu produto diretamente nos postos autorizados do Mercado Livre. Saiba mais sobre Mercado Envios Places.


Como trabalhar

Para essa logística o seller é obrigado a informar a Nota Fiscal. Essa NF pode ser emitida a partir do faturador do Mercado Livre ou não. No caso de não usar o nosso faturador, é preciso impressão da etiqueta e ter em conta os enviar a Nota Fiscaldesta venda para seguir com a impressão de etiqueta e envio do produto.


Faturamento

Nota:
O faturador do Mercado Livre está disponível somente para os sites MLB e MLC.

Caso o seller utilize o faturador do Mercado Livre para suas vendas pode realizar a emissão dessa nota através da API.


Mercado Envios Coleta (cross_docking)

Nessa modalidade o seller possui um contrato com o Mercado Livre para trabalhar com o Mercado Envios coleta, neste caso os produtos serão coletados pelo Mercado Livre para posteriormente serem despachados para o comprador.


Como trabalhar

Para essa logística o seller é obrigado a informar a Nota Fiscal. Essa NF pode ser emitida a partir do faturador do Mercado Livre ou não. No caso de não usar o nosso faturador, é preciso enviar a Nota Fiscal desta venda para seguir com a impressão de etiquetae envio do produto.


Faturamento

Nota:
O faturador do Mercado Livre está disponível somente para os sites MLB e MLC.

Caso o seller utilize o faturador do Mercado Livre para suas vendas pode realizar a emissão dessa nota através da API.


Mercado Envios Flex (self_services)

Neste serviço de envio o seller oferece a possibilidade de entregas no mesmo dia ou no dia seguinte utilizando uma logística própria. Através do aplicativo de Mercado Envios Flex os status de envio são obtidos pelo Mercado Livre e atualizados automaticamente na API de shipments. Saiba mais sobre Flex.


Como trabalhar

Por parte da integração é possível ativar/desativar o Flex nos items, determinar prazo de entrega e consumir os status do envio. Veja mais informações de como trabalhar com Mercado Envios Flex.


Faturamento

Nota:
O faturador do Mercado Livre está disponível somente para os sites MLB e MLC.

Caso o seller utilize o faturador do Mercado Livre para suas vendas, pode realizar a emissão dessa nota através da API.


Mercado Envios Full (fulfillment)

Neste serviço, os produtos dos vendedores estão em nosso armazém, e toda a logística é feita pelo Mercado Livre.


Como trabalhar

O envio dos produtos para o armazém do Mercado Livre, é feito pelo seller através do Seller Central (front), assim como mudar a logística de um item para fulfillment (inbounding). Através das APIs é possível apenas consultar o stock de fulfillment e as operações realizadas.


Faturamento

O faturamento das vendas nesta modalidade é feito de forma automática e obrigatoriamente pelo faturador do Mercado Livre. Via API é possível obter as Notas Fiscais geradas através do nosso faturador. Veja o fluxo de faturamento para MLB:


ou registre-se para receber as últimas notícias sobre nossa API